O atleta espanhol Iñigo Martinez Berridi é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube do País Basco na Espanha, Atlético de Bilbao, da La Liga, desde janeiro de 2018, quando assinou um contrato pelo clube, válido até junho de 2023.

O craque atua dentro de campo na posição de zagueiro, e usa a camisa do seu clube Nº 4. Ele tem 1,82m de altura, pesa aproximadamente 77 kg e é um jogador canhoto.

Martinez, além de representar o seu clube espanhol, sempre com muita determinação e profissionalismo, também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Espanha, desde 2011 quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção juvenil SUB-20, aos 20 anos de idade.

(en.wikipedia.org) Símbolo clube Athletic Bilbao

Iñigo Martinez Berridi é assessorado pela agência do empresário Carmelo Sánchez, uma empresa especializada na administração e gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente ligados ao futebol internacional. O valor comercial de mercado do craque atualmente é de € 25 milhões de euros.

Iñigo Martínez Berridi nasceu no dia 17 de maio de 1991, na cidade de Ondarroa, na província de Biscaia, País Basco da Espanha.

PERFIL DE JOGO

O craque Berridi é um jogador que possui grande capacidade de visão espacial dentro do jogo, aliada a uma velocidade e poder de arrancada muito surpreendentes.

O craque também apresenta grande versatilidade na hora de desestruturar jogadas perigosas, e rapidez com inteligência na hora certa de acelerar o ritmo de jogo.

Alguns comentaristas esportivos têm associado o perfil de jogo do craque Martínez com o seu conterrâneo, o zagueiro espanhol Carles Puyol Saforcada, que também mostrou ser um grande líder de equipe em sua época, demonstrando ótima habilidade motora, facilidade em roubos de bola, e um ótimo senso de aproveitamento em contra-ataques.

Seus dribles geralmente são rápidos e criativos, e o craque apresenta  uma excelente desenvoltura técnica.

(as.com) Iñigo Martínez #6, defendendo seu clube Real Sociedad, que renovou seu contrato até 2021.

PRINCIPAIS CLUBES

CLUB DEPORTIVO AURRERÁ ONDARROA - (futebol amador)

O craque Iñigo Martínez começou sua carreira bem jovem, quando ingressou junto ao clube de futebol amador, Club Deportivo Aurrerá Ondarroa, da 3ª divisão do futebol basco, para receber treinamentos, a fim de aprimorar seu perfil de jogo. Ali, o craque passou a treinar pelas equipes juvenis do clube, e permaneceu jogando até 2006.

REAL SOCIEDAD CANTERA - (futebol amador e profissional)

Naquele mesmo ano, no final de 2006, Iñigo acabou ingressando junto ao clube espanhol, Real Sociedad, para ser treinado pela academia juvenil de futebol amador do clube, chamada de Cantera, junto ao complexo Zubieta, a fim de receber mais aprimoramentos em seu futebol.

Depois de 3 anos ali demonstrando total dedicação e empenho, no ano de 2009, aos 18 anos de idade, o craque passou a ser reconhecido pelo clube como um jogador sênior e profissional.

(marca.com) Iñigo Martínez #4, comemorando vitória do Athletic Bilbao na Supercopa 2021.

Martínez foi convocado para integrar a equipe de jogadores reservas do clube, a Real Sociedad B, e durante a temporada de jogos 2009/2010, ele realizou a sua estreia dentro de campo.

O jovem atleta brilhou nos gramados depois de fazer grandes jogadas pelo seu clube. Ele conseguiu garantir 1 gol naquela temporada e marcou sua presença em  23 jogos. Depois daquele período, o Real Sociedad B conseguiu obter uma promoção para a 3ª divisão, depois de 12 meses fora.

Depois de aprimorar bem o seu futebol, no dia 27 de agosto de 2011, o craque finalmente conquistou o seu lugar na equipe de jogadores veteranos do clube, e foi convocado para disputar os jogos pela La Liga, junto com a equipe principal.

Ele realizou a sua estreia profissional em uma disputa jogando fora de casa, contra o rival Sporting de Gijón, onde jogou durante toda a partida completa e obteve uma vitória por 2x1.

O primeiro gol do craque aconteceu no dia 2 de outubro de 2011, em um importante dérbi contra o rival Athletic de Bilbao, que naquele dia venceu o jogo por 2x1.

Martínez garantiu o empate para o Real Sociedad logo depois que se iniciou o 2º tempo, quando o zagueiro Vadim Demidov lançou a bola para Martínez que estava quase no meio de campo. O craque lançou uma bomba de longe que acabou entrando no gol adversário.

Porém, o centroavante do Athletic de Bilbao, Fernando Llorente, acabou marcando o 2º gol da vitória.

Durante o Campeonato Espanhol da La Liga, o craque garantiu seu 3º gol em uma disputa contra o Real Bétis, e ele ainda evitou um empate final, no jogo que aconteceu no dia 27 de novembro de 2011. O craque acabou acertando as redes aos 90’ + 2’ minutos de jogo, obtendo a vitória para seu clube nos últimos segundos de jogo, com placar final 3x2.

Durante a campanha de jogos de 2012/2013, Martínez permaneceu firme como um dos principais membros da equipe, jogando pela 1ª divisão, e ele conseguiu totalizar no final do campeonato, 4 gols marcados e mais 34 jogos com a sua participação.

Pela sua atuação brilhante, ele  ajudou muito o Real Sociedad a ingressar novamente junto a UEFA Champions League, após 10 anos fora da Liga.

Depois daquela atuação em campo, no dia 26 de abril de 2016 o Real Sociedad ofereceu um novo contrato para o jogador permanecer no clube por mais 5 anos, até 2021.

Durante todo o período em que o craque defendeu seu clube, o Real Sociedad, ele bateu a marca de 238 jogos disputados, e mais 17 gols marcados por ele, depois da sua estreia, aos 20 anos de idade.

(colunabarcelona.com) Iñigo Martínez, do Athletic Bilbao, vem sendo sondado pelo clube Barcelona, entre outros.

ATHLETIC BILBAO -

Depois de chamar a atenção de diversos clubes europeus e de receber propostas tentadoras, Iñigo Martínez acabou ingressando no clube Basco Espanhol

Athletic Bilbao, e assinou um contrato com a diretoria do clube no dia 30 de janeiro de 2018, válido até 2023.

O valor daquela transação alcançou a cifra de  € 32 milhões de euros, um valor recorde para o clube comprador.

Martínez realizou sua estreia em uma disputa contra o clube Girona FC, que ocorreu no dia 4 de fevereiro, durante os jogos do Campeonato Nacional, e naquele jogo o clube Girona venceu por 2x0.

O primeiro gol do craque pelo novo clube aconteceu durante uma disputa contra o rival Real Betis, que foi derrotado naquele dia, 20 de junho de 2020, por 1x0. O craque marcou aquele único gol do jogo, de calcanhar, aos 7’ minutos de jogo, depois que Iñigo Córdoba gerou uma assistência perfeita para Martínez  balançar as redes.

O craque Iñigo Martínez continuou brilhando dentro de campo, durante os jogos finais da Copa Del Rey de 2020.

No final daquele torneio, o craque dedicou bastante tempo para fazer declarações aos jornalistas, cumprimentar torcedores e abraçar os antigos companheiros de equipe. Posteriormente a mídia esportiva elogiou bastante o craque, por sua generosidade e carinho demonstrado por todos, sem exceção.    

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS

O jogador Iñigo Martínez começou a disputar jogos mundiais no ano de 2011, aos 20 anos, pela seleção da Espanha, SUB-21. Depois de demonstrar uma performance impecável dentro de campo, o treinador Luis Milla acabou convocando o jovem craque para disputar os Jogos Olímpicos de Verão em 2012, em Londres.

Ele conquistou a sua primeira internacionalização pela seleção da Espanha em 2013.

Posteriormente, Martínez garantiu o seu primeiro gol, no último minuto, e de cabeça, quando disputou um jogo contra a República Tcheca durante o campeonato da Liga das Nações UEFA, que ocorreu no dia 5 de junho de 2022, com placar final em 2x2.

Compartilhe esse conteudo