Zlatko Dalić quer fazer com que seus jogadores da Croácia voltem ao seu melhor registro enquanto procuram uma vitória importantíssima no segundo jogo da fase de grupos. O técnico achou que seu time, que contou com apenas quatro jogadores da final da Copa do Mundo de 2018, "estava com medo de errar" ao empatar em 0 a 0 no jogo de abertura contra o Marrocos, conseguindo apenas dois chutes a gol no processo.
Esse empate sem gols foi o terceiro desta Copa do Mundo, depois que a edição de 2018 na Rússia produziu apenas um na íntegra, mas ainda assim ampliou a invencibilidade da Croácia para sete partidas (V5, E2), embora tenha sido a primeira vez que eles não conseguiram marcar em 12 partidas da Copa do Mundo desde 2006. Com a Bélgica à espreita no último jogo do grupo, o vice-campeão de 2018 e 12º classificado do ranking da FIFA sabe que não pode se dar ao luxo de mais deslizes ao tentar repetir o heroísmo de quatro anos atrás, com Marko Livaja e Domagoj Vida esperando nas alas, caso Dalić queira mudar o time titular.
No caminho dos 'Vatreni' está o 41º país da FIFA, o Canadá, com as duas equipes se encontrando pela primeira vez em sua história. A equipe de John Herdman também não conseguiu marcar no jogo de abertura do torneio, desperdiçando 21 chutes, incluindo Alphonso Davies vendo um pênalti defendido, durante uma derrota por 1 a 0 para a Bélgica.
O técnico sabe que sua equipe terá que encontrar sua melhor finalização se quiser registrar seu primeiro gol na Copa do Mundo, quanto mais vencer, com seu recorde geral agora de quatro derrotas em quatro jogos, tendo perdido todos os três jogos no México em 1986, no que foi sua única aparição em fases finais anteriores. Herdman ainda insiste que está "orgulhoso" de seus jogadores por seu desempenho contra a Bélgica, afirmando que "eles mostraram que podem viver neste palco".
O capitão da Croácia, Luka Modrić, marcou cinco gols nas últimas 13 partidas pela seleção, aumentando o seu recorde para 20 vitórias em 23 jogos goleadores pelo seu país (3E). Para a oposição, Cyle Larin é o maior artilheiro de todos os tempos do Maple Leafs, com 25 gols em 55 partidas, com 18 desses gols vindos de fora do Canadá.
Tajon Buchanan faz um passe alto e preciso para dentro da área. Alphonso Davies (Canadá) sobe mais que todo mundo e, próximo à marca do pênalti, cabeceia no centro da meta, em direção ao chão.
Ivan Perisic rolou a bola para Andrej Kramaric (Croácia), que chutou forte de curta distância no canto direito, sem chances para o goleiro.
A boa tabelinha entre Marko Livaja (Croácia) e Josip Juranovic deixa o primeiro em situação clara de gol na entrada da área. Ele não desaponta e vence o goleiro com um chute no canto esquerdo da meta. O placar agora é 2 a 1 para a Croácia.
Andrej Kramaric (Croácia) aproveita um cruzamento feito com perfeição por Ivan Perisic para dentro da área e dispara um chute preciso no canto esquerdo.
O erro catastrófico do adversário acaba entregando a chance de bandeja para Lovro Majer (Croácia), que só tem o trabalho de rolar a bola para o gol de longa distância.