Águilas Doradas Rionegro é um clube de futebol colombiano com sede no município de Rionegro, no departamento oriental de Antioquia. Fundado em 16 de julho de 2008, é um time relativamente novo no cenário esportivo. Atualmente joga na Categoría Primera A.

Fundação e primeiros anos

Surgiu com o nome de Corporación Deportiva Itagui Ditaires, em 2008. José Fernando Salazar Olano, um ex-jogador de futebol profissional da região de Antioquia, comprou o time Bajo Cauca FC com um grupo de investidores e o transformou no então Itagui Ditaires.

Em 2009, o time classificou-se para a final do torneio Apertura depois de vencer o último jogo da semifinal por 1 a 0 para o Expreso Vermelho de Zipaquira, com gols de David Montoya. No jogo de ida disputado em Tuluá, o Itagui foi derrotado por 3-1 no terreno do Cortuluá.

O jogo de volta foi disputado em Ditaires e vencido pelo Itagui por 2 a 0. Na disputa de pênaltis, os Tulueños venceram por 6 a 5, tirando a possibilidade de Itagui de garantir uma vaga para disputar a série de promoção da Copa Colômbia ao final do ano.

Álvaro de Jesús Gómez foi o técnico da equipe em 2010 e liderou o time em uma ótima temporada.

O Itagui liderou a Primera B durante a maior parte da competição e após liderar seu grupo chegou à final com o Deportivo Pasto. Após o empate no primeiro jogo, o time foi campeão da Primera B com o placar de 2-1 no segundo jogo. Isso garantiu que o Itagui disputasse a Primera A no ano de 2011.

No mesmo ano, o time obteve um desempenho incrível na Copa Colômbia, mesmo em confrontos com times da primeira divisão. Após se classificar na fase de grupos, conseguiu chegar à final, mas perdeu para o Deportivo Cali por 1-0.

O vice-campeonato teve sabor de vitória para a equipe porque foi o primeiro time da segunda divisão a chegar à final do torneio.

Depois do subtítulo da Copa e da promoção para a Primera A conquistada, o técnico Gómez foi substituído por Carlos Mario Hoyos para a temporada 2011.

Escudo do time. (Foto: Wikipédia).

A estreia do Itagui na categoria mais alta do futebol colombiano foi no Torneio Apertura 2011, no dia 6 de fevereiro, derrotando o Independiente Medellín por 2 a 1 em casa.

Nesse primeiro torneio, o Itagui somou 24 pontos, permanecendo em décimo primeiro lugar, fora da fase final. Em função dos resultados obtidos e de uma melhor oferta do Atlético Bucaramanga, o técnico Carlos Mario Hoyos renuncia ao cargo.

Para o Torneio de Finalização, o técnico Álvaro de Jesús Gómez volta a dirigir, fazendo uma campanha histórica pelo clube, na qual Lionard Pajoy se destacou com os 10 gols marcados. No final da fase free-for-all, o Itagui obteve 30 pontos, classificando-se na segunda posição das quartas de final e afastando-se do rebaixamento.

Nas quartas, enfrentou o Santa Fe, jogando a primeira partida no Estádio Nemesio Camacho El Campín, em Bogotá. Apesar de ter tido a vantagem inicial de 2-0 com golos de Cleider Alzáte, o Santa Fe virou a partida, que acabou por vencer por 3-2 com uma arbitragem polêmica de Luis Fernando Sánchez.

Na revanche no dia 8 de dezembro, no Estádio de Ditaires, o Santa Fé voltou a vencer, desta vez por 1 a 0, o que determinou a eliminação do Itagui.

Após o ano de 2011, com o resultado positivo e o adeus ao fantasma do rebaixamento, a equipe faz uma contratação de peso para o elenco. O suíço naturalizado colombiano Johan Vonlanthen recusa a oferta de 1 milhão de euros do Atlético Nacional em razão da sua amizade com Gómez que comandava o Itagui.

Apesar disso, ao fim da temporada, o técnico é substituído por Hernán Torres. Ele comanda uma boa temporada, mas a equipe mais uma vez é eliminada pelo Independiente Santa Fe. É substituído então pelo treinador Leonel Álvarez.

Jáder Obrian, grande jogador que fica no clube até 2020. (Foto: Primertiempo)

Na temporada 2014, o novo técnico era Alberto Gamero, que teve que lidar com a repentina mudança de sede do time. O prefeito de Itagui pressionava a diretoria do clube para assumir o time, sem sucesso. Isso causou a expulsão do time da cidade e a mudança do nome para Águilas Doradas.

Na edição de 2014 da Copa Sul-Americana, enfrentou o Emelec do Equador, onde foi eliminado na primeira rodada em Guayaquil.

No Torneio Apertura 2014, a equipe se classificou em sétimo lugar na primeira fase, mas nas quartas de final foi eliminada pelo Atlético Junior. No Torneio de Finalização de 2014, está em quarto lugar na primeira fase, mas no quadrangular é eliminada pelo Independiente Medellín.

Em 2015, uma nova etapa teve início sob a orientação do professor Oscar Quintabani. O time voltou a uma nova edição da Copa Sul-Americana pela terceira vez consecutiva, onde venceu o Unión Comercio do Peru na primeira fase e foi eliminado posteriormente pelo Olimpia do Paraguai.

Em sua busca pela nova sede, se estabeleceu em Pereira em 2014. No entanto, não teve uma aceitação tão considerável do público da cidade, ao contrário do time local Deportivo Pereira da Primera B.

Para a temporada de 2015, após algumas partidas do torneio de abertura em Risaralda, o clube retorna a Antioquia para jogar na cidade de Rionegro, devido à posição do prefeito de Itagüí em continuar com o veto do time de seu natural cenário, então eles passaram a jogar no Estádio Alberto Grisales.

O município entrou em acordo com o time, pois sentia a necessidade de uma equipe local na primeira divisão e o Águilas Doradas virou Águilas Doradas Rionegro. A cor do uniforme passa a incluir o vermelho, em homenagem à bandeira do local.

O clube atua no Estádio Alberto Grisales, que foi adaptado pelos dirigentes das Águilas Doradas com recursos próprios, trocando sua grama sintética por uma grama natural, para maior conforto nas partidas disputadas no cenário esportivo.

Devido à temporada 2016, a equipe classificou-se para a Copa Sul-Americana 2017, onde seria eliminada pela equipe Argentina Racing e em 2018, classificou-se para a Copa Sul-Americana 2019 por reclassificação.

A pandemia de Covid-19 afetou fortemente o time em 2021. Em abril de 2012, em uma partida do Torneio de Abertura da Betplay League, o Águilas apresentou apenas 7 jogadores, pois 16 atletas positivaram para o vírus. Dois desses jogadores apresentados eram goleiros, de forma que entraram 6 em campo.

Seu adversário Boyacá Chicó aproveitou a diferença numérica e marcou 3 gols em cima dos Águilas. Aos 79 minutos, Giovanny Martinez se lesionou e a partida teve que ser interrompida devido ao número inferior a 6 em campo.

Foto do time em campo. (foto: www.locoelrojo.com)

Apesar da pandemia, o clube se reestabeleceu e segue disputando a Primera A, atualmente na 13ª posição.

Para saber mais sobre esse e outros times colombianos, fique ligado no Bets!

Compartilhe esse conteudo