O atleta francês Dayotchanculle Oswald Upamecano, mais conhecido como Dayot Upamecano, é um jogador de futebol profissional que disputa seus jogos atualmente pelo clube alemão Bayern de Munique. Atua no clube desde o ano 2021, na posição de zagueiro, com a camisa Nº 2.

(en.wikipedia.org) Logomarca Bayern de Munique.

O jogador, além de representar seu time alemão, também tem uma participação muito ativa em campeonatos internacionais defendendo a sua seleção, a França, em jogos mundiais desde 2014, como SUB-16.

O atleta tem 1,86m de altura, pesa aproximadamente 90 kg e é um jogador destro.

Dayot Upamecano nasceu no dia 27 de outubro de 1998, na cidade de Evreux, na região francesa da Normandia, na França. De origem humilde, seus pais são originários de Guiné Bissau, um país tropical da África Ocidental.

Dayot, quando era criança, apresentou alguns problemas pessoais. Ele sofria de dislexia, conhecido como transtorno da leitura, e teve problemas com a gagueira fatores que o deixavam muito tímido e introvertido.

Dayot sempre foi amante do futebol, mas em seus primeiros treinos, não era considerado um dos melhores jogadores. Por isso, ele teve que superar diversos obstáculos.

PRIMEIROS CHUTES.

VAILLANTE S. ANGERS -

Desde muito pequeno, o francês já mostrou interesse em jogar futebol. No ano de 2004, com 6 anos de idade, os pais do jogador o colocaram no clube local da cidade, no bairro de La Madeleine, um bairro francês com muitas famílias vindas da África. O clube esportivo se chamava Vaillante Sporting Angers.

FC DE PRESA -

Ali, no clube Vaillante, Dayot Upamecano permaneceu jogando pela modalidade juvenil de futebol, até 2007. E de 2008 até 2009, frequentou o clube FC de Presa, também mostrando muita dedicação de manhã até a noite.

Dayot Upamecano, a direita, com 19 anos de idade, jogando pelo RB Leipzig. (crédito sportspuff/lifebogger.com)

EVREUX FC 27 -

No ano de 2009, o jogador mirim passou a treinar seu futebol junto ao clube local de sua cidade, o Evreux FC 27, que joga atualmente pela Liga Championnat Nacional 3 na 5ª divisão do futebol francês. Naquele clube, Dayot fez amizades ótimas com Ousmane Dembele, Samuel Grandsir e Rafik Guitane, jovens aprendizes que se tornaram depois, grandes atletas.

Dayot inicialmente foi usado em diversas posições dentro de campo, antes de se firmar como zagueiro. Depois de treinar pela modalidade juvenil, Dayot Upamecano passou a jogar nas categorias de base junto à equipe e permaneceu ali no clube Evreux até 2013.

VALENCIENNES FC -

Depois de receber treinamentos durante anos no futebol amador, em 2013, o jovem Upamecano ingressou em um clube de maior proeminência, o Valenciennes FC, um time francês da 2ª divisão, que disputa jogos atualmente pela Liga II.

Naquela época, Dayot já estava com seu corpo bem formado e era considerado um jovem atleta dentro de um corpo adulto, que lembrava muito o lendário jogador espanhol Sérgio Ramos, considerado um dos maiores defensores de todos os tempos.

Assim como Ramos, o guerreiro francês Upamecano também se tornou um verdadeiro “Golias”, dentro de campo. Porém, no ano de 2015, o jogador, com 16 anos, precisou tomar uma decisão difícil.

Dayot Upamecano do RB Leipzig comemora após marcar o primeiro gol de sua equipe durante a partida da Bundesliga entre RB Leipzig e Hertha BSC na Red Bull Arena em 24 de outubro de 2020 em Leipzig, Alemanha. (Foto de Boris Streubel/Getty Images)

FC LIEFERING GmbH -  (futebol profissional)

No ano de 2015, surgiu uma oportunidade para Dayot finalmente se tornar um jogador profissional. O clube de futebol da 2ª divisão da Áustria, FC Liefering, através de olheiros do clube, havia notado o grande talento do jovem atleta. O clube fez um convite para que Upamecano pudesse ingressar junto à equipe, como um jogador sênior.

Seus familiares ficaram com receio de ver um filho adolescente indo embora para outro país. Porém, depois de várias conversações, o jovem foi liberado pelos pais e seguiu avante em busca de seus sonhos.

Durante aquele período inicial, em que Dayot esteve jogando na Áustria pelo seu clube, diversos outros clubes do país passaram a conhecer o jogador e suas jogadas impressionantes. Não demorou nada para que o recém-chegado Upamecano recebesse ofertas tentadoras.

RED BULL SALZBURG FC -

Diversos clubes europeus de grande peso, tais como o Manchester United, passaram a desejar o atleta. Mas o clube austríaco da 1ª divisão, o Red Bull Salzburg, agiu rápido e firmou um contrato com o jogador por uma taxa de 2,2 milhões de Euros, em julho de 2015.

Dayot Upamecano começou permanecendo no banco durante os jogos da Liga dos Campeões, em uma disputa do dia 29 de julho de 2015, contra o premiado clube sueco, Malmo FF. Porém no dia 19 de março de 2016, Upamecano finalmente fez a sua estreia na Liga, em uma disputa contra o clube SV Mattersburg, que perdeu o jogo por 2x1.

O craque francês, Dayot, durante a sua primeira metade em que ocorreu a temporada de 2016/2017, conseguiu um lugar regular com o 1º time, em jogadas pela Liga e também pela Liga Europa.

Dayot Upamecano do Bayern Muenchen em ação durante a partida da Bundesliga entre DSC Arminia Bielefeld e FC Bayern München na Schuco Arena em 17 de abril de 2022 em Bielefeld, Alemanha. (Foto de Stuart Franklin/Getty Images)

RB LEIPZIG -

Durante uma fase incrível de constante ascensão do jogador Dayot, e após 1 ano defendendo o clube Red Bull, o famoso clube alemão, RB Leipzig acabou arrematando o jogador, por uma taxa de 10 milhões de Euros. No dia 13 de janeiro de 2017, um contrato válido por 2 anos foi firmado entre eles.

O atleta francês realizou a sua estreia junto ao clube e na Bundesliga também, no dia 4 de fevereiro de 2017, em um jogo contra o rival Borussia Dortmund, que venceu aquele jogo, por 1x0.

A estreia de Dayot na Liga dos Campeões ocorreu no dia 13 de setembro de 2017, em uma disputa que terminou empatado em 1x1, contra o Sportive de Monaco.  E o seu primeiro gol ocorreu em um jogo contra o Augsburg, no dia 9 de fevereiro de 2018, terminando em 2x0 com a vitória do Leipzig.

No dia 2 de julho de 2018, após grandes proezas em campo, Dayot Upamecano foi selecionado para ganhar o prêmio Golden Boy 2018, uma premiação anual que é concedida por jornalistas ao jogador jovem mais impressionante do ano, da 1ª divisão.

No dia 31 de julho de 2020, o clube Leipzig renovou o contrato do jogador para até 2023. Na temporada 2019/2020, Dayot contribuiu muito para que seu clube pudesse chegar até as semifinais da Liga dos Campeões, coordenado pelo treinador Julian Nagelsmann.  

BAYERN DE MUNIQUE -

Antes do término do contrato feito pelo RB Leipzig, o jogador foi arrematado novamente pelo clube alemão Bayern, no dia 14 de fevereiro de 2021, dia em que assinou um contrato válido por 5 anos com o jogador, valendo a partir de 1º de julho de 2021. O Bayern pagou a taxa de rescisão do atleta por 42,5 milhões de euros.

A estreia de Dayot junto ao Bayern ocorreu no dia 16 de julho de 2021, durante um amistoso de pré-temporada, contra o clube da Bundesliga, FC Koln, que venceu aquela partida por 3x2.

Porém a sua estreia competitiva, começando como um zagueiro, ocorreu durante o jogo de abertura da Bundesliga, na temporada de 2021/2022, em uma disputa contra o Borussia Monchengladbach, que terminou empatada em 1x1. Dayot garantiu seu primeiro gol pelo Bayern, durante o jogo contra o VfL Wolfsburg, que foi derrotado em 4x0. O gol de Dayot aconteceu depois que Thomas Muller fez um cruzamento perfeito para ele, que cabeceou forte para dentro das redes.

Compartilhe esse conteudo