O Sportivo Luqueño é uma equipe de futebol do Paraguai que participa da Primeira Divisão do país. É um time centenário, que foi criado com a junção de três times da cidade de Luque.

Seus fundadores precisavam unir as torcidas rivais da cidade, dos clubes Marte Athletic, Clube Vencedor e General Aquino. O principal negociador dessa fusão foi Feliciano Cacéres, que articulou a união dos times e fundou, junto com Celestino Aguero, o Sportivo Luqueño em março de 1921.

Feliciano Cáceres é o nome do estádio do time, em homenagem a quem possibilitou o surgimento da equipe. Localizado ao centro de Luque, na rua Sportivo Luqueño, tem capacidade para 26.974 espectadores e é considerado o terceiro melhor estádio do país.

Imagem aérea do estádio Feliciano Cáceres, 2014. (Foto: Wikipédia)

Celestino Aguero era presidente do Marte Athletic e passou a ser presidente do novo time. A contribuição do Clube Vencedor foram os vários troféus da equipe e recursos financeiros. Do General Aquino, herdaram as cores azul e amarela.

No seu ano de fundação, entrou na disputa da segunda divisão do campeonato paraguaio. Três anos após sua entrada, já foi classificado para a primeira divisão. O Sportivo Luqueño foi o primeiro time de interior a chegar à divisão de elite, em 1917 ainda como Marte Athletic e em 1924 com o nome atual.

(Foto: Seeklogo)

1921

(Foto: Seeklogo)

2000

O clube teve alguns modelos de escudo desde sua criação, mas sempre mantendo suas cores azul e amarelo. (Foto: Seeklogo)

2017

No começo da história do clube, as iniciais “SL” eram características no escudo. Devido a algumas exigências de torneios nacionais, mudaram para as iniciais CSL com as três estrelas representando seus times originais.

Em 1926, Aurélio González iniciou sua carreira no time, pois Luque é sua cidade natal. Ele é considerado o segundo melhor jogador da história do futebol paraguaio, ficando atrás somente do jogador do Independiente Arsenio Eric. Foi o Sportivo Luqueño que revelou González no esporte.

A melhor fase do clube foi entre 1951 e 1953, anos que ganhou dois títulos da primeira divisão paraguaia. Nessa época, faziam parte do elenco alguns craques, com os primos José Parodi e Silvio Parodi, convocados pela Seleção. Esse último atuou no time brasileiro Vasco da Gama.

Na conquista dos títulos, foi comandado pelo ex-jogador do clube Pedro Pablo Gómez Armoa. O presidente viu o time ir do topo da tabela até o rebaixamento, em 1955. Passou somente um ano na segunda divisão e voltou à divisão de elite.

Após alguns anos, teve que voltar à segunda divisão após ser rebaixado na temporada de 1963. E de novo em 1968.

Torcida organizada do clube no estádio durante partida. (Foto: Wikipédia)

Em 1975, foi vice-campeão da primeira divisão paraguaio. Seu elenco, nessa década, contou com vários jogadores de peso, como Júlio César Romero e Raúl Vicente Amarilla.

Romero, ou Romerito, foi autor de um dos gols que desclassificou a Seleção brasileira na Copa América de 1979. Alguns anos depois, jogando no Brasil, virou ídolo do Fluminense após fazer o gol do título tricolor do Brasileirão de 1984. Conquistou o vice-campeonato novamente em 1983.

No final dos anos 80 e início dos anos 90, foi institucionalizada a torcida organizada do Sportivo Luqueño. O clube sempre teve uma torcida presente, que foi muito importante em seus momentos decisivos, mas só foi criada a organizada nesta época. Foram apelidados de “Chancholigans” fazendo referência aos Hooligans do futebol inglês.

Em 2007, comandado pelo técnico Miguel Ángel Zahzú, o Sportivo Luqueño foi campeão do Torneo Apertura com nove vitórias consecutivas. Esse é o recorde até os dias de hoje de vitórias consecutivas do país.

Jogadores do clube comemorando gol. (Foto: Conmebol)

De 2009 a 2013, o clube viveu uma queda e passou por um de seus piores momentos na Primeira Divisão, estando várias vezes próximo ao rebaixamento. Porém, se recuperou no ano seguinte, conquistando o direito de disputar a Copa Sul-Americana de 2015.

Nele, conseguiu se manter até a semifinal, sendo eliminado pelo Clube Independente Colombiano de Santa Fé, que mais tarde seria campeão da disputa.

Em 2021, o time ficou em 9º no Torneo Clausura e foi rebaixado para a segunda divisão.

Elenco do Sportivo Luqueño em 2018. (Foto: Mantos do Futebol)

Em 2022, o clube disputa a División Intermedia, a segunda divisão, e ocupa o primeiro lugar com 13 pontos. No Campeonato Paraguaio, está em 6º com 21 pontos.

Confira abaixo o elenco atual do time:


No. 

Pos. 

Nation 

Player 

GK 

Paraguay PAR 

Bernardo Medina 

DF 

Paraguay PAR 

Gustavo Giménez 

DF 

Paraguay PAR 

Richard Escobar (empréstimo Guaraní) 

DF 

Paraguay PAR 

Joel Roa 

DF 

Paraguay PAR 

Rubén Monges 

MF 

Paraguay PAR 

Marcos Riveros - 

FW 

Paraguay PAR 

Fredy Bareiro 

MF 

Paraguay PAR 

Marcos Gamarra 

FW 

Argentina ARG 

Nicolás Orsini (empréstimo Tokushima Vortis) 

10 

MF 

Paraguay PAR 

Julio dos Santos 

11 

MF 

Paraguay PAR 

Júnior Brítez (empréstimo Olimpia) 

12 

GK 

Paraguay PAR 

Ruben Escobar 

13 

GK 

Argentina ARG 

Sebastián D'Angelo 

13 

FW 

Paraguay PAR 

Blas Armoa 

16 

DF 

Paraguay PAR 

Sergio Vergara (empréstimo Libertad) 

17 

MF 

Paraguay PAR 

Jorge Núñez 

18 

DF 

Paraguay PAR 

Aquilino Giménez (empréstimo Olimpia) 



No. 

Pos. 

Nation 

Player 

19 

MF 

Paraguay PAR 

Miguel Godoy 

20 

MF 

Peru PER 

Luis Matto 

21 

FW 

Paraguay PAR 

Alexis Rojas 

22 

FW 

Uruguay URU 

Gonzalo Barreto 

23 

FW 

Paraguay PAR 

Osmar Leguizamón (empréstimo Olimpia) 

24 

DF 

Bolivia BOL 

Nelson Cabrera 

24 

DF 

El Salvador SLV 

Bryan Tamacas 

28 

DF 

Paraguay PAR 

Joel Benítez 

— 

GK 

Paraguay PAR 

Pedro Paredes 

— 

GK 

Paraguay PAR 

Oscar Meza 

— 

MF 

Paraguay PAR 

Hugo Aguilera 

— 

MF 

Paraguay PAR 

Luis Ibarra 

— 

MF 

Paraguay PAR 

Pedro Martínez 

— 

MF 

Paraguay PAR 

Víctor Villalba 

— 

FW 

Paraguay PAR 

Enso Villamayor 

— 

FW 

Japan JPN 

Takayuki Morimoto 

— 

MF 

Argentina ARG 

Iván Colman (empréstimo Argentinos Juniors)


Para acompanhar o Sportivo Luqueño e outros clubes do Paraguai, fique ligado aqui no Bets!

Compartilhe esse conteudo