A Copa América feminina começou há pouco mais de 15 dias, e já se encaminha para os seus jogos finais. Nesta terça-feira, 26 de julho às 21:00, vai acontecer o grande duelo entre duas equipes que vêm se destacando em todo o campeonato feminino de 2022, as seleções do Brasil e Paraguai.
A equipe feminina do Brasil está na liderança do grupo B, com 12 pontos, 4 vitórias e nenhum empate ou derrota. O Brasil vem seguindo firme na liderança, e em todas as disputas com as equipes rivais que enfrentou, as brasileiras venceram com grande folga. As jogadoras brasileiras marcaram 17 gols até agora, e não sofreram nenhum.
No início do Campeonato, em um jogo do Brasil contra a Argentina que aconteceu no dia 9 de julho, o placar final ficou em 4x0. No dia 12 de julho, jogando contra a seleção do Uruguai, o Brasil finalizou um placar de 3x0. No dia 18 de julho, enfrentando a Venezuela,a vitória brasileira ficou em 4x0. E por fim, no dia 21 de julho no enfrentamento contra o Peru, o resultado final do jogo ficou em 6x0.
A seleção do Paraguai também se encontra em uma ótima posição. A equipe faz parte do grupo A e é a vice-líder do grupo, atrás da Colômbia. O Paraguai atingiu até agora 9 pontos, com 3 vitórias e 1 derrota.
No dia 8 de julho, logo em sua primeira disputa, o Paraguai foi derrotado pela seleção da Colômbia, por 4x2. Porém, depois a equipe se restabeleceu e passou a vencer também todas as próximas partidas.
No dia 11 de julho, derrotou o Chilepor 3x2. No dia 14 de julho encarando a Bolívia, as paraguaias venceram por 2x0. E no dia 20 de julho, venceram também o Equador,derrotado por 2x1.
Apesar de todo o histórico de vitórias que o Brasil possui, e também pela atual probabilidade de vitória sobre o Paraguai, mesmo assim, as brasileiras sabem que devem ser cautelosas agora.
Em entrevistas coletivas, a treinadora do Brasil, a sueca Pia Sundhage, mencionou sobre a disputa de terça-feira, na semifinal, e ela disse: “As paraguaias possuem um bom domínio na posse de bola, apresentam um contra-ataque forte e rápido, e são bem perigosas nas bolas paradas também. Mas o Brasil está bem preparado, temos uma defesa bem sólida, e nosso ataque será mais eficiente”.
Essa etapa final dos jogos da Copa América 2022 será decisiva para determinar quais serão as duas únicas seleções da América do Sul, que irão garantir a vaga para disputar os Jogos Olímpicos em 2024, em Paris.
O Brasil possui jogadoras talentosas e experientes. Das 23 jogadoras que fazem parte do plantel da equipe, 13 delas jogam aqui mesmo no futebol brasileiro.
Adriana, que é a artilheira do campeonato, com 5 gols marcados, defende o Corinthians. A atacante Bia Zaneratto joga pelo Palmeiras e a meio-campista Maria Eduarda Francelino atua pelo Flamengo.
As últimas equipes finalistas que se enfrentarão, a partir de agora, incluem o Brasil, Paraguai, Argentina e a anfitriã Colômbia. As disputas serão realizadas no Estádio Alfonso López em Bucaramanga, na Colômbia, e os jogos serão transmitidos pelo canal SBT e também Sportv.
A grande final será no dia 30 de julho.