O atleta espanhol Daniel Ceballos Fernandez é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube Real Madrid, da La Liga, desde julho de 2017, quando assinou um contrato com o clube espanhol, válido até junho de 2023.
O craque atua dentro de campo na posição de atacante ou também meio campista central, e usa sua camisa Nº 19. Ceballos tem 1,79m de altura, pesa aproximadamente 70 kg e é um jogador destro.
Além de representar seu clube, Ceballos também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Espanha, desde 2014, aos 18 anos de idade, quando começou a disputar jogos mundiais defendendo a seleção juvenil SUB-19.
O jogador Ceballos é assessorado em sua carreira profissional por familiares que administram cuidadosamente seus contratos e sua trajetória dentro de campo. O valor comercial de mercado do jogador atualmente é de € 15 milhões de euros.
Dani Ceballos nasceu no dia 7 de agosto de 1996, no município de Utrera, na província de Sevilha, Espanha.
Um dos maiores desafios que Ceballos já enfrentou em sua carreira, foi durante sua juventude, quando o clube Sevilla, em 2009, o dispensou da academia devido a sérios problemas respiratórios, provenientes da bronquite crônica que o atrapalhava muito em sua falta de ar e sua respiração ofegante.
O clube Sevilla afirmou que aquele era o fim da carreira do jovem atleta.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
O início da carreira internacional de Ceballos começou no dia 5 de novembro de 2014, quando foi chamado pela primeira vez para integrar a equipe da seleção juvenil da Espanha SUB-19.
Dani passou a disputar jogos amistosos enfrentando a Alemanha, a França e a Grécia também, durante o Torneio da Eurocopa SUB-19, que aconteceu na Grécia.
Naquele torneio, a Espanha se tornou a grande campeã, conquistando seu 10º título, depois de derrotar a Alemanha por 3x0, a França por 2x0, e também a Rússia, a vice-campeã, na partida final, por 2x0.
Posteriormente no dia 26 de março de 2015, Ceballos foi convocado para a seleção SUB-21, entrando em campo para substituir Samu Castillejo, durante uma disputa vitoriosa contra a Noruega, que foi derrotada por 2x0, naquele amistoso.
A primeira partida completa de Ceballos aconteceu 4 dias depois, no enfrentamento contra a Bielorússia que também perdeu, por 4x0.
Durante os jogos do Campeonato europeu SUB-21 de 2017, Dani brilhou muito dentro de campo e contribuiu muito para levar a Espanha a ocupar o 2º lugar como vice-campeã do torneio, e ainda receber a premiação como a seleção SUB-21 a apresentar o melhor ataque da competição, com 9 gols marcados na fase inicial.
Por causa de sua atuação e suas assistências precisas, Dani Ceballos foi nomeado como o Jogador do Torneio.
Naquele campeonato a Alemanha foi a grande vencedora, conquistando seu 2º título.
Durante o Campeonato Europeu da UEFA de 2019, ainda pela equipe SUB-21, o craque participou de mais uma grande vitória com a Espanha conquistando seu 5º título como campeão do torneio, e Ceballos novamente foi nomeado dentro da equipe como Jogador do Torneio.
A conquista da primeira internacionalização de Dani Ceballos aconteceu no dia 11 de setembro de 2018, com o craque jogando em casa pela seleção principal da Espanha, contra a Croácia, que foi derrotada naquele dia por 6x0, no torneio da Liga das Nações UEFA de 2018/2019.
O primeiro gol feito pelo jogador aconteceu no dia 15 de novembro de 2018, na cidade de Zagreb, na Croácia. Porém naquela disputa, novamente contra a Croácia, e na mesma competição, a Espanha foi derrotada por 3x2.
Depois de algumas lesões, Ceballos Fernandez acabou não participando dos jogos da Euro 2020, mas em julho de 2021, ele foi listado no elenco oficial dentre os 22 melhores jogadores para a equipe SUB-23, que estariam disputando os Jogos Olímpicos de verão para 2020.
CLUBES PRINCIPAIS.
SEVILLA FC - (futebol amador)
Com apenas 8 anos de idade, Ceballos passou a integrar a equipe juvenil do clube espanhol Sevilla, em 2004.
Porém depois de 5 anos de treinamentos, o clube achou melhor dispensar o atleta, afirmando que ele nunca conseguiria desenvolver seu futebol em virtude de uma bronquite aguda crônica que o perseguia, fazendo o jogador produzir muita tosse e mucosa pulmonar.
No ano de 2009, decepcionado, o jovem jogador deu uma pausa, para tentar obter a cura de sua doença. A família de Dani Ceballos foi fundamental nesse processo e o ajudou muito a vencer o desânimo. Com o apoio de seus pais, principalmente, Dani voltou a treinar seu futebol, ao mesmo tempo em que fazia seu tratamento médico.
CLUBE DESPORTIVO UTRERA - (amador)
No final do ano de 2009, Ceballos, aos 13 anos, ingressou em um clube local de sua cidade, o CD Utrera, da 3ª divisão do futebol espanhol, e ali recebeu treinamentos pela equipe juvenil do clube, e também passou a jogar nas categorias de base da academia, permanecendo ali até 2011.
REAL BETIS BALOMPIÉ - (futebol amador e profissional)
Durante o período de 2011 até 2014, Dani Ceballos permaneceu recebendo treinamentos pela equipe reserva do clube Real Betis, desenvolvendo seu futebol, nas diversas modalidades das categorias de base do clube. O craque conseguiu melhorar bastante sua saúde também, ao passo que recebia tratamentos médicos para fortalecer seus pulmões.
No dia 22 de fevereiro de 2014, o craque assinou seu primeiro contrato como jogador profissional, e no dia 26 de abril, disputou sua primeira partida com a equipe principal do clube, em um enfrentamento contra o Real Sociedad, que venceu o jogo por 1x0 naquele dia.
O primeiro gol de Ceballos Fernandez aconteceu em uma disputa em casa, contra o clube Racing Santander, no dia 21 de dezembro de 2014, durante o campeonato de jogos da 2ª divisão. Ceballos abriu o placar naquela vitória por 2x0.
Durante seu período de jogos na temporada 2014/2015, Ceballos conseguiu disputar 33 jogos e garantiu 5 gols para sua equipe. No mês de maio de 2015, o Real Bétis foi promovido para a 1ª divisão, retornando à La Liga, e levando seu treinador Pepe Mel, às lágrimas.
REAL MADRID -
No dia 14 de julho de 2017, o craque assinou contrato com o Real Madrid, da La Liga, com validade de 6 anos. A taxa de transferência do jogador foi de € 18 milhões de euros.
Ceballos realizou sua estreia no dia 16 de agosto, durante a Supercopa da Espanha de 2017, contra o Barça, que perdeu naquele dia, por 2x0.
No dia 23 de setembro, o craque garantiu 2 gols em uma vitória fora de casa, contra o Deportivo Alavés, derrotado por 2x1.
O jogador teve um papel fundamental durante os jogos da Liga dos Campeões da UEFA 2017/2018, levando sua equipe para mais uma conquista do seu 3º título consecutivo e 13º título no total.
ARSENAL FC - (empréstimo)
No dia 25 de julho de 2019, o craque foi enviado ao Arsenal FC como um acordo de empréstimo para 1 temporada. Seu primeiro jogo com o novo clube aconteceu no dia 17 de agosto, na vitória por 2x1 contra o Burnley. Naquele jogo, Ceballos gerou 2 assistências perfeitas, que contribuíram muito para aquela vitória.
Ceballos obteve vitórias sobre o Standard Liege, no dia 3 de outubro de 2019, por 4x0.
Sobre o Sheffield United, no dia 28 de junho de 2020 por 2x1, e sobre o Chelsea, na final da FA Cup de 2019/2020, por 2x1, no estádio Wembley lotado.