O atleta dinamarquês Daniel Wass é um jogador de futebol profissional que atualmente joga pelo clube espanhol Atlético de Madrid, da La Liga, desde 2022. Ele é conhecido por ser um jogador utilitário, polivalente, ou seja, Daniel Wass é totalmente capaz de atuar em diversas posições com grande facilidade de adaptação.
O atleta vem atuando dentro de campo como um lateral esquerdo, mas também já foi usado por seus clubes, jogando como lateral direito, meio campista e também meia atacante.
O craque dinamarquês tem 1,81m de altura, pesa aproximadamente 74 kg e é um jogador destro. Daniel representa muito bem o seu time espanhol, Atlético de Madrid, mas também tem uma participação ativa em campeonatos internacionais, e disputa jogos mundiais defendendo a seleção da Dinamarca, desde 2005, quando começou a defender a Dinamarca SUB-16.
Daniel Wass nasceu no dia 31 de maio de 1989, na cidade de Gladsaxe Kommune, ao leste da Dinamarca.
PRIMEIROS CHUTES.
BOLDKLUBBEN AVARTA - (futebol juvenil)
Daniel Wass demonstrou um grande interesse pelo futebol desde criança. Em 1995, com aproximadamente 6 anos de idade, o craque ingressou em uma associação esportiva de futebol, o Boldklubben Avarta, um clube dinamarquês da 2ª divisão, e permaneceu ali recebendo treinamentos e jogando pela modalidade juvenil até 2006.
BRONDBY IF - (futebol profissional).
Depois de ser notado por olheiros, Wass acabou sendo convidado para ingressar em um outro clube dinamarquês, o Brondby IF, que frequentou entre os anos 2006 a 2007, com a equipe amadora do clube, nas categorias de base.
Mas foi ali mesmo que o craque firmou sua base para crescer no futebol. Logo em seguida, em 2007, Daniel Wass passou a fazer parte da equipe principal, como um jogador sênior, profissional.
Daniel Wass realizou a sua estreia profissional pelo clube Brondby IF, da Superliga, na temporada de 2007/2008, com a orientação de seu treinador,
Tom Kohlert, que deu a ele boas oportunidades para mostrar seu talento em campo. Wass, porém, acabou se machucando naquela temporada.
Na temporada seguinte, 2008/2009, já bem recuperado, o craque dinamarquês assumiu seu lugar na equipe como um zagueiro na direita do campo, e surpreendeu seus treinadores ao realizar diversos passes com alta precisão, dar assistências e marcar gols.
Naquele período, o BrondBy IF chegou ao término de seus jogos em 3º colocado na Superliga, a melhor posição do clube no ranking, desde 2005/2006, quando ficaram posicionados em 2º lugar.
Depois de analisar bem o estilo de jogo de Wass, o novo treinador da equipe, o premiado Kent Nielsen, entendeu que o potencial do seu jogador ainda poderia ser mais explorado. O clube então, decidiu emprestar Wass para uma equipe bem competitiva e premiada, o clube da Noruega, Fredrikstad FK.
FREDRIKSTAD FK - (empréstimo).
Durante o ano de 2009, Daniel Wass permaneceu emprestado ao time norueguês e se saiu muito bem.
O jogador fez a sua estreia no dia 21 de agosto em um jogo contra o Rosenborg Ballklub, que venceu por 4x1, mas em seu próximo jogo, no dia 1º de novembro, o time de Wass obteve uma importante vitória sobre o clube Lyn 1896, por 5x0, com Wass jogando seus 90 minutos como um titular, e marcando 1 gol.
BRONDBY IF -
De volta ao seu clube, na temporada 2010/2011, Wass foi colocado na equipe principal como um titular, para disputar os primeiros 19 jogos do campeonato, e continuou realizando grandes proezas em campo.
SPORT LISBOA E BENFICA -
Depois de diversos clubes europeus terem notado a desenvoltura de Wass, o clube português Benfica, ofereceu um contrato ao craque. No dia 20 de maio de 2011, um contrato válido por 5 anos foi assinado entre eles.
Porém, pouco depois, no dia 22 de julho, o jogador acabou sendo emprestado para o clube francês Thonon Evian Grand Geneve FC, sem ter participado de nenhum jogo oficialmente pelo Benfica.
THONON EVIAN FC - (empréstimo)
Ali no clube Grand Geneve, Daniel Wass se sentiu em casa, porque acabou encontrando seus colegas dinamarqueses, os jogadores Christian Poulsen, Stephan Andersen e Thomas Kahlenberg.
Wass realizou a sua estreia no time, no dia 15 de outubro de 2011, atuando pelo meio campo direito, e surpreendeu seus treinadores ao dar uma assistência para seu colega Yannick Sagbo marcar, em um jogo contra o Saint Etienne, que perdeu por 2x1.
Daniel Wass continuou marcando gols posteriormente, ao participar em dois jogos contra o clube FC Lorient Bretagne, e o clube Stade Rennais FC. Depois acabou garantindo seu 3º gol naquela temporada, em um jogo contra o clube francês, Toulouse FC, que venceu por 2x1.
Com a grande admiração que o novo técnico da equipe, Pablo Correa, passou a sentir por Wass, o jogador foi colocado na equipe principal, como um lateral esquerdo, e jogando a maioria dos jogos de forma integral.
Um pouco antes do fim daquela temporada, Daniel Wass garantiu seu 4º gol da temporada, em uma disputa contra o Athletic Club Ajaccio, que foi derrotado por 2x1.
Depois de alcançar um grande sucesso junto ao Thonon Evian, o clube decidiu dar fim ao período de empréstimo do jogador, para comprar Daniel Wass oficialmente.
O craque acabou assinando um contrato de forma permanente com o clube, no dia 20 de junho de 2012, envolvendo uma taxa de transferência de 2,5 milhões de Euros. Logo depois, durante o jogo de abertura da temporada, no dia 12 de agosto de 2012, Wass garantiu seu gol em uma disputa contra o francês, Girondins de Bordeaux FC, que acabou vencendo o Thonon Evian por 3x2.
E no dia 26 de janeiro de 2013, Wass garantiu o empate em um jogo contra o Ajaccio, com resultado final de 1x1.
REAL CLUB CELTA DE VIGO -
Depois de permanecer no clube Evian até 2015, Daniel Wass acabou assinando um contrato no dia 22 de junho de 2015, válido por 4 anos, com o clube espanhol, da La Liga, Celta de Vigo. Pouco tempo depois, em uma disputa contra o Real Madrid, Wass garantiu 1 gol e ainda deu 1 assistência para ajudar no empate final, por 2x2.
VALENCIA CLUBE DE FUTEBOL -
Antes do término de seu contrato, Daniel Wass foi levado pelo clube espanhol da La Liga, da 1ª divisão, o Valencia CF, que ofereceu ao atleta um contrato válido por 4 anos, e que foi assinado pelo jogador no dia 10 de julho de 2018.
CLUBE ATLÉTICO DE MADRID -
Mais recentemente, no dia 27 de janeiro de 2022, um novo contrato foi assinado pelo jogador, em parceria com o espanhol Atlético de Madrid, da La Liga, válido até 2023.
JOGOS PELA SELEÇÃO.
Daniel Wass realizou a sua estreia pela seleção principal da Dinamarca, em uma disputa contra a Inglaterra, no ano de 2011.
Posteriormente, no mês de maio de 2018, o craque foi indicado para fazer parte dos 35 melhores jogadores, dos 23 escolhidos, que seriam selecionados para a Copa do Mundo FIFA, de 2018, na Rússia.