Fique por dentro agora mesmo sobre toda a história e trajetória de um dos clubes romenos mais antigos e tradicionais, e que hoje sonha em ser o principal clube do país, o que, cá entre nós, não irá demorar muito para acontecer.

O CS Universitatea Craiova foi fundado oficialmente no ano de 1948 em Craiova, que é a sexta maior cidade do país, quando um grupo de alunos e professores tomaram a iniciativa de formar um time de futebol para assim se divertirem nas horas vagas, criando assim a primeira equipe formada pela Universidade de Craiova no outono daquele mesmo ano, mal sabendo os envolvidos na criação, do emblemático clube que nascia naquele momento.

Imagem do imponente escudo do Universitatea Craiova. Créditos da imagem: Wikipédia.

O primeiro elenco a vestir a camiseta azul e branca foi composto por nomes como: o de Dumitrescu-Rădulescu, Mihăilă I, Carli-Ozon, Mihăilă II-Sabin, Ilie, Bădescu, Tudor e Serghi, sob o comando do treinador N. Polojinski.

E logo após o feito, o clube seguiu trilhando a sua trajetória nas competições da região. O Universitatea em 1955 disputou pela primeira vez a Divisão B (Segunda divisão) do campeonato nacional, terminando a temporada na décima segunda posição da tabela, sendo rebaixado logo em seguida.

Mas já na edição de 1957-1958, o valente clube venceu a Terceira Divisão C e voltou à Segunda Divisão B.

E logo nos três anos seguintes o clube alternou entre as primeiras colocações da tabela, como no caso do 2º lugar em 1960-1961, do 4º lugar em 1961-1962 e do 5º lugar em 1962-1963.

E pouco tempo depois, na temporada de 1963-1964, o time venceu a segunda divisão e foi promovido a tão almejada elite do futebol romeno, surpreendendo assim a todos os fãs de futebol do local, que não imaginavam nunca que o clube ascendesse tão rapidamente, pois como foi dito no começo, o intuito da criação do clube era voltado apenas para o lazer e distração, mas o projeto acabou virando algo muito mais sério e promissor com o passar do tempo.

Imagem raríssima de um dos primeiros elencos que o clube teve. Créditos da imagem: Alt Sport.

E a partir daí, o clube seguiu intermediando entre razoáveis e boas temporadas na elite do futebol romeno que é considerada muito acirrada e “pegada”, mostrando onde realmente é o local do time, que sem dúvidas merece muito estar disputando a maior divisão da competição.

O valente clube romeno além de ser bem sucedido no futebol, também tem outras vertentes voltadas para o mundo esportivo. O Universitatea hoje tem equipes de basquete, vôlei, atletismo, karatê, boxe, tênis de mesa, futebol americano, entre várias outras modalidades esportivas.

E para finalizar a introdução da história do clube, veja agora um retrospecto de todos os nomes que o time teve durante a sua trajetória.

UNSR Craiova: de 1948 até 1950
CSU Craiova: de 1950 até 1953
Știința Craiova: de 1953 até 1966
Universitatea Craiova: de 1966 atpe 1991
Universitatea Craiova: de 1991 até os dias atuais.

Hoje os Leii din Bănie (Os Leões de Bănie em português) vem de uma sequência equilibrada de jogos, somando ao longo de suas 5 últimas partidas uma marca de 3 empates, 1 derrota e 1 vitória, e por mais que a campanha feita até o momento não esteja sendo péssima, o resultado acaba deixando alguns torcedores mais “afobados” um pouco angustiados.

Todas as partidas relatadas acima foram disputadas pelo Campeonato Romeno de futebol que é conhecido também como Liga I.

E atualmente, o valente clube romeno se encontra na quinta posição da tabela com seus 35 pontos, estando consideravelmente distante do atual líder CFR Cluj que esbanja hoje uma marca de 58 pontos na temporada, além de fazer uma campanha excepcional na competição.

‌ ‌Imagem do capitão Nicuşor Bancu comemorando após gol do clube. Créditos da imagem: Telekom Sport.

E é claro que um time tão valente e destemido como o Universitatea Craiova tem em seu acervo de honras várias conquistas de várias competições, entre os canecos já conquistados podemos citar alguns como: As 4 conquistas da Liga I nos anos de 1973–74, 1979–80, 1980–81 e 1990–91.

Podemos citar também as 2 conquistas da Liga II referente aos anos de : 1963–64 e 2013–14, além da única conquista da Liga III no ano de 1957-58.

E calma que não acabou, pois o time romeno conquistou também 7 vezes a Cupa Românie (Copa da Romênia) nos anos de 1976–77, 1977–78, 1980–81, 1982–83, 1990–91, 2017–18 e 2020–21, sendo o atual campeão, além de ser também um dos maiores vencedores do disputado troféu.

E por fim, mas não menos importante, podemos citar também a única conquista do clube na Supercupa României (Supercopa da Romênia) no ano de 2021, sendo também o atual líder da competição.

E o fato do clube ter conquistado dois troféus de tamanha relevância no ano passado, mostra o quão proveitosa e eficiente vem sendo a campanha do treinador e do clube nos últimos anos.

E como todo clube grande, hoje o Universitatea Craiova tem como príncipal rival o Dinamo București da capital Bacureste. A rivalidade entre os dois gigantes existe desde 1972, mostrando assim o quão antiga e acirrada é a “richa” entre os rivais.

A rivalidade entre eles surgiu quando os dois times terminaram com o mesmo número de pontos no campeonato nacional de 1972-73, mas na ocasião, o Dínamo acabou conquistando o título por ter uma diferença de gols um pouco superior, o que mexeu muito com o time azul e branco que desde então passou a “guardar rancor” por isso.

E basta apenas dar uma olhada no retrospecto do embate que logo você verá que o maior vencedor do conflito romeno é claramente o Leão de Bănie.

E como se não bastasse ter um rival, o Universitatea Craiova também tem mais 2 rivais no futebol regional, sendo eles o Steaua București/FCSB e o Rapid București, mas diferente da primeira rivalidade, essas são um pouco menos intensas.

Hoje, o destemido clube romeno tem como casa o grandioso Stadionul Ion Oblemenco que fica localizado em Craiova, Romênia.

O palco dos shows futebolísticos foi fundado recentemente, no ano de 2017, no mesmo local onde havia um antigo estádio que foi demolido por não condizer mais com a grandeza do clube que vinha emergindo cada vez mais.

Hoje o estádio conta com capacidade para suportar mais de 30.000 torcedores apaixonados por um futebol de alto nível, sendo considerado também o quarto maior estádio de todo o país.

Foto tirada do lado de fora do grandioso estádio. Na foto, é possível ver a estátua do ídolo máximo Ion Oblemenco. Créditos da imagem: reprodução da internet.

E como foi mostrado acima, uma curiosidade que é interessante ser relatada, é que o nome do local foi dado em homenagem a o ídolo do clube, Ion Oblemenco que foi um atacante de alto nível que o clube teve, sendo considerado hoje por muitos torcedores como o maior jogador de toda a história do clube.

O craque além de ter sido ídolo no clube romeno, ainda é o maior artilheiro da história da equipe com incríveis 167 gols, além de ter sido também técnico do clube após a sua aposentadoria, mostrando assim o tamanho da afinidade e da paixão que o jogador tinha pelo clube do coração.

Imagem do craque romeno na época em que ele atuava como atacante no Universitatea Craiova. Créditos da imagem: O Craiovano.


O que será que o futuro guarda para o valente clube romeno?

Será que nas próximas rodadas da Liga I veremos o time azul e branco disparando rumo às primeiras colocações, para assim tentar conquistar o título e cravar mais ainda seu nome na história do futebol nacional?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol da Romênia e do mundo com a Bets!!
Pois aqui, você não perde um lance!!

Se você curtiu esse artigo, não se esqueça de deixar sua opinião ou palpite, e não se esqueça também de compartilhar com a galera!!
Até a próxima!!




Compartilhe esse conteudo