O torcedor da Raposa pode finalmente, depois de mais de dois anos, comemorar a volta do time a série A do Brasileirão. Na última rodada da série B o Cruzeiro venceu o Vasco por 3 a 0 no Mineirão e com isso já garantiu pontos suficientes para o acesso a elite do futebol nacional. Com os três pontos conquistados diante de 59.204 torcedores, o Cruzeiro chegou aos 68, ficando a 15 de vantagem do vice-líder Grêmio. Com isso, a Raposa não pode mais terminar a Série B fora do G4, o que confirma a sua presença na Primeira Divisão do Brasileiro em 2023.
O jogo mais esperado da trigésima primeira rodada da competição começou com o Vasco levando perigo aos donos da casa, em especial nas jogadas de escanteio. Mas o tempo foi passando e a Raposa foi assumindo o comando das ações em campo, criando boas oportunidades. E, de tanto tentar, a equipe comandada pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano, abriu o placar aos vinte e quatro minutos do primeiro tempo, com um chute forte de Felipe Machado que ainda desviou em Danilo Boza antes de entrar no fundo do gol. No segundo tempo, Gasolina lançou Bruno Rodrigues, que deixou Edu apenas com trabalho de sair para o abraço e começar a festa pelo acesso aos 14' do segundo tempo. Luvannor, aos 40', sacramentou a vitória, não dando mais chances ao Vasco.
Depois de três temporadas de sofrimento na divisão de acesso, o torcedor cruzeirense, em ano de celebração com a chegada da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) comandada pelo ex-jogador Ronaldo, volta a sorrir e sonhar com tempos de protagonismo.
O Vasco amargou a oitava derrota consecutiva jogando como visitante na Série B. O desempenho longe do Rio de Janeiro tirou da equipe o amplo favoritismo ao acesso e colocou em situação desconfortável na temporada mais importante da história do time carioca.
Em clima de festa, o Cruzeiro volta a campo apenas na próxima quarta-feira (28), contra a Ponte Preta, em Campinas, às 19h. O Vasco volta ao estádio de São Januário para o confronto direto com o Londrina, no dia seguinte, às 21h30.
FICHA TÉCNICA
Cruzeiro 3 x 0 Vasco
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data e hora: quarta-feira (21/09), às 21h (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Gustavo Rodrigues de Oliveira (ambos de SP)
Gols: Filipe Machado 24'/1ºT, Edu 14'/2ºT e Luvannor 40'/2ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Stênio e Kaiki (Cruzeiro) / Paulo Victor e Yuri Lara (Vasco)
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira, Eduardo Brock e Kaiki (Cipriano); Machado, Neto Moura (Willian Oliveira) e Bruno Rodrigues; Stênio (Wesley Gasolina), Edu (Luvannor) e Lincoln (Daniel Junior). Técnico: Paulo Pezzolano.
VASCO: Thiago Rodrigues; Léo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor (Edimar); Yuri Lara, Andrey Santos e Nenê (Alex Teixeira); Marlon Gomes (Fábio Gomes), Eguinaldo e RanieL (Figueiredo). Técnico: Jorginho.
.