O Flamengo garantiu a vaga na final da Libertadores 2022 ao eliminar o Vélez Sarsfield na semifinal. O Mengão venceu por 4 x 0 na Argentina e 2 x 1 no Maracanã, nesta quarta-feira (7), garantindo a passagem com um agregado de 6 a 1. Na decisão: Flamengo x Athletico Paranaense.
O Athletico Paranaense se classificou eliminando o Palmeiras do outro lado da chave. Os paulistas perderam fora de casa por 1 x 0 e empataram em 2 x 2 em São Paulo. A final da Libertadores vai marcar a última decisão de Felipão como técnico, já que o treinador anunciou a aposentadoria após o fim da temporada 2022.
Flamengo x Athletico Paranaense acontece no Equador
As informações sobre a decisão do torneio já foram definidas desde o início da competição. Por isso, já se sabe quando será a final da Libertadores entre Flamengo e Athletico Paranaense. A partida única acontece no dia 29 de outubro, mas o horário da decisão da sexagésima terceira edição do torneio ainda não foi divulgado.
Como o Flamengo fez melhor campanha em relação ao time paranaense, terá preferência na escolha do uniforme, e deve jogar com seu uniforme tradicional. Para os supersticiosos de plantão, já existe um motivo para comemorar: nos dois títulos conquistados pelo Mengão em 1981 e 2019, o clube da Gávea atuou com as cores vermelha e preta. Já na decisão que atuou de branco, ficou com a segunda posição, em 2021.
Flamengo e Athletico Paranaense já se enfrentaram quatro vezes em 2022. No Brasileirão, uma vitória para cada lado. Em Curitiba, o mandante levou a melhor, 1 x 0. No returno, veio o troco do time carioca, 5 x 0 no Maracanã. Os rubro-negros se enfrentaram também na Copa do Brasil, na fase das quartas de final. Na ida, no Rio de Janeiro, empate em 0 x 0, após uma forte retranca armada pelo time de Luiz Felipe Scolari. Na volta, na Arena da Baixada, o inesquecível gol de bicicleta de Pedro colocou o Fla na semifinal.