Terceiro colocado da Série A do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vive bom momento e chega em alta para o embate de ida da final da Copa do Brasil. O Timão, afinal, venceu três de seus últimos quatro jogos (1E), marcou dois gols em cada uma das últimas quatro partidas e tem apenas uma derrota nos últimos 10 duelos que disputou (5V, 4E). Como mandante, o desempenho é ainda mais animador. O time de São Paulo está invicto há sete embates nesta condição (6V, 1E) e venceu os últimos quatro, marcando pelo menos dois gols em cada um dos confrontos.
Tricampeão da Copa do Brasil (1990, 2006 e 2013), o Rubro-negro busca seu quarto título e encerrar o jejum de nove anos sem conquistar a principal competição mata-mata do futebol brasileiro. O time carioca ainda tem quatro vices do torneio no currículo (1997, 2003, 2004 e 2017) e chegou nas semifinais em sete oportunidades: 1989, 1993, 1995, 1996, 2014, 2018 e 2021.
O primeiro ataque perigoso do jogo é do Flamengo logo aos dois minutos. Gabigol tenta a sorte e solta o chute de longa distância, que passa perto da trave esquerda. Rodinei (Flamengo) tenta encontrar a cabeça de um dos companheiros de time com um cruzamento promissor dentro da área. Infelizmente para ele, a defesa adversária pula mais alto que os jogadores de ataque e elimina a ameaça perigosa.
Du Queiroz (Corinthians) tem uma grande oportunidade ao dispara de longa distância. O chute vai na direção do canto inferior esquerdo, mas Santos estava alerta e fez uma defesa confortável. Arrascaeta (Flamengo) joga a bola na grande área, mas um dos defensores adversários reage rapidamente e isola a bola longe.
Gabigol (Flamengo) recebe o grande passe dentro da área e desperdiça uma chance de ouro. O goleiro consegue uma defesa incrível. Yuri Alberto (Corinthians) avança dentro da área e puxa o gatilho, mas não consegue vencer o goleiro. Ele direcionou o chute no canto esquerdo, mas um dos defensores reagiu brilhantemente para bloquear o chute.
Gabigol (Flamengo) tem uma grande oportunidade ao dispara de longa distância. O chute vai na direção do canto inferior direito, mas Cássio estava alerta e fez uma defesa confortável. Braulio Machado encerra o primeiro tempo ao soprar o apito quando o relógio marcava quarenta e oito minutos.
Arrascaeta parece querer definir o jogo no início do segundo tempo. Ele tenta marcar da cobrança de falta a média distância. Apesar da tentativa, a bola passa a centímetros do travessão. O passe abre a defesa e Gabigol (Flamengo) domina enquanto parte em velocidade para a área. Sem olhar, ele arremata no lado esquerdo do gol, mas Cássio consegue uma defesa brilhante.
Gabigol (Flamengo) teve uma oportunidade de ouro ao acertar um voleio à queima-roupa. A bola tinha endereço certo no meio do gol, mas Cássio estava atento e praticou uma incrível defesa.
Renato Augusto (Corinthians) dispara um bom chute de fora da área, mas a bola passa raspando o poste esquerdo. David Luiz (Flamengo) tenta a sorte com uma bomba no chute de longe, mas a finalização passa raspando o travessão! Um exemplo de quando a sorte não está a seu lado.
Gabigol (Flamengo) dominou um ótimo passe na entrada da área e disparou uma bomba em direção ao lado direito do gol, mas o goleiro estava preparado e fez uma excelente defesa. Giuliano (Corinthians) dispara a bola da entrada da área, mas sua tentativa é bloqueada pelo defensor. Isso é tudo na Neo Química Arena.