Aucas e Flamengo se enfretam pela Copa Libertadores nesta quarta-feira (05/04/2023) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda (Quito). Abaixo você confere as melhores probabilidades e estatísticas para cada time.
O AUCAS NÃO ESTÁ NO SEU MELHOR PARA ESTE CONFRONTO
O primeiro título de sua história no nível mais alto do Equador deu ao Aucas a oportunidade de estrear na fase de grupos da Copa Libertadores, torneio no qual talvez seu principal objetivo seja o terceiro lugar considerando o nível do elenco do Grupo A. O atual campeão equatoriano também não está no seu melhor para este confronto, visto que, embora não tenha perdido nas duas últimas apresentações (1V, 2E), conquistou apenas uma vitória até o momento em 2023 (2E, 2D).
As presenças anteriores da equipe de César Farías a nível continental também não inspiram muita confiança, já que nunca passaram da fase de grupos nas últimas seis participações em torneios deste calibre - perderam na fase de classificação em quatro dessas campanhas. Seus dois únicos retrospectos no passado contra um adversário do Brasil podem causar ainda mais preocupação aos torcedores do Aucas, já que perdeu sem ver o gol nas duas partidas (4-0 no placar agregado).
PRIMEIRO TRIMESTRE DECEPCIONANTE PARA O FLAMENGO
O primeiro trimestre de 2023 foi uma decepção atrás da outra para o Flamengo, atual campeão da Copa Libertadores, com uma péssima exibição no Mundial de Clubes, no qual perdeu na primeira rodada, seguida de uma derrota nos pênaltis na Recopa Sul-Americana contra o Ind. del Valle em seu próprio campo (pontuação agregada 1-1). Ao menos a torcida do Mengão terá algum consolo no fato de seu time chegar aqui após vencer o eterno rival Fluminense por 2-0 no jogo de ida da final do Campeonato Carioca.
O tricampeão da América tem sido um dos grandes dominadores da competição nos últimos anos, já que não só chegou à final em três das últimas quatro edições, como ostenta uma sequência de 31 jogos consecutivos sem perder no tempo regulamentar (24V, 7E nos 90 minutos). Ainda assim, o técnico Vitor Pereira não pode dar nada como certo, tendo em vista que sua última derrota na Liberta aconteceu justamente no Equador (5-0 contra o Ind. Del Valle em 2020).
Qualquer alegria no ataque do Aucas provavelmente virá dos pés de Jhon Cifuentes, que marcou três gols nas duas últimas partidas do time. Já Pedro foi o artilheiro da Libertadores anterior, com 12 gols, e também marcou nas últimas três partidas do Flamengo.Dezesseis das últimas 18 partidas do Flamengo na fase de grupos da Copa Libertadores tiveram mais de 2,5 gols no total.