Conheça a história do torneio e do Al Sadd, o maior vencedor do torneio
Um dos torneios mais disputados no país que sediará a Copa do Mundo desse ano, a Copa do Qatar premia os quatro times mais bem colocados na Liga Nacional de Futebol do Qatar. Disputada a partir de 1995, a competição tem no Al Sadd o clube com mais conquistas do torneio.
Ao todo, pelo Al Sadd, são oito títulos. Na sequência, Al-Rayyan (4), Qatar SC, Al-Gharafa e Al-Duhail (3), El Jaish (2), e Al-Arabi, Al Wakrah e Al-Khor (1), fecham a lista dos vencedores do torneio nacional.
Com o investimento forte dos mandatários do país e de grupos econômicos fortalecidos pela abundância do petróleo local, alguns clubes tiveram a passagem de grandes atletas ao longo de sua história.
Entre os grandes jogadores que já disputaram a competição estão nomes como de Xavi e Romário (Al-Sadd), Hierro e James Rodríguez (Al-Rayyan), Samuel Eto’o (Qatar SC) e Juninho Pernambucano (Al-Gharafa).
No caminho da mudança para treinador, Xavi viu no Al Sadd o começo de uma nova carreira
Xavi Hernández é um dos maiores jogadores da história do esporte mundial. Com quase 20 anos vestindo a camisa do Barcelona, é um dos melhores atletas que já foi revelado pelo clube da Catalunha.
O genial meia, que fez parte das conquistas recentes da Champions League nas temporadas 2005/06, 2008/09, 2010/11 e 2014/15 pelo clube catalão, também tem no currículo o título da Copa do Mundo de 2010 com a Seleção Espanhola.
Um dos grandes jogadores da história, Xavi foi o maestro do time do Barcelona por anos, formando com Iniesta uma das grandes duplas de meias do futebol. Após quase 20 anos com a camisa do clube da Catalunha, em 2015, o espanhol foi anunciado como novo reforço do Al Sadd.
No clube do Qatar, Xavi jogou futebol por mais dois anos, até encerrar a sua carreira. Na sequência, o convite do Al Sadd, era para que o atleta fosse técnico do time. Algo que o jogador já havia declarado anteriormente, que gostaria de seguir a profissão.
Ali, Xavi deu uma virada em sua vida, e começou a trabalhar como técnico de futebol. O ex-jogador, por curiosidade, foi convidado pela CBF à fazer parte da comissão técnica de Tite ao longo da trajetória até a Copa do Mundo de 2022.
Porém, Xavi decidiu por permanecer no Al Sadd. Decisão que precisou ser revista, após o convite formal do presidente do Barcelona, Joan Laporta. O ex-atleta do clube catalão, foi anunciado como novo treinador da equipe no fim do ano passado, e se mantém no cargo até o momento.
James Rodríguez busca se preparar da melhor maneira para a Copa do Qatar
Um dos maiores nomes da Seleção Colombiana, o meia James Rodríguez desembarcou no Qatar, para jogar pelo Al-Rayyan essa temporada. O atleta que conviveu com diversos problemas de lesão durante sua carreira, viu no projeto do clube do Qatar, uma boa oportunidade para se aprimorar e chegar inteiro para ajudar a Seleção da Colômbia.
Ao longo da carreira, James se mostrou um jogador muito habilidoso, e com um grande talento e capacidade de mudar as partidas das equipes em que atuava. As atuações de destaque com a camisa da Colômbia, levaram o meia ao Real Madrid.
De lá, o jogador teve passagem pelo Bayern de Munique (Alemanha) e Everton (Inglaterra), até ir para o Al-Rayyan, na última janela de transferências internacional. Na atual temporada, o jogador tem 11 jogos disputados e quatro gols marcados, além de cinco assistências.
Samuel Eto’o foi um dos grandes centroavantes do futebol mundial nos últimos anos
Jogador frio dentro da área, com ótima finalização, e uma movimentação ideal para times rápidos, Eto’o é camaronês e teve passagem por grandes clubes europeus, como Barcelona, Internazionale e Chelsea.
O atacante que foi, por muitos anos, a principal referência da Seleção de Camarões, é lembrado por torcedores do Barcelona e da Inter, como uma das peças fundamentais dos times campeões em que Eto’o jogou.
Pelo Barça, a Champions League na temporada 2005/06, formando um trio de ataque com Messi e Ronaldinho, foi uma das conquistas mágicas da carreira do atacante, que foi um dos grandes goleadores da equipe catalã naquele ano.
Já na Inter, o título em 2009/10 pelo time de Milão, teve em Eto’o o parceiro ideal para Milito brilhar na conquista italiana. Aquele ano, a Internazionale conquistou todos os títulos que disputou, e foi implacável no cenário europeu e italiano.
Eto’o foi anunciado como reforço do Qatar SC em 2018, após rescindir o acordo com o Konyaspor. Por curiosidade, o clube do Qatar foi o último em que o atacante jogou profissionalmente, encerrando a sua carreira, aos 38 anos.
O Al Gharafa tem uma linda história com brasileiros
Grandes atletas do Brasil como Fernandão, Diego Tardelli e Zé Roberto, já passaram pela equipe do Qatar. Porém, nenhum deles teve o sucesso que Juninho Pernambucano teve no time local.
O jogador que assinou contrato com o time do Qatar em 2009, foi heptacampeão francês com a equipe do Lyon, e tem uma história de idolatria e paixão da torcida do Vasco com ele. Na primeira passagem dele pelo clube carioca, Juninho foi campeão da Copa Libertadores da América.
Pelo Al Gharafa, o jogador foi o principal nome do time tricampeão da Liga do Qatar, e das conquistas da Qatar Stars Cup e Qatar Crown Prince Cup. Em 2011, Juninho acertou seu retorno ao Vasco da Gama.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol do Qatar? Aqui no Bets, você não perde nada, e fica antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!