Jiri Prochazka estava contando os dias para sua primeira defesa do título dos meio-pesados quando sofreu uma lesão brutal no ombro que o tirou da luta principal do UFC 282 .
A lesão no ombro foi tão grave que Prochazka optou por desocupar o título de 205 libras em vez de manter a divisão em sua ausência. Isso fez com que a luta entre Jan Blachowicz e Magomed Ankalaev se tornasse a nova luta principal do UFC 282 com o título dos meio-pesados em jogo.
Enquanto Prochazka realmente brincou nas redes sociais que esperava estar de volta dentro de seis meses, o presidente do UFC, Dana White , espera um cronograma muito mais longo antes que ele possa competir novamente devido à gravidade de sua lesão no ombro.
“Naquela noite, quando estávamos lá e estávamos tendo a reunião e estávamos conversando sobre a possibilidade de ele lutar novamente, ele estava dizendo 'Acho que posso voltar em cinco meses' e toda essa merda”. White revelou ao aparecer no podcast de Paddy Pimblett . “O médico também estava conosco, e o médico disse que você precisa começar a ser realista sobre isso”.
“O que eu disse a ele foi que não quero que você coloque esse tipo de pressão sobre você, a ponto de sentir que precisa voltar em cinco ou seis meses e destruir seu ombro novamente. Aproveite o tempo. Faça certo. Fez a cirurgia certa e naquela noite ele decidiu então não vou segurar a categoria, vou desocupar o título. Viga."
Segundo White, a lesão no ombro de Prochazka aconteceu enquanto ele treinava para a revanche contra Glover Teixeira , mas foi o que aconteceu a seguir que realmente causou a maior parte dos danos em seu braço.
“Naquela noite, quando tudo aconteceu e nosso médico o examinou, o médico disse literalmente em todos os anos do UFC, esta é a pior lesão no ombro que já vimos”, disse White. “É muito desagradável. Ele sendo o fodido selvagem que ele é, ele ainda queria lutar. Não, você não pode lutar, garoto. Ele rasgou bem”.
“O que aconteceu foi que ele saiu e ele tinha alguns caras lá na academia [tente colocá-lo de volta no soquete] e rasgou a porra dele e destruiu seu ombro. Eu vou te dizer, diga a ele, diga a todos os lutadores, se alguma coisa acontecer com você, pule na porra do carro e vá para o hospital. Nós vamos pagar por tudo. As pessoas acham que esses caras na academia podem consertar seu ombro, fazer isso, fazer aquilo, nem arriscar. Basta ir ao hospital. É louco."
White espera que Prochazka fique afastado por algum tempo, o que obrigou a decisão de abrir mão do título enquanto ele se recupera de uma cirurgia no ombro.
Apesar de ter desistido do cinturão, White espera que Prochazka ainda seja visto como o melhor meio-pesado do mundo e tenha uma chance de recuperar o título assim que estiver saudável novamente.
Infelizmente, White diz que Prochazka provavelmente não terá essa oportunidade até que Blachowicz ou Ankalaev já defendam o cinturão.
“Ele ainda será visto como o campeão”, disse White sobre Prochazka. “Ele nunca perdeu o cinturão. Ele a desocupou. Esses caras vão lutar pelo título. Na verdade, pode haver duas lutas que acontecerão antes que ele possa retornar após a cirurgia no ombro.”
Com Prochazka fora de ação, White acrescentou que o ex-campeão Glover Teixeira já está consolidado como o contendor nº 1 da categoria e todos os sinais apontam para que ele consiga Blachowicz ou Ankalaev após o UFC 282.
“100 por cento [Glover é o próximo]”, disse White. “A luta foi oferecida ao Glover. Ele não queria aceitar a luta. Provavelmente serão duas lutas antes de Jiri voltar, então seria Glover.”
Fique por dentro das notícias, resultados e análises sobre as principais modalidades esportivas aqui no Bets.com.br.