Patronato e Botafogo se enfrentam pela Copa Sulamericana nesta quarta-feira (12/07/2023) no Estadio Presbítero Bartolomé Grella (Paraná). Abaixo você confere as melhores probabilidades e estatísticas para cada time.
Apesar de não ter conseguido superar a fase de grupos da Copa Libertadores, o Patronato conseguiu se manter vivo nas competições continentais, algo mais do que plausível tendo em vista que se trata de um elenco que atualmente atua na segunda categoria do futebol argentino. Um gol a poucos minutos do final deu ao Patronato uma vitória impressionante por 1 a 0 fora de casa sobre o Atlético Nacional na última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, garantindo o terceiro lugar em sua chave para selar a passagem para as 16avos de final da Copa Sul-Americana.
Ter feito poderá concretizar as aspirações internacionais do Patrono, que atravessa um momento complexo no nível doméstico, ocupando o 12º lugar da Liga Nacional depois de ter perdido por 2 a 0 no último fim de semana frente ao Alvarado. Estar em casa também não é garantia para uma equipe que perdeu duas das três partidas que disputou em casa pela fase de grupos da Copa Libertadores (V1).
Não conseguir se manter na liderança do seu grupo apesar de não ter perdido em nenhuma das seis rodadas (V2, E4) foi uma grande decepção para o Botafogo, principalmente porque agora terá que jogar esta fase de playoff para colocar seu nome nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os torcedores do Botafogo certamente ficarão tranquilos, já que seu time está no topo da Série A do Brasil e tem dez pontos de vantagem sobre seus rivais mais próximos.
Os cariocas também chegam a este confronto com um nível que corrobora o que tem feito no nível doméstico nesta temporada, visto que perdeu apenas um dos últimos 12 jogos em todas as competições (V8, E3 nos 90 minutos). A confiança do Botafogo pode crescer ainda mais se levar em conta a invencibilidade em casa contra adversários argentinos nas cinco partidas anteriores (4V, 1E), onde também não sofreu gols três vezes.
O zagueiro Cristián González fez o gol que deu passagem ao Patronato para esta fase da Copa Sul-Americana e marcou em duas de suas últimas três partidas. Talvez sua função aqui, porém, seja deter Carlos Eduardo, que marcou no último final de semana pelo Botafogo e já participou diretamente de três gols no torneio (dois gols, uma assistência). As últimas dez partidas oficiais do Botafogo registraram menos de 2,5 gols no total.