O Flamengo tem um pé e meio na final da Copa Libertadores 2022 após a vitória esmagadora por 4 x 0 sobre o Vélez Sarsfield, e busca o acesso à fase decisiva da competição continental pela terceira vez nos últimos quatro anos. Como se não bastasse a diferença de quatro gols a seu favor, o Mengão também passa por uma grande fase e acumula 16 partidas em todas as competições sem conhecer a derrota.
Do lado do Vélez, tudo indica que ele viaje ao Maracanã por nada mais do que o empenho que significa jogar este jogo de volta, já que não há um cenário realista em que ele possa superar o déficit de quatro gols. Além disso, suas recentes atuações não inspiram muita confiança, já que ele enfrenta esse compromisso sabendo que tem seis jogos sem uma vitória sequer em todas as competições.
Começa a partida de volta no Marcanã. Os jogadores do Flamengo estão trocando passes curtos uns com os outros, esperando o momento certo para bater a defesa adversária. Um bom cruzamento para a área é aproveitado de primeira por Pedro (Flamengo), mas seu potente arremate para o gol é bloqueado de forma soberba por um defensor.
O Vélez rouba a bola e parte com Lucas Pratto que avança em direção à área e recebe um passe curto de Lucas Janson. Ele finta o marcador e dispara um chute rasteiro, porém indefensável, no meio do gol, colocando time argentino na frente.
Arrascaeta (Flamengo) deixa o marcador para trás e dispara um fortíssimo chute da entrada da área. Leonardo Burian vê a bola com atraso, mas consegue impedir que ela entre no lado direito da meta.
O Flamengo pressiona a todo momento e numa bola levantada na área Pedro pega de cabeça e não perdoa e manda para o fundo do gol deixando o Mengo em grande vantagem no resultado agregado. Arrascaeta tem nova chance de marcar para o Flamengo. Ele chuta de dentro da área, mas o zagueiro consegue de alguma forma fazer o bloqueio e impedi-lo. Pedro chega perto de marcar com um chute de dentro da área, mas a bola passa raspando a trave esquerda.
Um golaço de Marinho para o Mengão. Ele recebe passe na entrada da área e manda uma bola curva praticamente no ângulo sem nenhuma chance para o goleiro do time argentino. Walter Bou (Vélez Sarsfield) se vê com espaço na entrada da área e arremata um belíssimo chute em direção ao lado esquerdo do gol, mas Santos usa as duas mãos para fazer uma grande defesa. O árbitro encerra a partida aos cinquenta e um minutos e o Flamengo está classificado para a fina da Copa Libertadores da América.