O Sportivo Luqueño é uma equipe de futebol do Paraguai que participa da Primeira Divisão do país. É um time centenário, que foi criado com a junção de três times da cidade de Luque.
Seus fundadores precisavam unir as torcidas rivais da cidade, dos clubes Marte Athletic, Clube Vencedor e General Aquino. O principal negociador dessa fusão foi Feliciano Cacéres, que articulou a união dos times e fundou, junto com Celestino Aguero, o Sportivo Luqueño em março de 1921.
Feliciano Cáceres é o nome do estádio do time, em homenagem a quem possibilitou o surgimento da equipe. Localizado ao centro de Luque, na rua Sportivo Luqueño, tem capacidade para 26.974 espectadores e é considerado o terceiro melhor estádio do país.
Celestino Aguero era presidente do Marte Athletic e passou a ser presidente do novo time. A contribuição do Clube Vencedor foram os vários troféus da equipe e recursos financeiros. Do General Aquino, herdaram as cores azul e amarela.
No seu ano de fundação, entrou na disputa da segunda divisão do campeonato paraguaio. Três anos após sua entrada, já foi classificado para a primeira divisão. O Sportivo Luqueño foi o primeiro time de interior a chegar à divisão de elite, em 1917 ainda como Marte Athletic e em 1924 com o nome atual.
1921
2000
2017
No começo da história do clube, as iniciais “SL” eram características no escudo. Devido a algumas exigências de torneios nacionais, mudaram para as iniciais CSL com as três estrelas representando seus times originais.
Em 1926, Aurélio González iniciou sua carreira no time, pois Luque é sua cidade natal. Ele é considerado o segundo melhor jogador da história do futebol paraguaio, ficando atrás somente do jogador do Independiente Arsenio Eric. Foi o Sportivo Luqueño que revelou González no esporte.
A melhor fase do clube foi entre 1951 e 1953, anos que ganhou dois títulos da primeira divisão paraguaia. Nessa época, faziam parte do elenco alguns craques, com os primos José Parodi e Silvio Parodi, convocados pela Seleção. Esse último atuou no time brasileiro Vasco da Gama.
Na conquista dos títulos, foi comandado pelo ex-jogador do clube Pedro Pablo Gómez Armoa. O presidente viu o time ir do topo da tabela até o rebaixamento, em 1955. Passou somente um ano na segunda divisão e voltou à divisão de elite.
Após alguns anos, teve que voltar à segunda divisão após ser rebaixado na temporada de 1963. E de novo em 1968.
Em 1975, foi vice-campeão da primeira divisão paraguaio. Seu elenco, nessa década, contou com vários jogadores de peso, como Júlio César Romero e Raúl Vicente Amarilla.
Romero, ou Romerito, foi autor de um dos gols que desclassificou a Seleção brasileira na Copa América de 1979. Alguns anos depois, jogando no Brasil, virou ídolo do Fluminense após fazer o gol do título tricolor do Brasileirão de 1984. Conquistou o vice-campeonato novamente em 1983.
No final dos anos 80 e início dos anos 90, foi institucionalizada a torcida organizada do Sportivo Luqueño. O clube sempre teve uma torcida presente, que foi muito importante em seus momentos decisivos, mas só foi criada a organizada nesta época. Foram apelidados de “Chancholigans” fazendo referência aos Hooligans do futebol inglês.
Em 2007, comandado pelo técnico Miguel Ángel Zahzú, o Sportivo Luqueño foi campeão do Torneo Apertura com nove vitórias consecutivas. Esse é o recorde até os dias de hoje de vitórias consecutivas do país.
De 2009 a 2013, o clube viveu uma queda e passou por um de seus piores momentos na Primeira Divisão, estando várias vezes próximo ao rebaixamento. Porém, se recuperou no ano seguinte, conquistando o direito de disputar a Copa Sul-Americana de 2015.
Nele, conseguiu se manter até a semifinal, sendo eliminado pelo Clube Independente Colombiano de Santa Fé, que mais tarde seria campeão da disputa.
Em 2021, o time ficou em 9º no Torneo Clausura e foi rebaixado para a segunda divisão.
Em 2022, o clube disputa a División Intermedia, a segunda divisão, e ocupa o primeiro lugar com 13 pontos. No Campeonato Paraguaio, está em 6º com 21 pontos.
Confira abaixo o elenco atual do time:
Para acompanhar o Sportivo Luqueño e outros clubes do Paraguai, fique ligado aqui no Bets!