O Clube de Futebol Atyrau é um time profissional com sede na cidade de mesmo nome, Atyrau. Atualmente, o time é um dos integrantes da Kazakhstan Premier League, liga de elite do Cazaquistão.
Desde o início do time como clube de futebol, os jogadores utilizam o estádio Munaishy como sede para suas competições e rotina de treinos. Este estádio possui capacidade para mais de 8 mil torcedores em sua arquibancada e se tornou a casa dos jogadores e torcedores do Atyrau.
O país
O Cazaquistão, oficialmente chamado de República do Cazaquistão, é um país transcontinental, isto é, que se localiza sobre dois continentes distintos. Está localizado na Ásia central, com pequena parte de seu território na Europa.
É o maior país do mundo que não possui costa marítima, seu território de mais de 2 milhões de quilômetros abriga uma população de 18 690 115 habitantes. A etnia no país é bastante variada, sendo composta por cazaques, russos, uzbeques, ucranianos, alemães, tártaros, uigures e muitos outros.
O país se destacou como uma potência nos esportes em diversos esportes, mas o futebol não está entre eles. O país possui grande incentivo econômico e cultural para a prática dos esportes, mas dada a vigor do inverno e do clima frio, mesmo em outras estações do ano, esportes ao ar livre são menos praticados.
Porém, a baixa adesão ao esporte não impediu que o futebol se desenvolvesse, o país atualmente conta com um órgão governamental para o futebol, o Football Union of Kazakhstan.
Além deste, o país é confederado pela Union of European Football Association, conhecida mundialmente como UEFA.
No país, os times de futebol profissional se dividem entre as duas principais divisões, a Premier League, conhecida como a top liga do país, e a Second League, que seria equivalente a segunda divisão.
História
O time foi fundado no ano de 1980 sob o nome de Prikaspiets, e na época jogou duas temporadas na Soviet Second League. Mais à frente, no ano de 2000, o clube foi refundado e mudou seu nome para Akzhaiyk, e assim jogou na primeira divisão do futebol do Cazaquistão.
Na temporada seguinte, o clube conseguiu ser promovido a Kazakhstan Premier League, liga de elite do futebol no país. Para sua estreia na elite o time mudou novamente seu nome, desta vez passou a se chamar Atyrau.
As cores oficiais do Clube de Futebol Atyrau são o verde e o branco, que são estampados em seu brasão e uniformes. O brasão do time é listrado de verde e branco, com uma gota de óleo que forma uma bola de futebol, ao centro. Este símbolo foi escolhido para representar o papel da cidade de Atyrau dentro da indústria de petróleo.
O time já recebeu vários nomes importantes para a gerência do clube. Dentre eles cabe citar o Zoran Vulić, que ficou no posto entre 2016-18, Vakhid Masudov, que gerenciou o time por alguns meses no ano de 2018, Adrian Sosnovschi, também por poucos meses no ano de 2018 e Viktor Kumykov, que foi designado ao cargo em julho de 2018 e continua até atualmente.
No ano de 2009 o Clube de Futebol Atyrau conquistou o título de campeão nacional ao disputar a Copa do Cazaquistão. Na 18ª temporada da copa a competição se iniciou em abril e teve fim em novembro e o Atyrau jogou a final contra o time Shakhter, no estádio de Astana Arena.
Jogadores
O time hoje é composto por 26 jogadores e conta com a presença de quatro brasileiros em seu elenco. Veja abaixo a lista de jogadores, suas posições em campo e seus números.
Goleiros:
- Ayrapetyan Aram (camisa número 77, Armênia)
- Hayrapetyan Aram (camisa número 77, Armênia)
- Karavaev Ilya (camisa número 16, Cazaquistão)
- Loginovskij Vladimir (camisa número 01, Cazaquistão)
Defensores:
- Amanzholov Erasyl (camisa número 14, Cazaquistão)
- Baranowski Pawel (camisa número 25, Polônia)
- Bissi da Silva Matheus (camisa número 30, Brasil)
- Bryan (camisa número 15, Brasil)
- Guzj Dmitry (camisa número 33, Rússia)
- Junior Alex (camisa número 22, Haiti)
- Takulov Soslan (camisa número 28, Rússia)
- Zhumakhanov Adilbek (camisa número 04, Cazaquistão)
Meio-campistas
- De Souza Silva Alex Bruno (camisa número 29, Brasil)
- Dmitrenko Viktor (camisa número 27, Cazaquistão)
- Dzumatov Rinat (camisa número 07, Cazaquistão)
- Ersalimov Azat (camisa número 17, Cazaquistão)
- Kayralliev Dauren (camisa número 20, Cazaquistão)
- Medved Vladimir (camisa número 31, Belarus)
- Paragulgov Magomed (camisa número 27, Cazaquistão)
- Seytkaliev Alysbek (camisa número 21, Cazaquistão)
- Tastanbekov Sabit (camisa número 08, Cazaquistão)
- Udo Solomon (camisa número 18, Armênia)
Atacantes
- Allef (camisa número 99, Brasil)
- Filipovic Andrija (camisa número 11, Croácia)
- Grzelczak Piotr (camisa número 10, Polônia)
- Pangerey Mukagali (camisa número 95, Armênia)
Equipe técnica
- Treinador: Konstantin Gorovenko, 45 anos, contratado em dezembro de 2021;
- Treinador adjunto: Denis Mamonov, 40 anos, contratado em dezembro de 2021;
- Treinador de goleiros: Yuri Novikov, 49 anos, contratado em dezembro de 2021;
- Video Analista: Bolatbek Zhanabaev, 37 anos;
- Diretor esportivo: Denis Rodionov, 36 anos, contratado em dezembro de 2021;
- Diretor esportivo 2: Konysbay Shpanov, 52 anos;
- Diretor geral: Alisher Apsalyamov, 32 anos, contratado em dezembro de 2021;
- Médico: Aleksandr Kim, 49 anos, contratado em janeiro de 2021;
- Massagista: Artem Vavilin, 37 anos;
- Gerente administrativo: Miroslav Priz, 30 anos.
Temporada 2021-22
Atualmente na Kazakhstan Premier Liga o time começará a próxima temporada em décimo primeiro lugar. A previsão é que o campeonato se inicie em março de 2022. O primeiro jogo do Atyrau na primeira rodada da Premier League será no dia 05 de março, contra o FK Aksu.
No ano passado, o time conquistou ao todo 28 pontos na tabela, em 26 jogos. Foram sete vitórias, sete empates e doze derrotas. Apesar de não ter se saído tão bem e conquistado a classificação para os playoffs da Liga dos Campeões da UEFA, o time não se deixou abater e ficou longe do rebaixamento por duas vitórias a mais que os times em décimo terceiro e décimo quarto lugar.
E este foi também o ano de estreia do time na Premier League, já que por vezes ele foi rebaixado e promovido. Mas desta vez o perfil dos jogadores é de dedicação e foco em se manter dentro da elite do futebol do Cazaquistão, e para isto eles vem treinando fortemente durante o ano.