Conheça agora a história de um dos clubes mais tradicionais de todo o território colombiano. A trajetória do Club Deportes Tolima começou no dia 18 de dezembro de 1954 quando a equipe foi fundada por Manuel Rubio Chávez, quando ele tomou iniciativa e emprestou a seu amigo Juan Barbieri uma quantia de 5 mil pesos colombianos.

O dinheiro em questão seria usado para a contratação de novos jogadores do país natal de Juan, que é argentino. E após a visita a seu país de origem Barbieri voltou para a Colômbia trazendo bons jogadores como Jorge Ariel Gandulfo, Enrique Oscar Ferrari, Óscar José Jamardo, Laino Enrique e Robelle Carlos.

E com esses jogadores citados acima e alguns colombianos bons de bola o Tolima disputou pela primeira vez a Liga de futebol da Colômbia no ano de 1955, usando uniformes emprestados pelo Racing Club de Avellaneda. O que mostra o quão simplório foi o começo do time, que tempos depois iria crescer de forma impressionante.

E até o ano de 1957 o Deportivo Tolima usava as cores azul e branco que foram baseadas na camisa do Racing, da Argentina, E após esse período, o clube de Ibagué passou a adotar as cores dourado e vinho provenientes da bandeira do Departamento de Tolima, cores que cá entre nós, combinam muito mais com o vitorioso time.

E já no ano de 1982 o time colombiano disputou sua primeira competição internacional, a Copa Libertadores da América, chegando inclusive nas semifinais da competição, o que obviamente foi um grande feito na época.

Na ocasião citada, o clube superou na primeira fase os compatriotas do Atlético Nacional e os venezuelanos do Estudiantes de Mérida e do Deportivo Táchira.

E na fase seguinte o Tolima terminou em último numa triangular-semifinal que tinha era composta pelo futuro vice-campeão Cobreloa do Chile, e o tradicional Olimpia do Paraguai. Essa sem dúvidas foi a melhor campanha do clube em uma competição internacional.

Até pouquíssimo tempo atrás o El Vino Tinto y Oro encontrava-se disputando o Campeonato Colombiano que é conhecido também como Categoria Primera A, tendo terminado em primeiro lugar no grupo B com seus 12 pontos, ficando a frente de times como o Millonarios, o América Cali e o Alianza Petrolera.

O valente time colombiano ainda quase ganhou a competição, tendo perdido a final para o Deportivo Cali. O primeiro jogo da final ficou empatado por 1x1, e já na segunda partida decisiva o placar final foi de 2x1 para o Deportivo Cali em pleno Manuel Murillo, casa do Tolima. O que querendo ou não abalou um pouco o time.

Jogadores do Deportivo Cali e do Deportes Tolima disputando bola durante uma partida.  (Foto:Don Tamalio)
Jogadores do Deportivo Cali e do Deportes Tolima disputando bola durante uma partida. (Foto:Don Tamalio)

E por falar em conquista de campeonato, você conhece o acervo de canecos que o Tolima tem hoje em dia? Vem com a gente e fique por dentro!!

Entre os títulos conquistados pelo elenco colombiano podemos citar alguns como as 3 conquistas do Campeonato Colombiano nos anos de 2003-II, 2018-I e 2021-I. Vemos também a única conquista da Copa da Colômbia no ano de 2014, e por fim vem também a única conquista da Segunda Divisão do Campeonato Colômbiano que é conhecido também como Primera B no ano de 1994.

Jogadores do Deportes Tolima comemoram a segunda conquista do Campeonato Colombiano. (Foto: Trivela)
Jogadores do Deportes Tolima comemoram a segunda conquista do Campeonato Colombiano. (Foto: Trivela)

Hoje o principal rival do Deportes Tolima é o Atlético Huila e juntas as duas equipes disputam um clássico digno de sua natalidade, pois todos sabem que o futebol colombiano é marcado por ser acirrado e bastante disputado, tendo inclusive o Deportivo Tolima ganhado a última partida contra o seu rival.

E como se não bastasse, o Tolima ainda tem rivalidade também com o gigante Junior Barranquilla da cidade de Barranquilla que fica na Colômbia. E a disputa entre os times é também marcada por ser muito pegada e acirrada.

E uma outra curiosidade é que a torcida do Tolima também é muito conhecida por ser apaixonada incondicionalmente pelo time do coração, a torcida é conhecida também como Los Pijaos.

O nome em questão faz referência a um povo ameríndio com fortes raízes na região de Ibagué, e os Los Pijaos tem a capacidade de transformar simples estádios em verdadeiros caldeirões incandescentes com todo o amor e afeto que eles têm pelo gigante vinho e dourado.

Torcedores do Deportes Tolima fazem festa após a vitória do time.                            (Foto: El Rincón)
Torcedores do Deportes Tolima fazem festa após a vitória do time. (Foto: El Rincón)

E hoje o El Indio Pijao tem como casa o Estádio Manuel Murillo Toro que fica localizado em Ibagué, Colômbia. O palco dos shows futebolísticos foi fundado no dia 20 de julho de 1955 e conta hoje com capacidade para receber até 31.000 torcedores fanáticos e apaixonados.

Imagem aérea do estádio Manuel Murillo Toro durante a noite.                                             (Foto: El Tiempo.)
Imagem aérea do estádio Manuel Murillo Toro durante a noite. (Foto: El Tiempo.)

O nome do estádio veio em homenagem ao escritor e político colombiano Manuel Murillo Toro, que foi presidente da república colombiana entre 1864 e 1866 e 1872 e 1874, que sempre é lembrado com afeto e carinho por sinal pelo povo colombiano.

O que será que o futuro guarda para o valente time vinho e dourado?

Será que nas próximas edições do Campeonato Colombiano iremos ver notícias de que o Deportes Tolima conquistou de novo o caneco que os jogadores sabem bem o gosto de erguer?

Será que ainda é cedo para o treinador Hernán Torres Oliveros  e o elenco do time pensarem em competições de maiores magnitudes como no caso da Copa Libertadores da América, que o time inclusive já quase conquistou uma vez?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol colombiano e mundial com a Bets!!
Deixem suas opiniões e palpites!!


Compartilhe esse conteudo