O time profissional de futebol com sede na cidade de Turquestão, na arena do Turquestão, pode ser considerado um time muito jovem, já que possui apenas 19 anos de história desde sua fundação, no ano de 2002. O time que é conhecido como Football Club Turan conquistou um grande feito no ano passado, em 2021.

Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre esse jovem time que vêm conquistando cada vez mais espaço ao se destacar na 1ª Liga do Cazaquistão, e conhecer um pouco mais sobre os atletas que fazem parte dessa jornada, além da sua equipe técnica e arena oficial. Acompanhe!

Logo do FK Turan. fonte: wikipedia.org


2002: A fundação do Football Club Turan e os primeiros anos da equipe.



Como você já sabe, foi no ano de 2002 que o time Turan é fundado, no dia 12 dse janeiro na cidade de Turquestão, no Cazaquistão. Naquela época, o time ainda não era conhecido por esse nome, já que o primeiro nome dado a equipe foi Qostúiin Arys.

Nos primeiros anos de atuação, o time não teve uma presença muito marcante no futebol Cazaquistão, e por isso mesmo os registros dessa época praticamente não existem. Sabe-se que uma importante mudança aconteceu no ano de 2004, quando o time em uma estratégia de marketing muda o seu nome para FK Arys, esse que permaneceu até o ano de 2021.

Nessa época, o time ainda era muito pequeno e atuava apenas com 12 jogadores em seu quadro oficial, mas a partir de 2021 tudo mudou, quando o Football Club Turan acrescentou mais dois jogadores em seu quadro, tendo agora 14 em sua equipe oficial.

A mudança que foi muito positiva resultou então no que é conhecido como o verdadeiro início da história do time, a sua entrada para a Premier League do Cazaquistão.

A Liga de Futebol Profissional do Cazaquistão, também conhecida internacionalmente como Kazakh Premier League é a divisão mais prestigiada do País, e mais cobiçada pelos times que trabalham ardorosamente para alcançar essa posição.

A Premier League do Cazaquistão faz parte da confederação europeia da UEFA, e hoje conta com 14 equipes em sua base, uma delas sendo o Turan.

Por ainda ter ingressado muito recentemente na Liga principal, o Turan não conta com grandes números até o momento, ocupando o 21º lugar na colocação geral, ficando atrás de times como o Gornyak, Imperador, Vostok e Caspiy. Mas o time promete iniciar a sua história na Premier League com muitas vitórias.



Os jogadores e a equipe técnica do FK Turan: Conheça os destaques.



Mesmo que o Turan do Cazaquistão seja um time relativamente jovem, a sua equipe técnica e quadro de jogadores contam com nomes que já marcaram a história, e foram fundamentais para que o clube alcançasse o seu tão sonhado lugar na Premier League. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Começando por uma das posições mais importantes dentro do time, o treinador técnico! Afinal, a pessoa que ocupa esse cargo tem a grande responsabilidade de investir em estratégias que faça o time se destacar e conquistar as vitórias para escalar cada vez mais. No caso do Turan, quem ocupa esse cargo atualmente é o ex atacante que já gerenciou o campeão Aktobe: Vladimir Gazzayev.

O técnico Vladimir Gazzayev. fonte: worldsport.ge 

Vladimir é Russo e em seu currículo possui um destaque muito importante: entre os anos de 2014 a 2015 ele foi o treinador técnico do time campeão Aktobe, que atualmente ocupa o segundo lugar na colocação geral da Premier League do Cazaquistão.

Mas não acaba por aí, ele é filho de ninguém menos do que Valery Gazzaev, que se destacou na seleção Soviética como um dos melhores jogadores de seu tempo.

Já falando sobre os jogadores que são destaque atualmente no FK Turan do Cazaquistão, um que com certeza vem fazendo seu nome ser cada vez mais conhecido é o jovem de 22 anos, Rodion Minaripov.

Ele ocupa a posição de Meia central e de meia ofensivo. Minaripov tem seu valor de mercado em torno de 25 mil euros. O primeiro time que o jovem profissional atual foi o Kyran, e em 2019 ele é transferido para o FK Turan.

Outro nome de peso e um dos jogadores mais velhos do clube é Andrey Zaleskiy, de 33 anos. O atleta que tem origem na Bielorrússia nasceu na cidade de Novogrudok, em 1991. Atualmente ele ocupa a posição de defesa lateral direito.

O jogador Andrey Zaleskiy. fonte: cvgoal.com

Zaleskiy é com certeza um dos jogadores mais importantes da equipe, e isso se prova no seu valor de mercado ao qual foi negociado, por nada menos do que 324 mil dólares! Sua carreira começou em 2008 quando atuava na reserva do Lida, depois, ele passou por times como Dinamo Minsk, Beryoza, Slutsk, até que em 2021 ele é tranferido de Zhetysu para o FK Turin.

O goleiro de 34 anos, Andrey Pasechenko também é um nome de peso, tendo seu valor de mercado em torno de 188 mil dólares! Nascido no Cazaquistão, ele iniciou a sua carreira profissional em 2012 no Kaskelen, depois atuou por 4 anos no Zhetysu, passando por outros times até que em 2020 é negociado para o FK Turin.

O goleiro Andrey Pasechenko. fonte: footballtop.com


A Arena do Turquistão: Casa oficial do FK Turan.



Todo time profissional tem uma casa para chamar de sua, e a do FK Turan é realmente de tirar o fôlego! Com um custo de construção de mais de 39 milhões de dólares, ela tem cobertura em todos os setores, além de uma pista de atletismo e grama natural.

A Arena que é de multiuso se localiza na cidade de Turquestão, no Cazaquistão, e é utilizada para sediar os jogos em casa do FK Turin. Ela tem uma capacidade para receber mais de 7 mil expectadores, e foi inaugurada no ano de 2020, no mês de outubro.

Com uma arquitetura de tirar o fôlego, em 2021 a instalação foi sede oficial da grande Supercopa do Cazaquistão. Além disso, no seu interior é possível encontrar academias de treino de boxe, levantamento de peso profissional, além de ioga e também ginástica.










Compartilhe esse conteudo