Fique por dentro agora da trajetória, da história e das curiosidades que giram em torno de uma das equipes mais antigas e mais emblemáticas de toda a República Tcheca.

A história do Football Club Viktoria Plzeň que é mais conhecido apenas como Viktoria Plzeň começou no ano de 1911, mostrando que o clube é verdadeiramente um ancião no futebol da República Tcheca.

O Vik como também é conhecido é um clube da cidade de Plzeň, na região da Boêmia, e apesar de não ser um dos grandes nomes do futebol nacional, é um clube que vem cada vez mais aparecendo de forma notória nas temporadas que ele disputa.

Além disso, o time também vem conquistando o coração de muitos torcedores e simpatizantes pelo mundo, o que obviamente é algo muito bom para qualquer clube.

E uma outra curiosidade, é que antes do clube ser conhecido pelo nome atual, ao longo de sua história vários nomes foram atribuídos para o time tcheco, como  SK Viktoria Plzeň, Sokol Škoda Plzeň,  Sokol ZVIL Plzeň, DSO Spartak LZ Plzeň, TJ Spartak LZ Plzeň, TJ Škoda Plzeň, e por fim, o famoso FC Viktoria Plzeň.

Escudo do Viktoria Plzeň.  (Foto: Wikipédia)
Escudo do Viktoria Plzeň. (Foto: Wikipédia)

Hoje o Viktoria vem de uma sequência extraordinária de 4 vitórias e apenas 1 derrota nas suas 5 últimas partidas disputadas, havendo ainda uma goleada de quebra contra o tradicional Bohemians 1905 por um gritante 6x0 jogando em casa.

O que mostra o quão proveitosa vem sendo a campanha feita pelos dedicados jogadores e pelo técnico do time tcheco.

Atualmente o Vik se encontra na segunda colocação do Campeonato Tcheco de futebol esbanjando uma quantidade de 47 pontos, estando apenas a 1 ponto do atual líder Slavia Praha, o que deixa muito claro que  qualquer momento iremos ver a nada surpreendente notícia que o Viktoria tomou de assalto o topo da tabela.

Além de uma campanha formidável que o time vem fazendo, eles ainda contam com um incrível saldo de 23 gols na temporada, o que também querendo ou não, eleva muito a autoestima do time.

Jogadores do Viktoria comemoram após virada extraordinária.        (Foto:IDNES.CZ)
Jogadores do Viktoria comemoram após virada extraordinária. (Foto:IDNES.CZ)

E é claro que um time tão valente e destemido como o Viktoria Plzeň tem ao longo de sua trajetória várias conquistas de várias competições, entre os canecos já conquistados, podemos citar alguns como:

As 5 conquistas do Campeonato Tcheco de futebol que é conhecido também como Fortuna Liga, em Tcheco. O time ganhou o troféu nos anos de 2010-11, 2012-13, 2014-15, 2015-16 e 2017-18, sendo considerada uma das melhores épocas do time tcheco em toda a história.

Podemos citar também a única conquista da Copa da República Tcheca no ano de 2009, além também das 2 conquistas da Supercopa Tcheca no ano de 2011 e 2015, mostrando que o time tem muita história para contar, diferente do que muitas pessoas pensam.

Uma curiosidade que muitos não sabem, é que a gigante muralha Petr Čech, começou sua carreira como atacante, isso mesmo que você leu, o goleirão que é considerado por muitos como um dos melhores goleiros de todos os tempos começou sua trajetória no futebol jogando pelas categorias de base do Viktoria Plzeň.

O que acabou levando o jovem a se tornar goleiro, era que enquanto seus colegas de treino evoluíam cada vez mais com o passar do tempo, Petr simplesmente não progredia na posição avançada, ficando para trás em relação a seus companheiros, o que o levou a mudar de posição após um certo tempo.

Pois como é possível notar, o jogador é muito alto, fazendo assim ele se identificar com a posição de goleiro, seguindo assim em diante, até se tornar o astro que é conhecido mundialmente por seu talento e por seu icônico capacete.

Petr Čech, um dos melhores goleiros de toda a história do futebol mundial. (Foto: A Gazeta)
Petr Čech, um dos melhores goleiros de toda a história do futebol mundial. (Foto: A Gazeta)

Hoje o Vik se encontra em uma das melhores de suas fases, pois o clube não precisa se preocupar com problemas que  chegam até mesmo aos gigantes, como um rebaixamento, por exemplo.

O que só aumenta o foco e o direcionamento da equipe para se consagrarem campeões nacionais novamente, para assim marcarem mais ainda a história do futebol do país europeu.

Hoje o Viktoria Plzeň tem como casa o estádio Doosan Arena, que antes era conhecido como  Stadion Města Plzně. O estádio hoje em dia é multiuso, servindo para várias outras finalidades também.

O estádio foi inaugurado em 1955, e na época de sua construção, o estádio foi criado  para receber eventos como o Spartakiad regional, que eram grandes eventos de ginástica que eram realizados como uma forma de celebrar a libertação da Tchecoslováquia pelo Exército Vermelho no ano de 1945.

Sua capacidade era de 35.000 pessoas antigamente, das quais 7.600 ficavam sentadas, mas em 2002-03, o estádio passou por uma reconstrução para atender às necessidades da associação de futebol e a capacidade diminuiu significativamente para 7.425 pessoas.

O Doosan ainda foi reformado no ano de 2011, com um investimento exorbitante de 360 milhões de coroas tchecas para a modernização do estádio, o que acabou resultando em um maior conforto e um local mais agradável para os muitos torcedores do Vik, que são sempre lembrados por sua paixão incondicional pelo time.

O palco dos shows futebolísticos fica localizado na famosa região de Plzeň, que é conhecida mundialmente por suas cervejas, sendo hoje a quarta cidade mais populosa de todo o país.

O Doosan hoje tem capacidade para suportar até quase 17.000 torcedores apaixonados e fanáticos.

Imagem aérea do Doosan Arena em um dia ensolarado.         (Foto: Youtube)
Imagem aérea do Doosan Arena em um dia ensolarado. (Foto: Youtube)

O que será que o futuro guarda para o valente time vermelho e azul?

Será que com a chegada do Campeonato Tcheco de futebol o Viktoria Plzeň vai conseguir se manter no topo do pódio, para assim conquistar novamente o título e cravar mais ainda seu nome na história do futebol nacional?

Será que ainda é cedo para o treinador e os jogadores pensarem em competições de maiores magnitudes, como no caso da tão almejada Champions League, que inclusive o destemido clube tcheco já participou anteriormente?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol tcheco e mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões sobre o futuro do heróico time de Boêmia!!


Compartilhe esse conteudo