Qual foi o jogador selecionado pela famosa revista esportiva espanhola, Don Balón, a estar entre os 100 melhores jogadores do mundo, nascidos depois de 1989?
A famosa revista Don Balón, que pertence ao conglomerado European Sports Magazines, uma associação que reúne as melhores revistas esportivas da Europa, apontou Moussa Sissoko como um dos jogadores de futebol de maior sucesso mundial.
Desde o ano de 1976, a revista concedeu aos atletas que mais se destacaram durante o ano pela La Liga, o prêmio homônimo Don Balón, prestigiando diversos jogadores até o ano de 2011.
O JOGADOR
O atleta francês Moussa Sissoko, é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube inglês Watford FC, desde agosto de 2021, quando assinou um contrato válido até junho de 2023.
O craque atua dentro de campo na posição de meia central, e usa sua
camisa de Nº 19. Ele tem 1,87m de altura, pesa aproximadamente 90 kg e é um jogador destro.
Sissoko possui dupla cidadania. Ele é um cidadão da França pelo seu nascimento, mas também possui a cidadania da República do Mali, na África Ocidental, por ter suas raízes familiares de ascendência Malinense. Dessa forma, ele pode ser um jogador elegível para defender qualquer uma das seleções em jogos internacionais.
Além de representar muito bem o seu clube inglês, em torneios e campeonatos em geral, sempre demonstrando grande comprometimento e profissionalismo dentro de campo, o craque decidiu escolher a sua terra natal para defender nos jogos mundiais.
O craque participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a sua nação, a seleção juvenil da França, SUB-16, desde quando começou a disputar jogos mundiais em 2005, aos 16 anos de idade.
Moussa Sissoko é assessorado pela empresa Mondial Sport Management, uma agência especializada na administração e gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente ligados ao futebol internacional.
O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 4,5 milhões de euros.
Moussa Sissoko nasceu no dia 16 de agosto de 1989, na cidade de Le Blanc Mesnil, no nordeste de Paris, França.
PERFIL DE JOGO
Com a altura de 1,87m, o craque francês Moussa Sissoko apresenta em seu perfil uma grande energia dentro de campo, aliada a rapidez, força e técnica com alto nível de aproveitamento.
Muitos comentaristas já definiram Sissoko como um jogador versátil, inteligente e com grande habilidade para atuar em várias posições.
Apesar de ter sido muito usado como um meio campista box-to-box pelo centro, o craque pode também render um ótimo desempenho atuando como meio-campo ou ala direito, por ter um ritmo de jogo bem dinâmico e com grande potencial ofensivo.
Moussa também já foi bem aproveitado em campo jogando pelo flanco esquerdo, como um 2º atacante e também como um lateral ofensivo às vezes.
O seu potencial de corrida e velocidade é algo impressionante também, visto que Moussa apresenta uma ótima capacidade de arrancadas rápidas e grande energia para realizar longas distâncias, cobrindo bastante terreno dentro de campo.
Alguns pontos em que o craque necessitava melhorar, e que eram o alvo de algumas críticas feitas por analistas, eram o seu domínio de bola, bem como seus passes altos e de longa distância, que foram sendo aprimorados com o tempo.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
O craque Moussa já defendeu a seleção juvenil da França em praticamente todas as modalidades, desde a SUB-16 até a SUB-21, em diversas fases da sua carreira.
Porém no dia 3 de agosto de 2009, aos 20 anos de idade, o jogador foi convocado para disputar jogos pela primeira vez, pela equipe principal da seleção francesa, mas não foi chamado em campo.
Sua estreia ocorreu em uma disputa contra as Ilhas Faroé, porém, no dia 10 de outubro durante os últimos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2010. Ele realizou a sua primeira internacionalização naquela partida, onde entrou em campo aos 62’ minutos de jogo, em substituição de Patrice Evra. A França venceu aquele jogo por 5x0.
Depois de brilhar naquele jogo, onde contribuiu bastante para garantir uma vaga nos playoffs para sua equipe, Moussa realizou sua próxima partida, no dia 14 de outubro, já como um titular, enfrentando a Áustria, que a França novamente venceu, por 3x1.
Durante o ano de 2014, o treinador da seleção da França, Didier Deschamps, começou a selecionar os melhores jogadores franceses para compor o elenco para a Copa do Mundo FIFA 2014. No dia 13 de maio daquele ano, Sissoko foi convocado oficialmente para integrar a equipe definitiva da seleção.
O craque entrou em campo para encarar a seleção de Honduras e realizou aquela estreia com uma bela vitória da França, por 3x0 em cima do rival.
Moussa marcou seu primeiro gol internacional em um enfrentamento contra a Suíça, durante o 2º jogo realizado pela França no torneio, durante a fase de grupos da 2ª rodada.
Naquele jogo do dia 20 de junho de 2014, o craque marcou seu gol
aos 73’ minutos de jogo, atuando dentro de campo como um titular. A França obteve uma bela vitória em cima da Suíça, por 5x2.
Posteriormente, durante os jogos do Campeonato Europeu 2016, Moussa participou ativamente em 4 jogos durante aquele torneio, até chegar à final, onde se enfrentaram os 2 melhores times, Portugal X França.
Aquela final, que ocorreu no dia 10 de julho de 2016, contou com uma participação incrível de Moussa, que por 2 vezes teve seus chutes defendidos pelo incrível goleiro portugues Rui Patrício. A França terminou o torneio como vice-campeã, com um placar final de 1x0 na vitória de Portugal.
PRINCIPAIS CLUBES
TOULOUSE FC - (futebol amador e profissional)
Durante o mês de julho de 2003, aos 14 anos de idade, Moussa assinou um contrato como aspirante, para ingressar junto ao clube Toulouse FC pelas equipes juvenis do clube.
Depois de alguns anos se desenvolvendo, após ter disputado quase 20 jogos na temporada de torneios amadores, o craque passou a despertar a atenção de clubes importantes tais como o Liverpool e o Bolton Wanderers.
Ele então assinou seu primeiro contrato profissional válido por 3 anos, e foi integrado à equipe principal do clube Toulouse, pelo seu treinador Elie Baup. O jogador realizou sua estreia como um jogador sênior no dia 4 de agosto de 2007, enfrentando o Valenciennes, que venceu o jogo por 3x1.
O primeiro gol profissional do craque foi marcado em uma disputa contra o AJ Auxerre, que foi derrotado por 2x0 no dia 1º de setembro de 2007. Ele garantiu o 2º gol da partida nos acréscimos finais de jogo, depois de ter entrado 2 minutos antes como um substituto.
NEWCASTLE UNITED -
No dia 21 de janeiro de 2013, o clube Newcastle United fechou uma negociação contratando Moussa por valores não divulgados.
Ele disputou jogos e marcou gols derrotando o Aston Villa por 2x1 no dia 29 de janeiro. Depois derrotou o Chelsea por 3x2, marcando seus 2 gols, aos 68’ e aos 90’ minutos de jogo, no dia 2 de fevereiro. E no dia 24 de fevereiro, derrotou o Southampton por 4x2, onde também marcou seu gol aos 33’ minutos.
TOTTENHAM HOTSPUR -
No dia 31 de agosto de 2016 Moussa ingressou junto ao clube Hotspur, onde assinou um contrato válido por 5 anos, e por £30 milhões de libras.
O craque fez a sua estreia jogando contra o Stoke City no dia 10 de setembro.
Durante os jogos da temporada 2017/2018, o treinador Mauricio Pochettino mencionou Sissoko como tendo um excepcional desempenho dentro de campo.
O jogador realizou uma temporada incrível em 2018/2019, onde conseguiu participar em todos os 43 jogos de todas as competições, e conquistou o prêmio de jogador da temporada do Tottenham Hotspur Legends, em maio de 2019.
WATFORD FC -
No dia 27 de agosto de 2021, Moussa assinou um contrato válido por 2 anos, com o clube inglês Watford FC, e realizou sua estreia no dia 29 de agosto, contra seu clube anterior, o Tottenham Hotspur, que venceu os hornets por 1x0.