O atleta peruano Raúl Mario Ruidíaz Misitich, conhecido mundialmente como

Raul Ruidiaz, é um jogador de futebol profissional, atualmente contratado pelo clube americano da Major League Soccer Seattle Sounders, desde julho de 2018, quando assinou um contrato com validade até 31 de dezembro de 2024.

O jogador peruano atua dentro de campo na posição de atacante, com a sua camisa Nº 9. O craque tem 1,69m de altura, pesa aproximadamente 65 kg e é um jogador destro.

(en.wikipedia.org) - Logomarca Seattle Sounders.

Além de representar bem o seu clube americano, Raul Ruidiaz também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção oficial do Peru, desde 2011, quando começou a disputar jogos mundiais para defender sua pátria.

A empresa responsável pelo assessoramento empresarial do jogador é a FFOSA Sports, uma companhia especializada em gerenciamento de carreiras para atletas profissionais, principalmente no setor de futebol. O valor comercial de mercado do atleta atualmente é de € 8 milhões de euros.

Raul Mario nasceu no dia 25 de julho de 1990, na cidade de Villa Maria Del Triunfo, um distrito na província de Lima, no Perú.

ESTILO DE JOGO.

O jogador possui um apelido carinhoso, dado por seus amigos e torcedores, que é “The Flea”, (a pulga), devido à sua baixa estatura, 1,69m de altura.

Porém ele já afirmou em entrevistas que odeia esse apelido.

Mas o atacante Ruidiaz, através da sua vivacidade e energia dentro de campo, consegue transformar essa pequena desvantagem, a sua altura, em grandes oportunidades para escapar de seus marcadores.

(uol.com.br) Raul Ruidiaz defendendo a seleção do Peru, em 2020.

O atacante é sempre muito elogiado pela mídia, devido à sua versatilidade e sua facilidade em passar por jogadores rivais enormes, que às vezes se tornam desengonçados ou perdem o equilíbrio facilmente, por serem altos demais.

O craque peruano é famoso por ser um grande aproveitador de momentos ideais para concretizar gols, e dificilmente perde uma chance de balançar as redes dos gols oponentes. Ele tem sido muito elogiado por estar sempre no lugar certo e na hora exata para marcar gols.

Ruidiaz foi citado pelo famoso jornal brasileiro, O Globo, como uma das maiores revelações e um dos mais impressionantes talentos dentro do futebol sul americano, em uma edição do jornal no ano de 2010.

No Peru, o jogador Raul Ruidiaz acabou sendo apelidado de "pequeno Messi”, devido ao seu grande potencial para realizar dribles incríveis, e atacar jogadores rivais um a um, roubando bolas e desenvolvendo jogadas estratégicas.

Raúl Ruidíaz tem ascendência croata, por parte de sua mãe, Tatiana Misitich.

(andina.pe) Raul Ruidiaz, à direita, defendendo seu clube, Seattle, em 2019.

PRIMEIROS CLUBES.

CLUB UNIVERSITARIO DEPORTES. (Futebol amador e profissional)

Com apenas 8 anos de idade, Ruidiaz ingressou em um clube de futebol local da cidade, o Universitário Deportes, da 1ª divisão, em 1998.

Ali, o jogador passou a receber treinamentos pela modalidade juvenil de futebol, com o time amador, e posteriormente passou a jogar também pelas categorias de base do clube, sempre demonstrando grande desempenho.

Depois de se desenvolver bem pelas equipes amadoras do clube Universitário Deportes durante 10 anos, em 2008 o jogador obteve sua recompensa junto ao clube, quando foi convocado para integrar a equipe principal do clube, como um atleta profissional de futebol.

U AMÉRICA FC - (empréstimo)

Logo após se tornar um atleta profissional, Ruidiaz foi enviado para o clube U América, uma equipe filiada ao Club Deportes, como um acordo de empréstimo para disputar 1 temporada. Durante sua permanência ali no U América, o treinador da equipe, o famoso Héctor Chumpitaz, ficou maravilhado com o potencial de jogo de Ruidiaz.

O primeiro gol profissional do craque aconteceu em um jogo contra o Hijos Mutuos de Acosvinchos.

Com 19 anos de idade, Raul realizou sua estreia junto a 1ª divisão Peruana, em uma disputa contra o Total Chalaco, um time local de Challao, que foi extinto.

Durante aquele final de temporada em 2009, Ruidiaz garantiu 3 gols marcados, em 7 partidas durante o campeonato Peruano. O craque também conquistou seu primeiro título nacional junto ao clube Universitário Deportes.

(sounderatheart.com) Raul Ruidiaz lutando pela bola, na defesa de sua seleção Peruana, em 2021.

UNIVERSIDADE DO CHILE -

Posteriormente, no dia 20 de janeiro de 2012, Raúl passou a integrar a lista de jogadores oficiais do clube Universidad del Chile, um time forte da 1ª divisão.

O craque obteve algum sucesso inicial, mas depois, diversos outros atacantes muito talentosos acabaram surgindo, e naquela época Ruidiaz ainda não estava entre os melhores jogadores, principalmente na questão de seu preparo físico. Então, no dia 15 de julho de 2012, o jogador e a direção da equipe, concordaram em encerrar aquela parceria.

CLUBE ATLÉTICO MORELIA -

Após ter realizado um desempenho espetacular durante os jogos da Copa América Centenário, sediada nos EUA, o jogador foi imediatamente contratado pelo clube Mexicano Atlético Morelia, onde assinou um contrato junto ao clube no valor de € 105.000 euros, e no dia 1º de julho de 2016, recebeu a camisa Nº 9.

O jovem peruano realizou sua estreia pela Liga MX no dia 15 de julho, em uma disputa que sua equipe travou contra o Club Tijuana de Caliente, que naquele jogo venceu o Morelia por 2x0. Ruidiaz entrou em campo para substituir Diego Valdes.

Porém, apesar daquela derrota, em uma outra disputa em que o Morelia jogou em casa, o craque garantiu seu gol no enfrentamento contra o rival, clube Querétaro, em um jogo que acabou empatando em 2x2.    

Com a sua performance cada vez melhor dentro de campo, Raul conseguiu marcar um hat trick, ao enfrentar o rival Santos Laguna SA. Naquele jogo que foi realizado fora de casa, no dia 1º de agosto de 2016, a atuação de Ruidiaz foi fundamental para seu time obter a vitória por 4x2.

O peruano conseguiu finalizar sua temporada com um total de 11 gols, tornando-se o grande artilheiro da temporada, juntamente com Dayro Moreno Galindo, do clube Tijuana.

Durante o ano de 2017, o craque recebeu uma premiação e foi homenageado através de uma placa comemorativa colocada junto ao estádio Morelos, ao se tornar o primeiro e maior campeão de pontos realizados pela Liga MX, com seu time.

Pouco tempo depois, durante os jogos do torneio Clausura de 2017, Raul garantiu mais um gol em uma disputa contra o rival Tijuana, que foi derrotado naquele jogo, por 2x0.

Raul Ruidiaz, durante a temporada de 2017, acabou realizando mais um hat trick em um jogo contra o Club Universidad Nacional, que foi derrotado por 4x0, pelo Morelia.

Durante o final da temporada, no último jogo, que ocorreu entre o clube Monterrey e o Morelia, um gol feito por Raul foi fundamental para o clube.

Ao conseguir fazer aquele gol de desempate, e obter a vitória por 2x1 sobre o Monterrey, Ruidiaz conseguiu ajudar a equipe a continuar bem posicionada na tabela, conseguiu também classificar o time para a Clausura 2017 Liga MX, e ainda ajudou Ruidiaz a conquistar seu 2º título consecutivo de maior pontuação da Liga MX.

SEATTLE SOUNDERS FC -

No dia 29 de junho de 2018, Ruidiaz foi contratado pelo clube americano Seattle Sounders, da Major League Soccer, como um jogador oficial.

Ali, o craque atingiu recordes pelo clube quando conseguiu fazer 10 gols em jogos da MLS, em apenas 14 jogos, um curto período de tempo. O craque também foi recordista por realizar o maior número de aparições consecutivas, 8 jogos.

E durante a final da Liga dos Campeões da CONCACAF de 2022, o craque garantiu 2 gols na grande vitória sobre o rival, Club Universidad Nacional, por 3x0, dando ao clube Seattle o 1º título de vitória naquela competição ao vencer por 5x2 no total geral.

Compartilhe esse conteudo