Foi no sufoco mas o Corinthians derrotou o Ceará por 1 a 0 neste sábado, em duelo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão contou com um rosto conhecido na torcida: Gustagol marcou presença em Itaquera e acompanhou o triunfo alvinegro.
Atualmente Gustavo atua no futebol sul-coreano, defendendo o Jeonbuk Motors. Por lá, o atleta já disputou 106 jogos e marcou 46 gols. O artilheiro teve duas passagens pelo Corinthians. A primeira delas, em 2016, atuou apenas em nove partidas e acabou não balançando as rede. Na segunda vez, entre 2019 e 2020, acumulou 60 jogos e 15 gols.
Com o resultado positivo conquistado nos minutos finais da partida, o Timão soma os três pontos e salta para a quarta colocação da tabela de classificação do Brasileirão. O time comandado por Vitor Pereira soma sessenta e quatro pontos, sendo 18 vitórias, dez empates e outro derrotas em 36 partidas disputadas.
Autor do gol da vitória, Yuri Alberto, após a partida em conversa com os jornalistas, revelou sua preferência por jogar ao lado de Róger Guedes, que esteve entre os reservas de Vitor Pereira na partida.
Segundo o atacante, a presença do camisa 10 em campo é indispensável para o funcionamento do seu futebol, já que ambos acabam dividindo o protagonismo no ataque do Timão. Jogando desta forma, a dupla acaba abrindo a defesa adversária o que resulta em mais espaços no ataque para trabalhar a bola.
Dos dois jogadores dividem as duas primeiras posições na lista da artilharia do Corinthians na temporada 2022. Até o momento Roger Guedes tem quinze gols em sessenta e quatro partidas, enquanto Yuri Alberto marcou dez vezes em vinte e seis vezes que atuou pelo time.
Com Yuri Alberto e Roger Guedes sendo dúvida como presença entre os titulares, o clube do Parque São Jorge volta a campo no meio da semana. Na próxima quarta-feira o time de Vitor Pereira encara o Coritiba, fora de casa. O jogo será no estádio Couto Pereira em Curitiba às 19h00.
Já classificado para a fase de grupos da Libertadores, o técnico do Corinthians fez cinco mudanças em relação ao último jogo. Dessa forma foi a campo com Cássio, Fagner, Gil, Robert, Lucas Piton, Du Queiroz, Fauto, Renato Augusto, Mateus Vital, Ramiro e Yuri Alberto.
No banco de reservas, o clube contou com outros doze jogadores: Carlos Miguel, Balbuena, Raul Gustavo, Bruno Méndez, Rafael Ramos, Fábio Santos, Maycon, Roni, Giuliano, Róger guedes, Giovane e Wesley.
Com a derrota para o Corinthians, o caminho na segunda divisão para o Ceará está pavimentado. O Ceará não se encolheu, em nenhum momento da primeira etapa. Vina finalizou de fora da área, para grande defesa de Cássio, e Jô desperdiçou uma jogada de contra-ataque, por chutar fraco.
Na fase final, o Ceará se manteve mais contido, mas não foi importunado tão seriamente pelo Corinthians.
Uma cobrança de falta com Roger Guedes, que estourou no travessão, e o gol da vitória com Iury Alberto, aos 47. Isso foi tudo que aconteceu na segunda etapa, mas foi o suficiente para sucumbir o time cearense.