Logo da Canadian Premier League. (Crédito da imagem: https://canpl.ca/)

O futebol canadense é muito semelhante em estrutura ao futebol estadunidense. Não é à toa que inúmeros times e clubes do Canadá fazem parte da MSL, a grande liga norte-americana que contempla principalmente times dos EUA. Apesar disso, o país pode clamar ter seu próprio cenário futebolístico, e a maior representação disso é a Canadian Premier League.

O futebol é uma modalidade esportiva histórica, mas sua popularidade não foi – nem é, em alguns casos – tão grandiosa em todos os países do mundo. Até o século passado, o futebol era um esporte extremamente tímido no norte da América.

Foi o grande “boom” televisivo, juntamente com a influência das copas mundiais, que facilitou o processo de engrandecimento do esporte nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

A indústria de entretenimento é movida por inúmeros fatores, e a paixão pelo futebol podia já existir, claro, nessas terras, mas é o investimento o fator decisivo, e foi este que deu o impulso para o nascimento de inúmeras ligas e campeonatos em meados do século XX.

Apesar do fator histórico, a Canadian Premier League é uma liga extremamente jovem. Foi fundada em 2017, sob a patronagem da CONCACAF (uma das seis associações continentais da FIFA) pela North American Football Union, a união de futebol norte-americana.

27 de abril de 2019, Hamilton, Ontário, Canadá. Giulano Frano (camisa 8), meio-de-campo do Forge FC, tira a bola de Kyle Porter (camisa 19), zagueiro do York 9, no primeiro tempo da partida de futebol da Canadian Premier League, no Tim Hortons Field. Foto: Dan Hamilton – USA TODAY Sports para a CPL. 


A primeira temporada da liga ocorreu em 2019, em um formato diferente do atual. A temporada era dividida em duas, assim, os vencedores das duas temporadas se classificavam para a CPL Finals, que são as finais da Canadian Premier League. Já atualmente, a temporada é única e possui uma fase de playoffs (ou mata-mata) mais prolongada.

A liga é composta por oito times que, diferentemente de outras ligas, não se enquadram como franquias, mas sim, clubes independentes. Durante as temporadas, cada time joga 28 partidas, dividas em 14 fora de casa para 14 em casa.

Ao final da temporada regular, os quatro times com melhor pontuação seguem para os playoffs, e após isso, os dois melhores são classificados para a CPL Finals. O time vencedor da CPL é automaticamente classificado para a CONCACAF Champions League, competindo contra times dos Estados Unidos, América Central e Caribe.

Por ser uma liga jovem, é importante compreender que a mesma ainda é suscetível a diversas expansões, como é o desejo manifestado pelo ex-comissário da CPL David Clanachan. Segundo Clanachan, a liga expressa fortes promessas e o mesmo "abandonou” sua posição na CPL para focar na expansão de novos clubes, especialmente na região de sua cidade natal, Windsor.

Com isso, além dos oito já existentes times da liga, a CPL já providenciou a premiação de clubes para compor a competição, e a promessa é de que, até 2026, a quantidade de clubes duplique.

Kyle Bekker, capitão do Forge FC, levanta o prêmio North Star Shield, no ATCO Field. (Foto: CPL)


No primeiro ano, em 2019, a CPL teve seu jogo de inauguração no dia 17 de abril, contando com sete times. A primeira parte da temporada, chamada de Spring Season (temporada da primavera), durou até 1º de julho. Já a segunda parte, Fall Season (temporada de outono), começou no dia 6 de julho e terminou no dia 19 de outubro.

Ambas formaram a Temporada Regular. Foi um total de 100 partidas jogadas e um saldo final de 250 gols ao final da temporada completa.

Como em ambas as partes da temporada houve apenas um vencedor, o Cavalry FC, a liga permitiu uma exceção para que o segundo melhor colocado, o Forge FC, fosse para as finais com o primeiro clube. Para a surpresa de todos, o Forge levou a série de 2x0 sobre o Cavalry e se tornou o primeiro campeão da CPL.

27 de abril, Hamilton, Ontário, Canadá: Fãs do Forge FC animam seus jogadores no segundo tempo contra o York 9, na partida inaugural da Canadian Premier League, no Tim Hortons Field. Foto: Dan Hamilton – USA TODAY Sports para a CPL.


Na segunda edição da CPL, como mencionado, a estrutura da liga muda. Com a entrada do Atlético Ottawa, a temporada regular ocorre como uma, dando abertura para os playoffs e, por fim, a CPL Finals.

Devido à COVID-19, a CPL adia o início da temporada para 13 de agosto, quando ocorre o primeiro jogo. A partir do dia 9 de setembro, iniciam-se os playoffs e, por fim, seguem para a final o Forge FC e o HFX Wanderers FC, que ocorre no dia 15 de setembro. Pelo segundo ano consecutivo, o Forge FC se torna o bicampeão – e único – da CPL.

A temporada de 2020 ficou conhecida como The Island Games, já que, para participar, os jogadores de todos os times precisaram ficar isolados durante 14 dias antes de viajarem para a University Prince Edward Island, onde ocorreram todos os jogos, além de passar mais 5 dias em isolamento, ao chegarem, e apresentar 2 testes negativos para o vírus.

Para a terceira temporada, de 2021, a liga conseguiu manter o mínimo do planejado. O jogo inaugural acontece no dia 26 de junho e a temporada regular termina em 16 de novembro, com um saldo de 112 partidas e 282 gols.

Como planejado e, finamente, oficialmente executado, os quatro melhores times da temporada regular seguem para os playoffs. Estes foram o Forge FC, Pacific FC York United e Cavalry FC. Nas semifinais do playoff, o Forge vence sobre o United de 3x1 e o Pacific derrota o Cavalry por 2x1.

A CPL Finals ocorre no dia 5 de dezembro, no Tim Hortons Field, em Hamilton, Ontário. Conta com 7.488 torcedores para o Forge e o Pacific. Os times apertam no primeiro tempo, apenas para o Pacific golear sobre o Forge aos 59 minutos de jogo. Assim, o Pacific FC vence a CPL de 2021, desbancando o invencível Forge FC.

Nesse ano, o brasileiro e atacante João Morelli, marca o melhor score de gols da temporada pelo HFX Wanderers FC, com 14 gols.

Jogadores do Pacific FC celebram com o prêmio North Star Shield após derrotarem o Forge FC com um placar de 1x0 durante o jogo do campeonato da Canadian Premier League, no Tim Hortons Field, em Hamilton, Ontário, em um domingo, dia 5 de dezembro de 2021. Foto: THE CANADIAN PRESS/NICK IWANYSHYN

Se você ama futebol e quer ficar por dentro de tudo que acontece no esporte, basta ficar ligado no Bets. Aqui, você encontra as notícias dos maiores clubes do Brasil e do mundo.

Compartilhe esse conteudo