O atleta brasileiro Ismaily Gonçalves dos Santos é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube da Ucrânia, Shakhtar Donetsk, desde 2013. O craque atua dentro de campo na posição de lateral esquerdo e usa a camisa Nº 31.

(en.wikipedia.org) - Logomarca clube Shakhtar.

Ele tem 1,77m de altura, pesa aproximadamente 78 kg e é um jogador com uma canhota poderosa.

Além de representar muito bem o seu clube ucraniano, Ismaily também começou a participar ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção do Brasil, em jogos amistosos mundiais.

No mês de maio de 2017, o jogador havia mostrado interesse em defender a seleção da Ucrânia. Porém, em março de 2018, surgiu uma outra oportunidade.

Depois de elogiar Ismaily nas mídias sociais, o famoso treinador brasileiro Tite, acabou convocando o atleta para disputar jogos amistosos contra a Rússia e a Alemanha, depois que Filipe Luís e Alex Sandro apresentaram lesões graves, sem prazo para retorno.

Ismaily Gonçalves dos Santos nasceu no dia 11 de janeiro de 1990, na cidade de Angélica, um município do estado de Mato Grosso do Sul.

O jogador Ismaily recebeu esse nome em homenagem ao famoso filme Smiley, do ano de 1957, uma comédia produzida pela Companhia Cinemascope.

CLUBES PRINCIPAIS.

IVINHEMA FC - (futebol amador)

Com cerca de 16 anos de idade, depois de jogar futebol de modo informal com amigos e vizinhos, Ismaily ingressou em um clube local de sua cidade, o Ivinhema FC, para começar a receber treinamentos especializados no esporte e assim, aperfeiçoar seu futebol. O jogador iniciou seus treinamentos pela equipe amadora do clube.

O clube Ivinhema foi fundado no dia 1º de janeiro de 2006, e naquele mesmo ano, Ismaily ingressou junto ao time, atuando pelas categorias de base do clube.

(commons.wikipedia.org) Ismaily Gonçalves defendendo o Shakhtar em 2013.

IVINHEMA FC - (futebol profissional)

Logo depois, durante o ano de 2007, Ismaily acabou se tornando um atleta profissional, sênior, pelo Ivinhema, e desenvolveu muito rapidamente seu potencial de jogo. Ele passou a ser um dos principais jogadores da equipe, sempre influenciando positivamente todo o grupo, e contribuindo com seus gols, suas assistências e dribles impressionantes.

Posteriormente durante o ano de 2008, em que aconteceu o Campeonato Sul Mato Grossense de futebol, Ismaily, atuando naquela ocasião como um atacante, chegou a marcar 11 gols durante o Campeonato, e se tornou o grande artilheiro da temporada.

Depois de realizar grandes conquistas junto ao clube Ivinhema, no final do ano de 2008, o craque passou a integrar o clube Desportivo Brasil.

DESPORTIVO BRASIL -

Depois de ingressar junto ao clube Desportivo Brasil, da 3ª divisão paulista, o craque foi enviado para o Esporte Clube São Bento, como um acordo de empréstimo, até o término da Copa Paulista. Porém, o craque não realizou nenhum jogo naquele período de tempo, pelo clube São Bento, e assim retornou para casa, ao Desportivo Brasil.

(en.wikipedia.org) Ismaily se empenhando pelo clube Shakhtar.

Ao retornar para seu clube de origem, Ismaily passou a jogar pelo time SUB-20, nos jogos da Copa São Paulo, de futebol, pela modalidade Júnior, em 2009, e ficou um bom tempo atuando dentro de campo como lateral esquerdo.

Pouco tempo depois, o craque ingressou em seu time principal, do clube Desportivo, e com uma grande fome de gols, realizou sua estreia oficial e competitiva, no dia 10 de maio de 2009, em uma disputa que ocorreu contra o Red Bull Brasil, que venceu naquele dia, por 2x1, disputando o Campeonato Paulista da 2ª divisão.

Naquele campeonato o Desportivo Brasil foi eliminado durante a 4ª fase, mas o clube Red Bull Brasil chegou até as finais e se tornou o grande campeão do campeonato, conquistando seu 1º título.

Mesmo com aquela derrota sofrida pelo Red Bull Brasil, o craque brasileiro já vinha há bastante tempo, chamando a atenção de clubes estrangeiros. Por isso, surgiu uma grande oportunidade para ele.

(futebolnaveia.com.br) Ismaily pressionado entre 3 marcadores, jogando em 2020, com o clube Shakhtar.

GRUPO DESPORTIVO ESTORIL PRAIA -

Durante a temporada de jogos de 2009/2010, o jovem Ismaily, então com 19 anos de idade, acabou ingressando em um clube europeu, da região de Lisboa, Portugal. Ali o craque passou a defender o clube Estoril, depois de assinar um contrato com eles.

Naquela temporada, Ismaily chegou a disputar todos os jogos, como titular da equipe, e ajudou muito a equipe a terminar os torneios em 11º lugar.

O primeiro gol do craque Ismaily ocorreu durante um jogo contra o rival Gil Vicente FC, no dia 8 de novembro de 2009, quando o Estoril venceu, jogando em casa, com um final de 2x0.

Depois de continuar desenvolvendo seu futebol com humildade, dentro de Portugal, um outro convite aconteceu.

SC OLHANENSE -

O Sporting Clube Olhanense, da 1ª Liga, um clube português localizado na cidade de Olhão, na região de Algarve, em Portugal, acabou descobrindo Ismaily, e o craque passou a disputar jogos pela equipe portuguesa. Depois de se adaptar muito bem com a equipe, o craque já havia participado em 25 jogos pelo clube, durante seu 2º ano.

Em uma disputa realizada contra o rival Vitória FC, da cidade de Setúbal, Ismaily chegou a garantir 1 gol para seu clube, apesar de que naquele dia, o Vitória foi o grande vencedor, com a partida terminada em 3x2, e com o Olhanense jogando fora de casa. Porém no jogo da 2ª mão, o inverso ocorreu, e o Olhanense venceu por 2x0.

SPORTING CLUBE DE BRAGA -

No dia 16 de junho de 2012, Ismaily concordou com um acordo feito entre os clubes, Olhanense e o SC Braga.

Em seu dia de estreia, o craque enfrentou o rival SL Benfica, durante a abertura daquele campeonato, e contribuiu muito para um empate entre as equipes. Durante o jogo, Ismaily realizou 2 excelentes assistências, o que garantiu o resultado em 2x2.

E no dia 22 de agosto de 2012, durante os jogos da última pré-eliminatória da UEFA Champions League, na 1ª mão, o brasileiro contribuiu muito para, novamente, obter um empate de 1x1, contra o famoso clube Udinese Calcio, ao realizar um chute certeiro e potente de uma distância de mais de 32 metros de distância, que balançou as redes dos rivais bianconeri.

SHAKHTAR DONETSK -

No início do mês de fevereiro de 2013, o craque brasileiro assinou um contrato válido por 5 anos, com o clube ucraniano FC Shakhtar Donetsk. Ele encontrou ali naquele clube diversos outros brasileiros defendendo a Premier League da Ucrânia, e passou a se sentir em casa, com mais vontade ainda de conquistar títulos e premiações, em homenagem ao futebol ucraniano.

Daquele período em diante, até os dias de hoje, Ismaily se sente realizado e feliz por ter sido acolhido em um país tão sofrido, cheio de guerras, e ao mesmo tempo tão caloroso com estrangeiros.

No mês de outubro de 2018, Ismaily foi nomeado como o jogador do Mês da competição, e passou a ser o 2º jogador brasileiro a conquistar aquela premiação.

A GUERRA NA UCRÂNIA.

O mundo ficou muito sensibilizado em 2022, devido às guerras que surgiram contra a Ucrânia, por iniciativa da Rússia.

Como ficará a situação dos jogadores de futebol na Ucrânia?

Os clubes brasileiros se uniram nesse momento difícil para tentar socorrer jogadores que desejam sair da Ucrânia. O Santos Futebol Clube manteve contatos com alguns jogadores, dentre eles, o craque Ismaily, para estudar a possibilidade de um retorno temporário do brasileiro para seu País.

A FIFA já emitiu comunicado internacional mencionando que os jogadores na Ucrânia estarão totalmente livres para ingressar em outro clube de sua preferência, até surgir uma solução entre Rússia e Ucrânia.

Compartilhe esse conteudo