O futebol panamenho ainda não é muito famoso ao redor do mundo quando comparado a países que possuem tradição dentro do esporte e mais de um século de times formados.

Apesar de já possuir uma liga de elite, a Liga Panamenha de Futebol dá seus primeiros passos em direção ao estrelato de seus times.

Alguns times já são bastante conhecidos e intitulados os favoritos do país, como o Tauro e o Plaza Amador, já outros como o Unión Coclé são pouco conhecidos e estão em busca de se destacar no país e quem sabe no mundo.

Veja aqui mais informações sobre o time panamenho que está buscando vaga na primeira divisão da Liga Panamenha de Futebol e já possui até jogadores convocados para o microciclo da seleção sub 20 do Panamá.

História do Unión Coclé FC em campo

O Unión Coclé Futebol Clube, ou apenas Coclé FC, é um dos times da liga profissional panamenha, sendo o time da cidade de Penonomé da Província de Coclé, de onde vem o seu nome.

Este time integra o futebol do Panamá desde 1968, porém, até o ano de 2021 possuía um nome diferente: Associação Desportiva San Antonio FC. Seu estádio é o Complexo Futebolístico Virgilio Tejeira Andrión.

É um dos times que compõem a Liga Panamenha de Futebol, além de ser filiado à federação de futebol do país.

Desta forma, o time profissional participa de jogos e campeonatos oficiais, sendo atual pertencente da segunda divisão desde o ano de 2019.

Jogador em campo. Pixabay.

Neste ano ocorreu uma expansão e regionalização das diferentes ligas de futebol do Panamá, onde se deu o início da mudança do nome do time.

Enquanto possuía o nome de Associação Desportiva San Antonio, o time conseguiu vaga na Copa Rommel Fernández na terceira divisão, e pode disputar o título nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.

O título veio só no ano de 2012, quando ficou em segundo lugar quando marcou três gols contra dois da equipe Don Bosco FC.

Após ter seu nome atualizado para Unión Coclé, participou pela primeira vez na nova era da segunda divisão do futebol panamenho e finalizou a temporada em quarto lugar na zona norte da conferência oeste.

Sua última partida no campeonato foi em 2021 contra o Atlético Chiriquí II, saindo vitorioso por 4 gols contra 1.

Em todo o campeonato da Liga PROM no ano de 2021, o time disputou 32 partidas, destas, 9 vitórias, 5 empates e 18 derrotas.

Levando-se em conta o histórico das partidas dentro e fora de casa, pode-se dizer que o time consegue marcar mais gols quando é visitante, já que a sua maior vitória no ano de 2021 foi de 6 gols a 0, feitos em um jogo fora de casa.

Novo contrato com a Liga PROM

No dia 25 de novembro do ano passado, a Federação Panamenha de Futebol firmou contrato com o Unión Coclé pelo segundo ano consecutivo, permanecendo assim dentro da Liga PROM, na segunda divisão do futebol nacional.

Este contrato com times da segunda divisão é uma grande oportunidade e que influencia positiva e diretamente nos torneios que o Unión Coclé participa, sendo a primeira vez que times da segunda divisão recebem investimentos econômicos garantido por um contrato tão grandioso.

Não obstante, essa também será a primeira vez que os times da segunda divisão terão seus jogos transmitidos em rede nacional, por produções de alta qualidade.

Este contrato sem dúvidas assegura o crescimento e o profissionalismo dos times, principalmente do Unión Coclé FC, que tenta alçar vôo, já que até o momento o time ainda não possui troféus para a sua história.

Estádio de futebol. PixaBay.

O time finaliza o primeiro ano dentro da Liga PROM sem a dúvida de que iniciar um novo torneio e formato foi uma grande decisão. Este foi um marco na história do time de futebol que garantiu o destaque de seus jogadores após esta oportunidade.

Campeonato de 2021 da Liga PROM

Em seu ano de estreia na segunda divisão da Liga PROM a sorte não esteve muito a favor do Unión Coclé FC.

Isso porque o time conquistou apenas nove vitórias dentro de todo o campeonato. A quantidade de derrotas foi duas vezes maior que suas vitórias, sem contar os empates.

Contudo, isto não foi suficiente para impedir que o time brilhasse dentro da segunda divisão e conquistasse o quarto lugar na zona norte da conferência oeste. Em sua última partida do campeonato e após cinco derrotas marcadas por nenhum gol pontuado, o time se reergueu e conseguiu finalizar o campeonato com uma vitória sobre o Atlético Chiriquí II, por 4 gols a 1, e apesar de não ter levado um troféu para casa, deixou sua marca na temporada.

O que se esperar do Unión Coclé FC em 2022

Com o contrato da Liga PROM atualizado para mais um ano, o Unión Coclé Futebol Clube tem garantido maiores investimentos financeiros.

Como todos sabem, não existe time de futebol que consiga sobreviver ou ainda crescer sem receber auxílio de federações futebolísticas.

Assim, podemos esperar grandes avanços e melhorias para as próximas partidas e campeonatos da Liga PROM, já que o time mostrou que mesmo ao lado de grandes times consegue alcançar uma posição que merece reconhecimento.

O futebol no Panamá não era algo grande até as últimas três décadas, por isso, para nós brasileiros, pode parecer que os times são muito pequenos.

Contudo, o esporte vem crescendo no país e recebendo maior investimento, desta forma, os passos já alcançados até aqui pelo Unión Coclé são grandes passos no caminho do estrelato nos campos de futebol.

Pensando nisso, podemos esperar muita competitividade entre os times nas próximas temporadas da Liga PROM, bem como mais garra e afinco para conquistar títulos e troféus.

Linha branca. FreePik.

Pode soar muito otimista, mas quem sabe o primeiro troféu do Unión Coclé Futebol Clube esteja guardado para este ano de 2022 e o time venha a surpreender a todos dada a dedicação deste até o momento e a renovação do contrato da Liga PROM com os times da segunda divisão por mais um ano.

Estádio de futebol: https://pixabay.com/pt/photos/p%c3%bablico-futebol-est%c3%a1dio-1866738/

Bola no Campo: https://pixabay.com/pt/photos/futebol-esporte-bola-campo-3471402/

Jogador na Linha: https://pixabay.com/pt/photos/bola-de-canto-ponto-de-canto-futebol-6566084/

Compartilhe esse conteudo