Saiba tudo sobre essa competição do território polônes

Disputada desde 1983, a Supercopa da Polônia reúne os vencedores dos torneios nacionais, para o jogo decisivo entre o ganhador da liga nacional e o campeão da Copa da Polônia. A competição nacional sofreu com algumas paralisações ao longo dos anos, mas recentemente vem se firmando como uma das grandes competições do futebol polonês.

Com a competição se tornando uma das maiores do cenário nacional a partir da década de 1990, Lech e Legia Varsóvia, são os times donos da maior rivalidade do futebol polonês, e lutam pelo posto de principal vencedor da competição nacional.

Grupo de pessoas com raquete

Descrição gerada automaticamente
Lech foi o último campeão do torneio. Foto: Wikimedia

O Lech, atualmente, é o grande vencedor com seis conquistas da Supercopa da Polônia, nos anos de 1990, 1992, 2004, 2009, 2015 e 2016. Já o Legia, vem na sequência, com quatro taças da competição nacional em 1989, 1994, 1997 e 2008.

Além de maior campeão da Supercopa da Polônia, o Lech tem uma história de tradição no cenário do futebol local

Um dos times poloneses mais vitoriosos nos últimos anos, o time do Lech vem acumulando conquistas nacionais em todas as competições disputadas nesse século. Dono de uma das camisas mais fortes do esporte local, ao todo são sete conquistas da Liga Nacional da Polônia nas temporadas 1982/83, 1983/84, 1989/90, 1991/92, 1992/93, 2009/10 e 2014/15.

Já da Copa da Polônia, os títulos vieram nas temporadas de 1981/82, 1983/4, 1987/88, 2003/04 e 2008/09. Outras campanhas de destaque, como o vice-campeonato nas edições de 1979/80, 2010/11, 2014/15, 2015/16 e 2016/17. Pela Supercopa da Polônia, o time acumula (além das seis conquistas), três vice-campeonatos, nos anos de 1983, 1988 e 2010.

O time que atualmente, é o segundo colocado da Liga Polonesa de Futebol, tem no meia espanhol Dani Ramírez o seu maior destaque individual, em um time seguro e que briga por uma vaga direta na próxima edição da principal competição europeia, a UEFA Champions League.

Trem soltando fumaça e fogo

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Torcida do Lech faz a festa. Foto: The 18

Dani Ramírez tem 29 anos, e já passou pelas equipes C do Real Madrid e B do Valencia, antes de ter o destaque no Lodz, um time de menor expressão na Polônia. Em 2019, o meia acertou a sua transferência para o Lech.

Até o momento, foram 86 jogos e 17 gols marcados pelo meia espanhol. Além disso, as 19 assistências do jogador até aqui, fazem dele um dos destaques do segundo colocado do torneio nacional.

O Legia Varsóvia é o time polonês que chegou mais perto de conquistar a Champions League

Dono de quatro taças da Supercopa da Polôna, o Legia é uma das equipes polonesas com diversas participações nas competições europeias. Além disso, é uma das equipes com o maior número de conquistas no território polonês.

Ao todo, são 15 títulos da Liga de futebol da Polônia, e 19 conquistas da Copa da Polônia, além dos quatro troféus da Supercopa Polonesa de Futebol. Porém, o grande destaque da equipe, e um dos maiores orgulhos da torcida do Legia, é nas participações do time em competições europeias.

A melhor delas, pela Champions League na temporada 1969/70, em que a equipe polonesa chega até a semifinal do torneio. Entrando como franca atiradora, o Legia passa a derrubar times fortes no cenário europeu, e se destaca na competição.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Legia comemoram gol. Foto: Skysports

Na edição 1969/70 do torneio europeu, o Legia começa enfrentando o UTA Arad da Romênia, e vence sem dificuldade a equipe romena, com duas vitórias nos dois jogos. O primeiro, na casa do adversário, 2 a 1. O segundo, em casa, uma goleada soberana de 8 a 0.

Na próxima fase, o fortíssimo time do Saint-Étienne. O primeiro jogo em casa foi duro e sofrido para a torcida do Legia. Porém, a equipe consegue o resultado positivo de 2 a 1, e vai à França precisando do empate para se classificar.

No domínio do adversário francês, o Legia faz uma partida sublime e vence o jogo por 1 a 0, se classificando para as quartas de final da competição. Na fase seguinte, o Galatasaray seria o adversário.

A tradicional equipe turca, apostava no primeiro jogo para assegurar a vaga da equipe à semifinal do torneio continental. Porém, o Legia soube suportar a pressão e empatou em 1 a 1 com o Galatasaray.

Uma imagem contendo comida

Descrição gerada automaticamente
Torcida do Legia em jogo da Champions. Foto: Eurosport

Para o jogo da volta, vitória de 2 a 0 da equipe polonesa, classificou o time para o jogo contra o Feyenoord. A equipe holandesa, que vivia os melhores anos de sua história naquele período, fez o primeiro jogo na casa do Legia.

O empate em 0 a 0, deu toda a tranquilidade necessária para os holandeses decidirem a vaga em seus domínios. 2 a 0 na volta, e acabava ali, o sonha do Legia de chegar a grande decisão do torneio.

Mesmo com a derrota, a equipe polonesa soube valorizar o feito histórico que o time havia conquistado, e o fato de perder para o time que seria o campeão, ameniza a dor da eliminação no coração de todo torcedor do Legia.

Diferente do passado, as equipes vivem situações distintas nos dias atuais

Como dito antes, o Lech é o segundo colocado do campeonato nacional, e está um ponto atrás do Pogon, que é o líder do torneio polonês. Enquanto isso, o Legia vive um dos piores momentos de sua história.

A penúltima colocação na tabela de classificação, e o perigo real de um rebaixamento da grande equipe polonesa, assustam a todos nessa temporada. Ao todo, o Legia soma 19 pontos conquistados em 21 jogos, com seis vitórias, um empate e 14 derrotas. Por mais que ainda faltem alguns jogos, o Legia precisa reagir rapidamente e virar a situação.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol da Polônia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo