A Letônia já disputou Eurocopa, mas busca chegar à Copa do Mundo pela primeira vez!

Conheça tudo sobre a Seleção Letã de Futebol

Um dos países recentes no cenário do futebol europeu, a Letônia fez parte dos países do bloco da URSS. Com a dissolução da União Soviética, sua independência é firmada e aceita pelos países europeus, em 1992.

A partir de 1996, o selecionado local retoma a representatividade nas disputas dos grandes torneios classificatórios para competições europeias e internacionais. O país só havia conseguido chegar aos torneios, quando fazia parte da URSS.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Time da Letônia na Euro. Foto: Blog Série Z

Porém, em 2004, a Letônia surpreende a todos e conquista, as Eliminatórias da Euro, a vaga para sua única disputa de uma Eurocopa. A competição que foi realizada em Portugal naquele ano, teve o início das Eliminatórias em 2002.

Antes da classificação para 2004, os fracassos marcam as participações da Letônia nas disputas anteriores

O caminho da Letônia para a Copa do Mundo de 1998, o primeiro trajeto oficial pós URSS, teve o país caindo em um grupo 04 complicado. Áustria, Escócia, Suécia, Estônia e Bielorrússia fecham a disputa no grupo.

Com a Áustria e a Escócia classificadas para a Copa da França, a Letônia teve uma campanha discreta na competição. O 4º lugar no grupo, com 10 pontos em 10 jogos, sendo três vitórias, um empate e seis derrotas, deixaram uma boa impressão para as próximas disputas da equipe.

Para a Eurocopa de 2000, a Letônia repetiu a 4ª colocação no grupo 02 das Eliminatórias locais. Agora, a campanha da Seleção Letã foi de 13 pontos em 10 jogos, e ao todo foram três vitórias, quatro empates e três derrotas.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores da Letônia observam o atacante alemão Werner marcar gol contra a seleção. Foto: Globo Esporte

Antes da glória conquistada com a vaga na Euro de 2004, a seleção local disputou o torneio classificatório para a Copa do Mundo de 2002. Em um grupo 06, com Croácia, Bélgica, Escócia e San Marino, a Letônia terminou em 4º lugar.

A campanha marcada pela penúltima colocação do grupo, teve quatro pontos somados em oito jogos da Seleção Letã, que ainda teve uma vitória, um empate e seis derrotas.

No caminho até a Euro de 2004, muita emoção

O grupo 04 das Eliminatórias da Euro de 2004 tinha tudo para ser bem equilibrado. Com Suécia, Letônia, Polônia, Hungria e San Marino, era um dos grupos mais difíceis do torneio, e que poderia abrir espaço para surpresas na competição.

A Letônia teve uma campanha de destaque ao longo do torneio, com 16 pontos em oito jogos. Ao todo, foram cinco vitórias, um empate e duas derrotas na competição, que renderam ao selecionado local o 2º lugar em seu grupo, e consequentemente a repescagem europeia.

No mata-mata decisivo pela vaga, a Turquia era a grande adversária. A seleção turca que havia sido um dos destaques da Copa do Mundo de 2002, era um rival difícil para a Letônia. A vitória em Riga, a capital letã, por 1 a 0 para a seleção local, deu a tranquilidade necessária ao time para segurar o resultado no jogo da volta.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador da Letônia em partida pelas Eliminatórias. Foto: ESPN

Em Istambul, o 2 a 2 no placar, com a Letônia segurando a pressão dos turcos, deram ao país a oportunidade disputar pela primeira vez uma Eurocopa. A comemoração dos torcedores e jogadores foi enorme, e agora eles aguardavam ansiosos pela estreia da seleção nacional na competição.

Mesmo fechando a Eurocopa sendo a última colocada do grupo D do torneio, a Letônia ainda conseguiu somar um ponto em sua primeira vez na competição, após empatar com a Alemanha em 0 a 0. No restante dos jogos, uma derrota para a República Tcheca por 2 a 1, e para a Holanda por 3 a 0.

De lá até a Copa de 2022, a Letônia teve apenas uma campanha de destaque no cenário europeu

Tentando repetir o feito histórico de se classificar para uma competição europeia, mas agora em busca da vaga para a Copa do Mundo, a Letônia teve nas Eliminatórias de 2010, a melhor campanha do país na disputa.

Disputando a vaga no grupo 02 com Suíça, Grécia, Israel, Luxemburgo e Moldávia, o time da Letônia fez 17 pontos em 10 jogos, e ao todo foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas, fechando a participação com o 3º lugar do grupo.

Com a Suíça e a Grécia se classificando nesse grupo, a Letônia perdeu a chance de ir a repescagem europeia pela vaga no Mundial, por três pontos, que era a diferença da Seleção Letã de Futebol com os gregos.

Entre as campanhas de 2014, 2018 e 2022, o selecionado local acabou ficando entre os últimos colocados das Eliminatórias Europeias em todas as disputas.

Em 2014, o penúltimo lugar no grupo 07 foi o que marcou a equipe, que teve oito pontos conquistados em 10 jogos, sendo duas vitórias, dois empates e seis derrotas. Já em 2018, a mesma colocação no grupo B, que teve Portugal e Suíça classificados.

Homem em pé segurando placa

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Novos uniformes da Letônia apresentados. Foto: Blog Novos Mantos do Futebol

Ao longo da trajetória da Letônia rumo a 2018, a equipe somou sete pontos em 10 jogos, sendo duas vitórias, um empate e sete derrotas.

Na disputa para 2022, a equipe da Letônia caiu em um grupo G, de muita dificuldade entre os adversários. A Holanda com a nova geração de jogadores, Turquia com um bom time e Noruega do artilheiro Haaland, eram os grandes adversários.

A campanha da Letônia ficou marcada pelo penúltimo lugar no grupo e uma trajetória de nove pontos conquistados em 10 jogos, com duas vitórias, três empates e cinco derrotas ao longo da competição.

Agora, a Seleção Letã aguarda convites para amistosos e o retorno das disputas das competições europeias, para reunir seus jogadores novamente.

Quer ficar ligado em tudo o que rola entre as seleções mundiais? Acompanhe o Bets, e não perca nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo