A Copa Sul-Americana Conmebol de 2022, é a 21ª edição do campeonato de futebol pelos times da América do Sul. Estão envolvidos nesta competição 56 clubes provindos de 10 Associações esportivas. Os jogos estão sendo realizados na cidade de Córdova, Argentina, no Estádio Mario Alberto Kempes.
O clube vencedor da Copa Sul-Americana 2022 vai garantir uma vaga para disputar os jogos em 2023, pela Copa Libertadores, e também poderá disputar o duelo na Recopa Sul-Americana de 2023, enfrentando o vencedor da Copa Libertadores de 2022.
Nesta quarta-feira do dia 3 de agosto, às 19:15, o Tricolor São Paulo vai encarar o Ceará em um jogo realizado no Estádio do Morumbi, neste jogo de ida pelas quartas de final. Esse duelo vai representar um grande desafio para Rogério Ceni, visto que o São Paulo ainda possui em seu plantel um número alto de jogadores lesionados.
Em contrapartida, o Ceará vem seguindo firme na Copa Sul-Americana, desenvolvendo um maravilhoso futebol e obtendo excelentes resultados, e é basicamente o time com o melhor aproveitamento em toda a competição até agora.
O querido Vovô da torcida cearense realizou 8 partidas até agora, sem nenhuma derrota. Ele é o líder do grupo G com 18 pontos, mantendo a sua liderança. Já contabilizou até agora 22 gols marcados e apenas 2 gols sofridos. É bem verdade que o Ceará não está em seu melhor momento nos jogos do Brasileirão na série A, mas pela Conmebol está arrasando.
Um fator de apreensão para o treinador do Ceará, Marquinhos Santos, será lidar com alguns desfalques que o time vai ter que encarar para hoje. O lateral esquerdo Bruno Pacheco já está pendurado com cartões amarelos e não jogará hoje.
O ponta direita Jhon Vasquez foi emprestado para o Deportivo Cali. Bruno Pacheco, Matheus Peixoto e Dentinho nem sequer viajaram com a equipe. E o lateral direito Nino Paraíba está pendurado e fora do jogo.
Marquinhos Santos tentará formar um esquema tático 4-2-3-1, contando com os jogadores:
João Ricardo; o zagueiro Messias, o capitão Luiz Otávio e Victor Luis; os volantes Richard e Richardson; Mendoza, o meia ofensivo Vina, e o ponta direita Lima.
O São Paulo tem estado trabalhando muito e ao mesmo tempo sofrendo inúmeros desgastes dentro da equipe. O time vem seguindo firme e disputando seus jogos pelas 3 competições ao mesmo tempo, ou seja, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
O tricolor paulista vem encarando a Copa Conmebol como uma das suas principais cartadas, para tentar conquistar um título como campeão. Assim como o time do Vovô, o São Paulo vem se destacando neste campeonato também. O clube é o líder do grupo D, com 16 pontos, 5 vitórias e 1 empate, sem nenhuma derrota.
No final de semana dos dias 30 e 31 de julho, Rogério Ceni decidiu poupar praticamente todos os seus titulares durante o último jogo feito pelo Brasileirão, para que pudessem se restabelecer para o duelo contra o Ceará.
Infelizmente o clube tem hoje vários jogadores lesionados, tais como Jandrei com lesão nas costas, o ponta esquerda Caio que já passou por cirurgia no joelho, o zagueiro Robert Arboleda que operou o tornozelo, e o volante Luan, que fez cirurgia no músculo adutor.
Mas, apesar disso tudo, com o São Paulo jogando em casa, é muito provável que o Tricolor possa ter uma chance de surpreender dentro de campo e assim conquistar uma bela vantagem em cima dos cearenses. Pelo que já foi apurado até o momento, mais de 45.000 ingressos foram vendidos para esse clássico no Morumbi.
Ceará e São Paulo já se enfrentaram em 2011 pela Copa Sul-Americana. O Vovô venceu o jogo de ida por 2x1, mas o Tricolor derrotou o Ceará na partida de volta, com placar final de 3x0, e então, conquistou a classificação.