O Football Club Rozova Dolina Kazanlak, conhecido simplesmente como Rozova Dolina é um dos clubes de futebol da cidade de Kazenlak, na província de Stara Zagora. O time compete na Treta Liga do Oeste, a terceira divisão do sistema de futebol búlgaro.

O clube é conhecido como Rose Valley (Vale das Rosas) por conta da região de mesmo nome, na Bulgária central. A região também foi determinante para a escolha das cores do clube: o vermelho e o branco, e o escudo, que traz uma rosa vermelha, em referência às rosas, que cresceram em abundância na província.

Escudo Rozova Dolina - créditos da imagem: Wikipedia

Apesar de ser formado em 1948 possui pouca expressão nas competições búlgaras, jogando principalmente nas divisões de acesso.

Elenco

O plantel do Rozova Dolina é formado principalmente por jogadores experientes e atletas que foram promovidos das categorias de base do clube. Para a temporada 2021-22, foram feitas contratações pontuais, assim foi possível formar um time completo, com 32 jogadores.

A média de idade do elenco é de 26 anos, puxados por atletas com idade acima dos 30, como o centroavante Ivan Tsankov, de 37 anos, mas também há jogadores bem jovens, como é o caso do meio campista Denislav Zapryanov, de 17, que veio da categoria juvenil.

Rozova Dolina na Tetra Liga - créditos da imagem elleven sports

O técnico Atanas Apostolov foi contratado no fim de 2021 e desde então adotou uma postura ofensiva no time, visando o acesso ao Grupo B na temporada 2021-22. Para isso, escala um time versátil, com meias que atuam tanto na marcação, quanto na formação de jogadas.

O time titular vai a campo com o goleiro Aleksandar Petrunov, 27, os zagueiros Tsvetan Chahov, 27, Danail Ivanov, 23, e o capitão Ivo Ivanov, 36. Na lateral direita Martin Kirchev, 23, e na lateral esquerda Georgi Hristov, 21.

No meio de campo o volante Ivaylo Marinov, 23, o meia central Stoyan Ivanov, 26, e o meia ofensivo Nikolay Georgiev, 25. No ataque o ponta esquerda Anton Ognyanov, 32, e o centroavante Rosen Iliev.

O futebol em Kazanlak

O futebol chegou na cidade de Kazanlak em 1895 com o nome de Kick Top. Na época, o professor suíço Jacques Fardel, que chegou à Bulgária em 1894 com dez outros professores que foram para diferentes cidades búlgaras.

Ainda não havia muitas regras no futebol e o esporte ainda estava se organizando, mas foi o suficiente para se popularizar na região. Gradualmente, foram surgindo as primeiras equipes na província e na Bulgária como um todo.

Foi nessa época que foram fundadas as associações esportivas, como o Plovdiv, Sliven, Pleven, Tarnovo, Razgrad, Burgas, Vratsa, Veliko e KAZANLAK. O primeiro time oficial da cidade de Kazanlak foi estabelecido em 1914: a associação atlética "Rose Valley", que daria origem futuramente ao Rozova Dolina.

Com a primeira guerra mundial (entre 1914 a 1918) houve um verdadeiro declínio das atividades esportivas no país, mas em 1919 surgiu a ideia de criar uma equipe de futebol profissional na cidade de Kazanlak, assim surgiu o Granit.

História do Rozova Dolina

Durante muitos anos, várias equipes foram formadas em Kazanlak. Entre elas o sucessor do Rozova Dolina, o DVF (State Military Factory), fundado em 1928 a 1947. No ano seguinte, devido a problemas financeiros, o clube encerrou as atividades.

Foi então que alguns entusiastas do futebol da cidade decidiram formar um novo clube, usando a sede do DVF e parte de sua infraestrutura. Nascia o novo Rozova Dolina, caracterizado por suas camisas vermelhas e brancas e a rosa como marca registrada.

A partir de 1949, o time passou a liderar as principais competições regionais, que estavam crescendo, sobretudo com a criação de novas sociedades que foram estabelecidas no modelo russo de associações esportivas.

Apesar do sucesso, o Rozova Dolina foi dissolvido no final de 1949, dando lugar ao Torpedo (Kz). A nova associação desportiva começou competindo em amistosos e competições regionais, até que conseguiu o acesso para a terceira divisão em 1954.

Primeiro escudo do Rozova Dolina - créditos da imagem: seeklogo


O nome Torpedo ficou até 1957, quando retornou a se chamar Rozova Dolina, quando deixou de ser uma associação esportiva e passou a ser um futebol clube, focado apenas no futebol.

Durante vários anos, oscilou entre a terceira e segunda divisão até que obteve o acesso para o Grupo A (primeira divisão) na temporada 1982-83. A estreia na elite do futebol búlgaro durou apenas uma temporada e no mesmo ano, o clube foi rebaixado após terminar a temporada em 15º lugar.

Uma nova mudança de nome aconteceu nos anos 90. Nas temporadas 1997 a 1999 a equipe foi nomeada para Rozova Dolina Arsenal. Pouco depois voltou ao nome original.

Em janeiro de 2016, após o retorno da equipe das férias de inverno, a diretoria anunciou que teria feito um acordo com o empresário local Georgi Mermekliev, que assumiria o comando do clube.

O intuito era trazer novamente os dias de glória do time ao longo dos anos e uma futura promoção ao Grupo A do Campeonato Búlgaro. Com o acordo, o estádio foi reformado e atualizado, com capacidade de 12 mil lugares e novo Centro de Treinamento.

Pouco depois também foi anunciado o novo patrocínio com o fabricante de materiais esportivos Legea. Com um grande investimento, em setembro de 2016, o Rozova Dolina se classificou para a Copa da Bulgária após 15 anos de ausência do futebol profissional.

Nos anos seguintes, o clube continuou entre as divisões de acesso até cair para a liga amadora (equivalente à quarta divisão) em 2019. Foram duas temporadas na divisão amadora até conseguir o acesso em 2021 com o título da AFL (Copa da Liga Amadora de Futebol da Bulgária).

Entre as honras do time, pode-se destacar:

  • 11º lugar no Campeonato Estadual em 1935.
  • 15º lugar no Grupo A em 1983.
  • 1/8 de final da Copa da Bulgária em 1939, 1965, 1982, 1986 (o torneio não oficial do campeonato búlgaro), 1987 e 1992.
  • Copa AFL em 2021.

Estádio

O estádio que o Rozova Dolina leva seus jogos é o Stadion Sevtopolis, na cidade Kazanlak. A arena foi construída em 1968 e passou por uma série de reformas ao longo da sua história. A mais recente foi em 2016 quando ampliou sua capacidade para 15000 espectadores.

Stadion Sevtopolis - créditos da imagem: Wikipedia
Compartilhe esse conteudo