O campeonato de futebol na Irlanda teve a sua origem em 1921. Naquela época, havia somente 1 Liga composta de 8 times, em Dublin. Pouco tempo depois, aquela Liga se dividiu em 2 níveis diferentes, com 19 times.

Atualmente, a Premier Division da Liga da Irlanda, que também é conhecida como SSE Airtricity League Premier Division, é a principal divisão máxima, tanto da Liga da Irlanda como também do Sistema de Ligas do Futebol na República da Irlanda. Essa estruturação foi criada em 1985, quando ocorreu uma reformulação no sistema de ligas no país.

(crédito: betting zebra.com) - Logomarca oficial Premier League Irlanda.

Os clubes St Patrick 's Athletic e o clube Bohemians FC entraram para a história no mundo do futebol Irlandês como sendo os únicos times da atualidade que nunca foram rebaixados da 1ª divisão.

A Liga atualmente reúne 10 times.

PRIMEIROS CAMPEÕES.

Naquela época de 1921, assim que foram iniciados os campeonatos de verão, no final da temporada surgiu o 1º grande campeão da Liga, o St James Gate FC. O clube conquistou também a FAI Cup, Copa da República da Irlanda de futebol, que hoje é chamada de Irish Daily Mail FAI Senior Cup, sendo atualmente o mais importante torneio eliminatório de futebol masculino na Irlanda.

Desde aquele período em diante, as disputas entre times rivais e a marcação de jogos e campeonatos pela Liga, foram se tornando cada vez mais constantes, e realizadas em diversos estados do País.

Entretanto, é interessante notar que os clubes que mais obtiveram vitórias como grandes campeões pela Liga, são da Capital da República da Irlanda, Dublin. São os 3 times: Shamrock Rovers FC, Bohemian FC e o FC Shelbourne.

O que acabou quebrando essa tradição de Dublin, foi o clube Dundalk Football Club, da cidade de Dundalk, condado de Louth, que se tornou o 1º clube de fora da Capital a obter a vitória no campeonato.

Durante a década de 1930, naquele mesmo ano, um outro clube de fora de Dublin também acabou levando a conquista, o clube Sligo Rovers, da cidade de Sligo, da província de Connacht. E o já veterano Shamrock Rovers FC acabou sendo campeão em mais 3 temporadas durante aquela década.

Em anos posteriores, durante a década de 1940, um grande clube que se destacou de forma incrível foi o Cork United FC. O clube chegou a faturar 5 vitórias entre os anos de 1941 e 1946, mas depois acabou se retirando do campeonato em 1948.

Nas décadas de 1970, 3 clubes foram vencedores e conquistaram o título da Liga. Foram os clubes Watford, Bohemians FC e Dundalk, que levaram para casa 2 títulos cada um. Um tempo depois, já no início da década de 1980, um clube novo na lista dos vitoriosos, o clube Athlone Town acabou faturando seus 2 títulos pela Liga. Porém o grande destaque que brilhou até o final da década foi o clube Shamrock Rovers, que levantou a taça 4 vezes.

(crédito:the42.ie) St Patricks 1 X 1 Shamrock Rovers.

Uma equipe que havia caído em uma certa sonolência era o clube St Patricks Athletic Football Club, mas durante a década de 1990, ele acabou surpreendendo novamente e ressurgiu com força total naquele período, conquistando novamente 4 vezes a vitória na Liga, depois de alguns anos no anonimato.

Por volta do ano 2000, na virada do milênio, o clube FC Shelbourne arrematou o seu 1º título de campeão, em meio a mais 4 que viriam depois, num período de tempo de 7 anos, interrompendo a sequência de vitórias do clube Bohemians, naquele período de verão, de março a novembro.

(crédito: wikiwand,com) - Cork City FC

O clube FC Shelbourne vinha a todo vapor vencendo jogos sem parar, e ele ia arrematar o seu 3º título consecutivo em 2005. O time vinha desenvolvendo um ótimo futebol e com uma pontuação excelente. Mas um outro clube também estava em sua “cola”, o Cork City.

Como um verdadeiro “rolo compressor” gigante, o Cork City veio conquistando espaço, dominando seus adversários dentro de campo e realizando contra-ataques surpreendentes Com suas jogadas bem ensaiadas e finalizações de gols no estilo clássico, o Cork seguiu derrotando os clubes mais fortes até que na última final, contra o Derry City, acabou levando a melhor, no estádio Turner Cross.

DIFICULDADES A SEREM VENCIDAS.

Ainda naquele período, em meados de 2006, começaram a surgir diversos problemas financeiros devido a gastos sem controle e má gestão de seus dirigentes, envolvendo a Liga. Essa situação inquietante começou logo depois do início do acordo de fusão que houve entre eles, a Liga e a FAI, e que deveria ter um prazo de 5 anos até o seu término.

As consequências daqueles atos impensados era que muitos clubes iriam ficar bem abalados. Por exemplo, pouco tempo depois, o clube Shelbourne acabou sendo rebaixado. O clube dos Drogheda United acabou sofrendo uma auditoria por parte das autoridades, em 2008, mesmo após ter vencido a Liga da Irlanda no período anterior.

A equipe do Cork City entrou posteriormente na mesma situação de auditoria fiscal no final de 2008 e acabou se ausentando por um bom tempo, até meados de 2010. O clube Derry City também sofreu uma longa suspensão de suas atividades, no ano de 2009, e foi obrigado a comprovar documentações oficiais que pudessem esclarecer negociações e contratos de compras envolvendo jogadores.

Outro grande campeão também que sofreu diversos problemas financeiros graves em meados de 2010, foi o clube Bohemian FC, que já vinha tendo algumas dificuldades para realizar os pagamentos de seus jogadores e funcionários em período integral. Aquelas dívidas anos depois haviam se tornado impagáveis.

Nos anos iniciais de 2011, mais algumas notícias tristes abalaram os torcedores de toda a Irlanda. Os clubes Sporting Fingal, Galway United FC e Monaghan United FC, depois de diversos problemas sofridos em anos anteriores, acabaram solicitando a sua própria extinção, e desapareceram completamente.

2010 - UMA DÉCADA PÉSSIMA E ÓTIMA.

No início da década de 2010, muitos clubes passaram por inúmeras tribulações e dificuldades. Alguns clubes até mesmo desapareceram.  Porém, houve notícias muito boas também. Em 26 de agosto de 2011, o clube Shamrock Rovers entrou para a história como sendo o 1º clube pertencente a Liga da Irlanda a se tornar apto para sua classificação para a fase de grupos da UEFA Europa League.

A equipe Rovers conseguiu alcançar essa proeza ao derrotar seu rival, o clube Fudbalski Klub Partizan, na última rodada do playoff.

(The42.ie) Fonte: Ryan Byrne - (Sligo Rovers x Shamrock Rovers)

Em 2012, a equipe do Sligo Rovers conseguiu conquistar seu 1º título pela Premier Division bem como o seu primeiro título de nível superior em um período de 35 anos.

No ano de 2013, o clube St Patrick 's voltou a brilhar dentro de campo, e conquistou a sua 5ª vitória pela Premier Division.

Durante a temporada de jogos entre 2014/2015, o clube Dundalk acabou seguindo o ótimo exemplo do Shamrock Rovers, quando incrivelmente venceu 2 títulos em sequência, o que deu ao clube a grande classificação para a fase de grupos da UEFA, nos períodos de 2016/2017.

Essa sequência de acontecimentos maravilhosos para esses clubes só aumentou a certeza dos torcedores, de que o futebol Irlandês é um grande produtor de campeões e que as equipes da Liga na 1ª divisão são clubes guerreiros e que merecem todo o nosso respeito!

SISTEMA DE PROMOÇÃO E REBAIXAMENTO.

Desde meados de 1985, a Liga da 1ª divisão na Irlanda tem praticado a adoção de um sistema de promoção e rebaixamento envolvendo seus clubes, que ocorre entre a Primeira Divisão e a Primeira Divisão da Liga da Irlanda. Naquele ano, o clube vencedor foi o Shamrock Rovers.

Durante o campeonato, as equipes vão realizando seus jogos e vão se colocando nas suas posições na tabela, dependendo de seus resultados. As equipes com maior número de vitórias vão aumentando suas pontuações e vão subindo no ranking. E ao contrário também.

Os times que mais sofreram derrotas acabam “descendo” na tabela. Em uma temporada completa, geralmente cada equipe acaba jogando em torno de 190 jogos. O clube que conseguir obter o maior número de pontos possível no final da temporada, será o vencedor, e passa a ganhar uma promoção, que permite a ele se qualificar para o torneio principal da Liga dos Campeões, ou para as qualificações preliminares.

NÚMEROS PARA O PRÓXIMO CAMPEONATO.

Total de jogadores:

A 1ª divisão da Irlanda, SSE Airtricity Premier League, vai disputar os campeonatos da próxima temporada com 10 clubes. Com um número total de 281 jogadores, 61 deles são estrangeiros.

Time mais vitorioso:

O clube recordista com o maior número de vitórias, é também o mesmo atual campeão de agora: o clube Shamrock Rovers, com um total de 19 títulos.

Artilheiro:

O maior artilheiro do momento é o atacante Georgie Kelly, do clube Bohemian FC, com 21 gols marcados até agora.

Times com maior pontuação:

Os clubes que estão em excelente situação na tabela, são: Shamrock Rovers, com 78 pontos, seguido do clube St Pat 's, com 62 pontos, em 2º colocado.

Times em alerta:

Porém os clubes que vão precisar de muito empenho para aumentar suas pontuações são: o Longford Town, com 15 pontos, que veio de uma promoção na temporada anterior, em 10º colocado. E também o clube Waterford FC, com 42 pontos, e 9º colocado.

Número de rodadas:

De um modo geral, em cada temporada na Premier League, ocorrem em torno de 37 rodadas de jogos.

Período dos jogos:

Os campeonatos da Premier League geralmente se iniciam em fevereiro e vão até novembro.

Nessa nova etapa que se inicia agora, muitos desafios terão de ser enfrentados e vencidos. Todas as equipes estão muito bem preparadas para os jogos.

Por isso pode ser bem difícil tentar imaginar o resultado final desses duelos entre gigantes.

Mas e você, amigo torcedor?

Gostaria de nos ajudar com seu palpite?

Deixe aqui o seu comentário.

Nós da equipe Bets, agradecemos por sua colaboração!

Compartilhe esse conteudo