A equipe do Dallas Cowboys é fruto do petroleiro Clint Murchinson Jr., o qual tentava adquirir uma equipe para expansão em Dallas, no Texas. Entretanto, como Clint tinha uma rivalidade com George Preston Marshall, o qual tinha um monopólio no Sul, este tentou a todo custo se opor a qualquer franquia do seu rival em Dallas.
Ambos estavam quase fechando um acordo para que Clint comprasse o Washington Redskins de George, mas George resolveu fazer mudanças no contrato que enfureceram Clint.
Com essa briga, Clint sabia que George não daria sua aprovação para que ele obtivesse uma franquia de futebol americano, e era necessária a aprovação de todos os proprietários de equipes da National Football League naquela época.
Quando finalmente conseguiu obter a franquia, Clint designou Tom Landry para a posição de treinador principal e assim começou a história de sucesso da franquia. Do período de 1970 a 1979, o Dallas ganhou 105 jogos na temporada regular, mais do que qualquer outra franquia da NFL.
Além disso, a equipe apareceu em cinco Super Bowls durante esse período, vencendo dois deles, os de 1971 e 1977. Já na temporada de 1980, a equipe avançou para os playoffs, mas acabou perdendo o Super Bowl para o Oakland Raiders.
A temporada de 1981 trouxe o segundo título de divisão para a equipe, mas a temporada de 1982 foi encurtada devido a uma greve dos jogadores. Na temporada de 1983, os Cowboys se classificaram mais uma vez para os playoffs, mas foram derrotadas em casa no Wild Card pelos Rams por 24-17.
Após essas temporadas vitoriosas, os Cowboys enfrentariam tempos difíceis, com as próximas três temporadas tendo recordes de derrotas, algo com o qual a equipe não estava acostumada, com os tempos sombrios a equipe foi vendida a Jerry Jones em 1989.
O primeiro ato de Jerry Jones foi demitir Tom Landry, único treinador da história da franquia até então. Foi então que Kimmy Johnson foi contratado como técnico. A estratégia de Johnson foi contratar uma série de jogadores de peso, retornando a equipe para a elite da NFL nos anos subsequentes.
Como a franquia se tornou um sucesso
As mudanças promovidas por Johnson apresentaram resultado e na temporada de 1992, o Dallas estabeleceu um recorde de vitórias, nos playoffs venceram o jogo por 34-0 avançando para o NFC Conference Championship pela primeira vez em 10 anos, foi então que a equipe seguiu adiante.
Enfrentando o 49ers no Candlestick Park, os Cowboys angariaram sua vaga no Super Bowl. No jogo decisivo o Dallas iria enfrentar o Buffalo Bills, do qual conseguiu ganhar por 52 – 17, levando o Super Bowl XXVII.
Na temporada de 1993, os Cowboys voltariam a repetir o feito, novamente derrotando o Buffallo Bills para conquistar o Super Bowl XXVIII por 30 – 13. Todavia, uma desavença entre Johnson e Jones, levaria o treinador a chocar a todos no mundo dos esportes, ao anunciar sua renúncia da equipe.
Foi então que Barry Switzer foi contratado para substituí-lo. Com Switzer no comando no Super Bowl, edição XXX, os Cowboys derrotaram o Pittsburgh Steelers por 27-17, conquistando o quinto título de Super Bowl da equipe.
Mas a equipe viu seu desempenho começar a cair com problemas de lesões, aposentadorias e até mesmo problemas fora de campo. E em 1998 Switzer renunciou ao cargo, sendo substituído por Chan Gailey, todavia Chan Gailey não conseguiu obter grandes resultados, sendo o primeiro treinador dos Cowboys que não levou a equipe ao Super Bowl, ele acabou sendo demitido em 1999.
Novo recomeço
Dave Campo foi promovido a treinador na temporada de 2000, no entanto, a equipe continuou a não apresentar bons resultados. Com isso, Dave foi demitido e Bill Parcells foi selecionado para ser treinador, mas apenas de alguns bons placares, Bill não conseguiu emplacar nenhuma vitória importante.
A equipe só voltaria a experimentar o gosto da vitória em 2007, quando iniciaram a temporada com um recorde de 12 – 1, conquistando o primeiro título da NFC em 12 anos, todavia, perderam os playoffs para os Giants.
Para a temporada de 2010, Jason Garrett foi contratado como treinador principal. Mas apesar de algumas boas vitórias, a equipe não conquistou mais títulos importantes. Na temporada de 2011, os Cowboys eram cogitados a ganhar o NFC East, mas acabaram perdendo a disputa para os Giants.
A temporada de 2012 começou com a equipe derrotando os Giants, terminando a temporada com um recorde de 8 – 8. O feito de derrotar os Giants se repetiu na temporada de 2013, pelo segundo ano consecutivo, dessa vez com uma vitória de 36 – 31.
Já na temporada de 2016, a equipe terminou com um recorde de 13 – 3, mas perderam o primeiro jogo pós-temporada para o Green Bay Packers. A temporada de 2017 trouxe a aposentadoria do quarterback Tony Romo, após 14 temporadas com os Cowboys.
A equipe terminou a temporada com um recorde de 9-7 e não foram para os playoffs. Já na temporada de 2021, os Cowboys conquistaram sua primeira temporada vitoriosa desde 2018, conquistando uma vaga nos playoffs.
A equipe avançou e conquistou o NFC East, mas foram derrotados na rodada de wild card dos playoffs pelo San Francisco 49ers. Para a temporada de 2022 Mike McCarthy deve continuar como treinador principal do time.
Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas.