O Galitos Futebol Clube, ou apenas Galitos, é um time de basquete localizado no Barreiro, Portugal, que disputa os campeonatos e torneios da Liga Portuguesa de Basquetebol.
Em toda a sua história, a equipe conquistou seu grande triunfo ao ser vice-campeão da Supertaça de Portugal e da Taça de Portugal de Basquetebol, ficando distante do título de campeão devido ao time Benfica, que o derrotou em ambos os campeonatos.
A equipe, fundada no dia 25 de abril de 1935, possui atualmente 86 anos de história, tendo como sede a arena Hipólito Santos Cunha e como treinador principal, o técnico de basquete Daniel Brandão.
A história do Galitos Futebol Clube é bem mais extensa e recheada de emoções, sendo cheio de tradições e fãs espalhados por todo o país, por isso se você está curioso e quer saber mais, continue lendo este artigo.
História
O início do clube na década de 1930 fez chão à era amadora do Galitos dentro do basquete, muitos atletas vestiram o uniforme da equipe ao redor de todo o território de Portugal, o que ajudou que o time se tornasse reconhecido no esporte.
Com o passar dos anos, José Nogueira, ao longo de sete décadas, conseguiu que a formação da equipe na época defendesse sua equipe dentro e fora das quadras, responsáveis pela continuação do time.
Apesar de sua fundação ter ocorrido no início do século passado e dos incansáveis esforços de seus fanáticos e jogadores, o time apenas alcançou uma promoção significativa após a temporada de 2005-06 quando alcançou sua promoção à primeira divisão.
Naquela temporada, disputando o campeonato regular do Campeonato Nacional de Basquete 1, uma disputa de nível três, o Galitos se classificou em terceiro lugar, sendo convocado a disputa do torneio pós temporada.
Já no torneio pós temporada a equipe do Galitos conseguiu grande destaque, fazendo jogos que chamaram centenas de pessoas às disputas e ganhando o primeiro lugar do torneio, que resultou em sua promoção à primeira divisão portuguesa de basquete.
Na temporada seguinte, o time disputou pela primeira vez o campeonato regular da Proliga Portuguesa, disputando jogos emocionantes ao enfrentar equipes de elite de todo o país.
Sua estreia na Proliga não foi das melhores, acostumado a vitória entre as equipes da segunda divisão, a equipe enfrentou em sua primeira temporada na primeira divisão o rebaixamento de sua posição na tabela, para a décima segunda colocação.
Sua segunda temporada entre as equipes da elite portuguesa do basquete não foi muito diferente da primeira, já que no campeonato de segundo nível, a equipe conseguiu se colocar na décima terceira colocação, não sendo convocado ao torneio pós temporada.
Foi apenas na temporada de 2008-09 que a equipe finalmente conseguiu se posicionar entre os melhores times de basquete de Portugal e conquistou uma colocação melhor dentro do campeonato regular, ficando em terceiro lugar.
Graças a esta subida, a melhorar do desempenho e a notável diferença da equipe nos jogos, o time foi convocado a disputar pela primeira vez na primeira divisão o torneio pós temporada, se classificando como semifinalistas.
Na temporada de 2009-10, após um segundo grande triunfo, a equipe se vê caindo novamente na colocação da tabela do campeonato da temporada regular, e termina em sétimo lugar.
Apesar disso, o Galitos ainda foi convocado ao torneio pós temporada da Proliga e conseguiu evoluir dentro da competição, chegando a disputar os jogos das quartas de final, quando foi eliminado da competição.
Na temporada seguinte, de 2010-11, o time mais uma vez conquista o pódio da Proliga, terminando a temporada regular da liga em segundo lugar na colocação geral do campeonato.
Sendo convidado à disputa pela taça do torneio pós temporada da liga, o Galitos teve um desempenho satisfatório, mais uma vez disputando os jogos das quartas de final do torneio.
Em 2011, disputando mais uma temporada na Proliga, o time terminou o campeonato regular em sétimo lugar, sendo convidado a disputa do título do torneio pós temporada da liga.
No torneio pós temporada o Galitos teve um ótimo desempenho durante os jogos que disputou, e apesar de não ter conquistado o título de campeão, ganhou sua segunda promoção em sua história.
Liga Portuguesa de Basquete
Após sua promoção advinda do torneio pós temporada de 2011-12, a equipe começou a caminhar devagar em busca de uma colocação no pódio da Liga Portuguesa de Basquete.
Em sua estreia na liga o time conquistou a décima primeira colocação, não sendo classificado ao torneio pós temporada, e esta mesma história se repetiu nas temporadas seguintes, em 2013-14 e em 2014-15 o time terminou em décima colocação.
Na temporada de 2015-16, o Galitos conseguiu subir quatro colocações da liga, tendo disputado o mais alto nível de basquete entre times de elite e ainda assim se posicionado em sexto lugar, participando de seu primeiro torneio pós temporada da liga.
No ano seguinte, o time marcou sua melhor temporada dentro da Liga Portuguesa de Basquete, chegando a quinta colocação geral do campeonato da temporada regular, sendo convidado a disputar o torneio pós temporada, onde chegou às quartas de final.
A temporada de 2017-18 foi a última na qual a equipe foi classificada para participar do torneio pós temporada da Liga Portuguesa de Basquete, após conquistar a sétima colocação no campeonato regular da temporada.
Anos depois, na temporada de 2021-22 o Galitos chegou ao seu auge, disputando a Proliga de Basquetebol Zona Sul, onde conquistou o título de campeão, após uma temporada emocionante.
Equipe
Atualmente, o Galitos é composto por muitos jogadores, sendo alguns deles são estrangeiros e foram selecionados a dedo para comporem a equipe, veja a lista dos jogadores abaixo:
- 1. Diogo Correia - Portugal
- 2. Daniel Machado - Portugal
- 3. Rubinho Mendes - Guiné-Bissau
- 4. Miguel Minhava - Portugal
- 5. Alexandre Coelho - Portugal
- 6. Henrique Piedade - Portugal
- 7. Jaques Conceição - Angola
- 8. Artur Castela - Portugal
- 9. Diogo Ventura - Portugal
- 10. Ricardo Guerreiro - Portugal
- 10. Marcus Costa - Portugal
- 12. Josimar Cardoso - Portugal
- 13. Gamil Carvalho - Portugal
- 14. Pedro Belo - Portugal
- 15. Carlos Dias - Portugal
- 16. João Fernandes - Portugal
- 17. André Calabote - Portugal
- 17. Dominique Lee - Estados Unidos
- 19. António Tavares - Portugal
- 20. José Ferreira - Portugal
- 20. Denis Neves - Cabo Verde
- 22. Stephen Grosey - Estados Unidos
- 22. Darren Townes - Estados Unidos
- 22. André Clérigo - Portugal
- 25. Paulo Costa - Portugal
- 26. Jarred Jackson - Canadá
- 27. Bojan Petrović - Sérvia
- 27. Velkjo Stanković - Sérvia
- 29. Jarred Jackson - Estados Unidos
- 30. Jordan Baker - Estados Unidos
- 30. Tiago Valério - Portugal
- 32. Carlos Ferreirinho - Portugal
- 32. Danilson Vieira - Guiné-Bissau
- 32. Quinton Doggett - Estados Unidos
- 35. Cedric Isom - Estados Unidos
- 35. Malcolm Walters - Estados Unidos
- 37. Michel Mendes - Cabo Verde
- 38. Rozelle Nix - Estados Unidos
- 38. Tiago Brito Base - Portugal
- 40. Derreck Brooks - Estados Unidos
- 41. Emanuel Sá - Portugal
- 41. Benjamin Gresmer - Estados Unidos
- 41. Ryan Preston - Estados Unidos
- 41. Cecil Williams - Estados Unidos
- 41.Tomás Domingos - Portugal
- 41. Connor McClenaghan - Estados Unidos
- 41. Brian Clark - Estados Unidos
- 48. Austin Tilghman - Estados Unidos
- 48. Malcolm Richardson - Estados Unidos
- 50. Muusa Dama - Nigéria