Já está rolando a bola pelo Campeonato Goiano, que tem no Goiás o grande time do estado

Conheça tudo sobre a principal competição estadual do Centro-Oeste do Brasil.

Disputado desde 1944, o Campeonato Goiano de Futebol é a principal competição do estado de Goiás. O torneio que tem nos três grandes clubes do território goiano, os times mais fortes no cenário nacional.

Goiás, Vila Nova e Atlético Goianiense são os times do estado de maior tradição, e que emplacam campanhas de sucesso em torneios nacionais e continentais. O atual campeão do torneio, é o Grêmio Anápolis, que venceu o Vila Nova na final da edição de 2021.

Uma imagem contendo ao ar livre, água, barco, homem

Descrição gerada automaticamente
Taça do Campeonato Goiano de Futebol, entregue ao campeão. Foto: Esporte Goiano

O campeonato que teve seu início no dia 25/01, hoje já está na metade da fase de classificação do torneio, e Goiás, Atlético e Vila Nova, buscam retomar a soberania estadual.

No trio de ferro do estado, o Goiás é o mais tradicional

Com 28 conquistas do Campeonato Goiano, o Goiás é o grande time do estado. Dono de campanhas de impacto no cenário nacional, a equipe leva consigo o posto de único time goiano a disputar a Copa Libertadores da América.

A disputa da edição de 2006 da Libertadores, levou o time goiano até a fase de oitavas de final, com um time que fez ótima campanha no Brasileirão de 2005. O time comandado por Geninho foi o 3º colocado do torneio nacional, e o Goiás fez ali, a sua melhor campanha na competição.

O time formado por grandes jogadores da história do Esmeraldino como Harley, Romerito, Paulo Baier, Rodrigo Tabata, Souza e Roni, marcou a história do clube e foi para a disputa da Copa Libertados da América no ano de 2006.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Romerito disputa bola pela Copa Libertadores da América de 2006. Foto: Portal Info Esporte

A vitória por 3 a 1 em cima do Estudiantes (Argentina), não foi o suficiente para que o clube conseguisse avançar na competição continental, depois de perder o jogo de ida na Argentina por 2 a 0 para o time de La Plata.

Ao longo dos anos, o Goiás se notabilizou pela formação de jovens jogadores que viriam a fazer sucesso nos grandes times do cenário nacional. Um dos últimos talentos revelados pelo Goiás, Bruno Henrique é atacante do Flamengo e um dos destaques do Mengão atualmente.

O time do Goiás entra nesse Campeonato Goiano para encerrar o seu jejum de títulos da competição que vem desde 2018, e dura até os dias atuais.

O Atlético Goianiense vem de uma boa campanha no Brasileirão e espera vencer o estadual

Um dos maiores rivais estaduais do Goiás, o Atlético vem de uma boa campanha na principal competição nacional. Com o 9º lugar na classificação geral, a equipe brigou até a última rodada pela inédita vaga do clube na Copa Libertadores da América.

O time, que desde 2020 não conquista o Campeonato Goiano, aposta na força do coletivo que se destacou no cenário nacional para encerrar o jejum e retomar o caminho das conquistas do estadual.

Grupo de pessoas fazendo gestos com as mãos para cima

Descrição gerada automaticamente
Atlético foi campeão do torneio na edição de 2020. Foto: Portal R7

Além do Goiás, o Vila Nova é o outro grande adversário do time do Atlético. Entre idas e vindas da janela de transferência, o time que era comandado por Marcelo Cabo (pediu demissão dia 07/02), está sem treinador no momento.

Contudo, a maior baixa da equipe, foi no ataque. Janderson, ponta que se destacou pelo Atlético no Campeonato Brasileiro, estava emprestado a equipe pelo Corinthians. O jogador foi vendido pelo clube paulista para o Grêmio nessa última janela de transferências.

O Vila Nova busca a sua 17ª conquista do estadual

Campeão em 16 oportunidades do maior campeonato do estado de Goiás, o Vila Nova vem desde 2005 em um jejum incômodo para sua torcida. De lá para cá, pouco destaque no cenário local e dois vice-campeonatos nos anos de 2017 e 2021, para Goiás e Grêmio Anápolis respectivamente, frustraram a torcida do Vila.

No Brasileirão da série B no ano passado, o time fez uma boa campanha, terminando a competição em 9º lugar, e quase conseguiu uma vaga de acesso à elite do futebol brasileiro. O Vila terminou a competição, a frente de grandes equipes como o Vasco e o Cruzeiro.

A campanha da equipe foi um alento para sua torcida, que é uma das mais apaixonadas do estado de Goiás, e vê no time atual a perspectiva de vencer novamente o Campeonato Goiano.

Entre as surpresas da competição, o atual campeão

Entre os três times mais fortes do estado, aparece o Goiânia com 16 conquistas (1940, 1943, 1945, 1946, 1948, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1968 e 1974), CRAC com duas (1967 e 2004), e Anápolis (1965), Goiatuba (1992), Itumbiara (2008) e Grêmio Anápolis (2021) com uma taça cada.

O Grêmio Anápolis, atual campeão, quer surpreender novamente e igualar ao CRAC no número de conquistas. Mesmo sabendo da dificuldade em emplacar uma segunda surpresa no Campeonato Goiano, a equipe de Anápolis se mantém firme em busca do seu objetivo.

Outros times, como o Anápolis e o CRAC, costumam aparecer na reta final e dar trabalho ao “trio de ferro” de Goiás. O CRAC, por exemplo, tem um jejum de títulos grande, vindo desde 2004 sem conquista do estadual e busca encerrar o incômodo tempo sem taças.

Uma imagem contendo atletismo, homem, em pé

Descrição gerada automaticamente
Grêmio Anápolis é o atual campeão do torneio. Foto: Esporte Goiano

Já o Anápolis, com campanhas de destaque nos anos de 1968, 1995 e 2016, é outra equipe que pode surpreender e, quem sabe, beliscar a conquista do troféu estadual em cima de uma das três maiores equipes do estado de Goiás.

Com a bola rolando pelo Campeonato Goiano, você não vai querer perder nenhum lance não é?! Deixa nos comentários quem você acha que vai ser o campeão, e fica ligado no Bets! Aqui você não perde nenhum lance e fica ligado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo