O Corinthians fecha este Campeonato Brasileiro em busca de uma simbólica medalha de bronze e a consequente premiação de R$ 40,5 milhões que o terceiro lugar na competição nacional indica. Com isso, o seu lugar na próxima Copa Libertadores já está garantido, vaga que escorreu entre os dedos do Timão com o vice da Copa do Brasil.
Para conseguir a terceira colocação, além de torcer contra o Fluminense, o Corinthians terá de fazer sua parte e chegar à sequência de cinco partidas consecutivas sem uma derrota sequer (2V, 2E), igualando a segunda maior série sem reveses, já que a equipe paulista chegou a ficar seis jogos sequentes sem uma derrota em maio-junho (3V, 3E).
Depois de simbolicamente entregar a faixa de campeão para o Palmeiras, o Atlético-MG terá uma importante rodada final de Brasileirão pensando na próxima temporada, quando terá a estreia de seu estádio próprio, algo que pede grandes competições. E é isso que o Galo busca no fechamento do torneio nacional, já que uma vitória aqui significa a vaga na Copa Libertadores 2023.
Aos sete minutos Fábio Santos (Corinthians) tenta enfiar um passe através do campo, mas a defesa vai bem ao interceptar a bola. Eduardo Vargas (Atlético-MG) pulou para cabecear baixo no canto esquerdo do gol após o cruzamento, mas o goleiro consegue uma grande defesa. Ramiro (Corinthians) corre para aproveitar a bola perdida dentro da área e dispara um chute poderoso no lado direito da meta. No entanto, Everson se antecipa e faz uma defesa monumental.
Que grande chance. Roger Guedes (Corinthians) domina o passe milimétrico dentro da área e dispara a bola que passa raspando a trave direita. Eduardo Vargas (Atlético-MG) bate o pênalti no lado direito da meta, tirando todas as chances do goleiro Cássio. Braulio da Silva Machado encerra o primeiro tempo ao soprar o apito.
Renato Augusto (Corinthians) está pronto para entrar no gramado neste segundo tempo enquanto Ramiro sai. Fábio Santos (Corinthians) ficou em ótima posição dentro da área após receber um passe, mas seu arremate não foi dos melhores e a bola passou raspando a trave esquerda.
Réver (Atlético-MG) mostra boa presença de área e aproveita o cruzamento feito a partir da cobrança da falta. Ele sobe alto e cabeceia, mas falta um pouco de precisão e a bola passa raspando o poste direito. Du Queiroz (Corinthians) solta uma bomba de longe e quase marca. Infelizmente para ele, a pancada no gol passa a centímetros da trave esquerda.
O chute rápido de Nacho Fernandez (Atlético-MG), a partir da entrada da área, voa em direção ao canto direito da meta, mas Cássio faz uma boa defesa para frustrar a jogada. Cássio faz uma grande defesa para impedir que Keno (Atlético-MG), após criar espaço dentro da área, acerte o canto esquerdo com um rápido chute rasteiro. A bola sai de campo. Atlético-MG tem um escanteio a seu favor.
Ademir (Atlético-MG) dispara para dentro da área para aproveitar um passe e chutar a meia altura em direção ao poste esquerdo. Cássio está alerta e bloqueia sua tentativa com uma bela defesa. O árbitro checa o relógio e sopra o apito aos cinquenta e três minutos para o fim da partida.