O atleta dinamarquês Daniel Wass é um jogador de futebol profissional que atualmente joga pelo clube espanhol Atlético de Madrid, da La Liga, desde 2022. Ele é conhecido por ser um jogador utilitário, polivalente, ou seja, Daniel Wass é totalmente capaz de atuar em diversas posições com grande facilidade de adaptação.

O atleta vem atuando dentro de campo como um lateral esquerdo, mas também já foi usado por seus clubes, jogando como lateral direito, meio campista e também meia atacante.

(en.wikipedia.org) Logomarca do Atlético de Madrid.

O craque dinamarquês tem 1,81m de altura, pesa aproximadamente 74 kg e é um jogador destro. Daniel representa muito bem o seu time espanhol, Atlético de Madrid, mas também tem uma participação ativa em campeonatos internacionais, e disputa jogos mundiais defendendo a seleção da Dinamarca, desde 2005, quando começou a defender a Dinamarca SUB-16.

Daniel Wass nasceu no dia 31 de maio de 1989, na cidade de Gladsaxe Kommune, ao leste da Dinamarca.  

PRIMEIROS CHUTES.

BOLDKLUBBEN AVARTA - (futebol juvenil)

Daniel Wass demonstrou um grande interesse pelo futebol desde criança. Em 1995, com aproximadamente 6 anos de idade, o craque ingressou em uma associação esportiva de futebol, o Boldklubben Avarta, um clube dinamarquês da 2ª divisão, e permaneceu ali recebendo treinamentos e jogando pela modalidade juvenil até 2006.

BRONDBY IF - (futebol profissional).

Depois de ser notado por olheiros, Wass acabou sendo convidado para ingressar em um outro clube dinamarquês, o Brondby IF, que frequentou entre os anos 2006 a 2007, com a equipe amadora do clube, nas categorias de base.

Mas foi ali mesmo que o craque firmou sua base para crescer no futebol. Logo em seguida, em 2007, Daniel Wass passou a fazer parte da equipe principal, como um jogador sênior, profissional.

Ferran Torres do FC Barcelona desafia a bola contra Daniel Wass do Atlético de Madrid, à esquerda, durante a partida da La Liga Santander entre FC Barcelona e Club Atlético de Madrid no Camp Nou em 06 de fevereiro de 2022 em Barcelona, ​​​​Espanha. (Foto de Eric Alonso/Getty Images)

Daniel Wass realizou a sua estreia profissional pelo clube Brondby IF, da Superliga, na temporada de 2007/2008, com a orientação de seu treinador,

Tom Kohlert, que deu a ele boas oportunidades para mostrar seu talento em campo. Wass, porém, acabou se machucando naquela temporada.

Na temporada seguinte, 2008/2009, já bem recuperado, o craque dinamarquês assumiu seu lugar na equipe como um zagueiro na direita do campo, e surpreendeu seus treinadores ao realizar diversos passes com alta precisão, dar assistências e marcar gols.

Naquele período, o BrondBy IF chegou ao término de seus jogos em 3º colocado na Superliga, a melhor posição do clube no ranking, desde 2005/2006, quando ficaram posicionados em 2º lugar.

Depois de analisar bem o estilo de jogo de Wass, o novo treinador da equipe, o premiado Kent Nielsen, entendeu que o potencial do seu jogador ainda poderia ser mais explorado. O clube então, decidiu emprestar Wass para uma equipe bem competitiva e premiada, o clube da Noruega, Fredrikstad FK.

Daniel Wass do Valencia CF em ação durante a partida da La Liga Santander entre Cádiz CF e Valencia CF no Estádio Nuevo Mirandilla em 02 de outubro de 2021 em Cádiz, Espanha. (Foto de Fran Santiago/Getty Images)

FREDRIKSTAD FK - (empréstimo).

Durante o ano de 2009, Daniel Wass permaneceu emprestado ao time norueguês e se saiu muito bem.

O jogador fez a sua estreia no dia 21 de agosto em um jogo contra o Rosenborg Ballklub, que venceu por 4x1, mas em seu próximo jogo, no dia 1º de novembro, o time de Wass obteve uma importante vitória sobre o clube Lyn 1896, por 5x0, com Wass jogando seus 90 minutos como um titular, e marcando 1 gol.  

BRONDBY IF -

De volta ao seu clube, na temporada 2010/2011, Wass foi colocado na equipe principal como um titular, para disputar os primeiros 19 jogos do campeonato, e continuou realizando grandes proezas em campo.

Daniel Wass e Gavi durante o jogo entre FC Barcelona e Club Atlético de Madrid, correspondente à semana 23 da Liga Santander, disputado no Estádio Camp Nou, em Barcelona, ​​no dia 06 de fevereiro de 2022. (Foto de Joan Valls/Urbanandsport /NurPhoto via Getty Images)

SPORT LISBOA E BENFICA -  

Depois de diversos clubes europeus terem notado a desenvoltura de Wass, o clube português Benfica, ofereceu um contrato ao craque. No dia 20 de maio de 2011, um contrato válido por 5 anos foi assinado entre eles.

Porém, pouco depois, no dia 22 de julho, o jogador acabou sendo emprestado para o clube francês Thonon Evian Grand Geneve FC, sem ter participado de nenhum jogo oficialmente pelo Benfica.

THONON EVIAN FC - (empréstimo)

Ali no clube Grand Geneve, Daniel Wass se sentiu em casa, porque acabou encontrando seus colegas dinamarqueses, os jogadores Christian Poulsen, Stephan Andersen e Thomas Kahlenberg.

Wass realizou a sua estreia no time, no dia 15 de outubro de 2011, atuando pelo meio campo direito, e surpreendeu seus treinadores ao dar uma assistência para seu colega Yannick Sagbo marcar, em um jogo contra o Saint Etienne, que perdeu por 2x1.

Daniel Wass continuou marcando gols posteriormente, ao participar em dois jogos contra o clube FC Lorient Bretagne, e o clube Stade Rennais FC. Depois acabou garantindo seu 3º gol naquela temporada, em um jogo contra o clube francês, Toulouse FC, que venceu por 2x1.

Com a grande admiração que o novo técnico da equipe, Pablo Correa, passou a sentir por Wass, o jogador foi colocado na equipe principal, como um lateral esquerdo, e jogando a maioria dos jogos de forma integral.

Um pouco antes do fim daquela temporada, Daniel Wass garantiu seu 4º gol da temporada, em uma disputa contra o Athletic Club Ajaccio, que foi derrotado por 2x1.

Depois de alcançar um grande sucesso junto ao Thonon Evian, o clube decidiu dar fim ao período de empréstimo do jogador, para comprar Daniel Wass oficialmente.

O craque acabou assinando um contrato de forma permanente com o clube, no dia 20 de junho de 2012, envolvendo uma taxa de transferência de 2,5 milhões de Euros. Logo depois, durante o jogo de abertura da temporada, no dia 12 de agosto de 2012, Wass garantiu seu gol em uma disputa contra o francês, Girondins de Bordeaux FC, que acabou vencendo o Thonon Evian por 3x2.

E no dia 26 de janeiro de 2013, Wass garantiu o empate em um jogo contra o Ajaccio, com resultado final de 1x1.    

REAL CLUB CELTA DE VIGO -

Depois de permanecer no clube Evian até 2015, Daniel Wass acabou assinando um contrato no dia 22 de junho de 2015, válido por 4 anos, com o clube espanhol, da La Liga, Celta de Vigo. Pouco tempo depois, em uma disputa contra o Real Madrid, Wass garantiu 1 gol e ainda deu 1 assistência para ajudar no empate final, por 2x2.  

VALENCIA CLUBE DE FUTEBOL -

Antes do término de seu contrato, Daniel Wass foi levado pelo clube espanhol da La Liga, da 1ª divisão, o Valencia CF, que ofereceu ao atleta um contrato válido por 4 anos, e que foi assinado pelo jogador no dia 10 de julho de 2018.

CLUBE ATLÉTICO DE MADRID -

Mais recentemente, no dia 27 de janeiro de 2022, um novo contrato foi assinado pelo jogador, em parceria com o espanhol Atlético de Madrid, da La Liga, válido até 2023.

JOGOS PELA SELEÇÃO.

Daniel Wass realizou a sua estreia pela seleção principal da Dinamarca, em uma disputa contra a Inglaterra, no ano de 2011.

Posteriormente, no mês de maio de 2018, o craque foi indicado para fazer parte dos 35 melhores jogadores, dos 23 escolhidos, que seriam selecionados para a Copa do Mundo FIFA, de 2018, na Rússia.

Compartilhe esse conteudo