O atleta francês Corentin Tolisso é um jogador profissional de futebol que joga pelo clube alemão, Bayern de Munique, na posição de meio-campista, com a camisa Nº 24, desde 2017. Ele tem 1,81m de altura e pesa 78 kg.

(en.wikipedia.org) Logomarca do Bayern de Munique.

Além de atuar no clube alemão, Tolisso também participa em campeonatos internacionais defendendo a seleção da França, desde 2012.

Corentin Tolisso nasceu no dia 3 de agosto de 1994, na cidade de Tarare, distrito de Rhône, ao leste da França.

 PRIMEIROS TREINAMENTOS.

STADE AMPLEPUISIEN -

O jovem Tolisso, que sempre foi louco por futebol começou sua trajetória bem jovem, quando ingressou no clube local de sua cidade, o Stade Amplepuisien, no ano 2000, com 6 anos de idade, na modalidade juvenil, e ali permaneceu até 2004.

(life bogger.com) Tolisso amava o futebol desde criança.

FC PAYS de L'ARBRESLE -

Após esse período seus pais, vendo a dedicação do garoto no futebol, decidiram enviar o atleta mirim para um clube maior, o FC Pays de L'Arbresle, que possuía melhores estruturas de ensino.

Corentin Tolisso de Muenchen é desafiado por Jude Bellingham de Dortmund durante a partida da Bundesliga entre Borussia Dortmund e FC Bayern München no Signal Iduna Park em 04 de dezembro de 2021 em Dortmund, Alemanha. (Foto de Joosep Martinson/Getty Images)

Ali, Tolisso passou a receber mais treinamentos e permaneceu jogando pela modalidade juvenil, inicialmente, e depois, pelas categorias de base do clube, a partir dos seus 10 anos de idade.

Durante aquela época juvenil, Tolisso costumava jogar na posição de atacante, sendo depois usado como meio campista. Com 11 anos de idade, Tolisso realizou uma grande proeza, que deixou seus treinadores muito entusiasmados. Ele marcou um hat trick, o primeiro da sua carreira, ao fazer 3 gols em um jogo contra o seu futuro time, o francês Lyon II juvenil. Aquela partida terminou empatada em 4x4.

Naquele jogo, Tolisso teve contatos com jogadores e treinadores do clube Lyon e começou ali uma forte amizade entre eles. Rapidamente, Tolisso passou a frequentar o clube e se tornou um aluno do Olympique Lyonnais, em 2007 aos 13 anos de idade.

Ele permaneceu junto ao clube francês até 2013, recebendo treinamentos e realizando jogos pelas categorias de base, como um atleta amador.

OLYMPIQUE LYONNAIS -

Depois de anos de treinamento, dedicação e especialização no futebol, Corentin Tolisso passou a se tornar um jogador sénior de futebol, junto à equipe reserva do Lyon II, no ano de 2012. Porém foi em 2013 que uma ótima oportunidade chegou para o atleta.

No dia 10 de agosto de 2013, o treinador da equipe principal do Lyon, Rémi Garde, convidou Tolisso para entrar em campo aos 92 minutos de um jogo contra o Nice, que foi derrotado por 4x0. Porém a partida terminou logo depois. Aquela foi sua primeira participação pelo Lyon na equipe principal.

Tolisso realizou sua estreia de verdade, e em uma competição europeia, quando participou de um jogo contra o clube croata, HNK Rijeka, que foi derrotado por 1x0, durante a fase de grupos da Europa League UEFA de 2013/2014.

Depois de transmitir confiança aos seus treinadores, através de suas proezas dentro de campo, Tolisso assinou seu primeiro contrato como jogador profissional com o Lyon no dia 17 de agosto de 2013, com validade até 2017.

O primeiro gol oficial de Tolisso como atleta profissional aconteceu no dia 9 de março de 2014, em um jogo contra o clube Girondins de Bordeaux, que foi derrotado em 2x1.

Corentin Tolisso do FC Bayern München durante a partida da Bundesliga entre VfL Bochum e FC Bayern München no Vonovia Ruhrstadion em 12 de fevereiro de 2022 em Bochum, Alemanha. (Foto de M. Donato/FC Bayern via Getty Images)

Durante a temporada de 2014/2015, vários jogadores sofreram lesões graves, e precisaram se ausentar por um tempo, tais como Yoann Gourcuff, Gueïda Fofana e Clément Grenier. Eles eram jogadores experientes, mas ficaram de fora por um tempo, se recuperando. Foi aí que Corentin Tolisso passou a ser mais usado dentro de campo.

Naquela temporada, o francês jogou em todas as partidas da Liga 1, integralmente, e brilhou nos gramados, garantindo 7 gols para o clube. No final da temporada, Corentin Tolisso e seus companheiros de equipe, Nabil Fekir e Anthony Lopes foram gratificados com novos contratos para assinar, e contendo maiores valores salariais, e também um prazo de validade muito bom, até 2020.

Tolisso continuou com seu ritmo frenético em campo também durante a temporada de 2015/2016, pela Liga 1, e ele conseguiu marcar 5 gols e ofereceu 6 assistências com sucesso, nos jogos do Lyon. Naquela temporada, o Lyon terminou o campeonato como vice-campeão, atrás do vencedor, o Paris Saint Germain.

Depois de participar em diversos jogos enfrentando rivais poderosos e de demonstrar um grande progresso em seu futebol, Tolisso passou a ser muito assediado por clubes europeus, que passaram a oferecer grandes somas para obter o passe do francês. Um deles foi o clube italiano Napoli, que chegou a ofertar quase 38.000.000 de Euros, em julho de 2016.

Porém Tolisso recusou as ofertas, e de forma extremamente humilde, alegou que ainda precisava aprimorar seu futebol dentro do clube Lyon, e que gostaria de permanecer mais tempo em seu clube. Aquela atitude nobre de Tolisso aumentou ainda mais o desejo daqueles clubes em obter o jogador.

Na temporada de 2016/2017, o jogador marcou seu primeiro gol em um jogo durante a fase de grupos da UEFA Champions League, aos 13 minutos, em uma disputa contra o Dínamo Zagreb que foi derrotado por 3x0, no dia 14 de setembro de 2016.

E no dia 2 de outubro, Tolisso passou a receber a braçadeira de capitão da equipe pouco tempo antes de acontecer um dérbi muito aguardado pelos torcedores, o derby do Rhône, o enfrentamento clássico entre o Lyon e seu eterno rival, o Saint-etienne, que ocorreu no estádio recém-inaugurado do Lyon, em 2016, o Parc Olympique Lyonnais, para 59.100 torcedores.

Naquele confronto histórico infelizmente o Lyon foi derrotado, e uma grande falta de controle emocional tomou conta dos jogadores, no final do jogo. Muitos torcedores também ficaram eufóricos.

O capitão da equipe, Tolisso, permaneceu firme junto ao clube, sempre marcando presença, e no final daquela temporada ele havia contribuído com 14 gols e mais 7 assistências em um total de 47 partidas em todas as suas competições pelo clube. Tolisso foi também homenageado na equipe da UEFA Europe League daquela temporada.

Desde o seu início junto ao clube Lyon, Tolisso disputou 160 partidas e marcou 29 gols em sua totalidade.    

BAYERN DE MUNIQUE -

No dia 14 de junho de 2017, o clube alemão Bayern fez uma proposta irrecusável para obter o jogador, oferecendo um contrato de 5 anos e uma taxa de transferência de 41,5 milhões de Euros além de mais 6 milhões em bônus futuros.

Aqueles valores negociados entre os clubes haviam sido os maiores que o Lyon já havia recebido, até aquele momento. Foi também um recorde batido dentro da Bundesliga, em uma contratação.

Tolisso fez a sua estreia em um jogo da Supercopa da Alemanha, contra o Borussia Dortmund, no dia 5 de agosto, obtendo uma vitória nos pênaltis, em 5x4. O Bayern foi o grande campeão da temporada.

Depois fez a sua estreia nos jogos da Bundesliga, no dia 18 de agosto e garantiu na partida o 2º gol do jogo, derrotando o Bayer Leverkusen por 3x1.

Posteriormente, no dia 21 de outubro de 2020, um gol fantástico foi marcado pelo francês, em uma disputa contra o Atlético de Madrid que foi derrotado por 4x0, durante a 1ª fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA na temporada 2020/2021.



Compartilhe esse conteudo