Veja aqui tudo sobre a evolução do Calgary Stampeders dentro do futebol americano no Canadá. Boa leitura!
Um dos clubes de grande destaque dentro do futebol americano no Canadá é o Calgary Stampeders, sendo inclusive um dos mais recentes campeões da Grey Cup.
Veremos neste artigo tudo sobre a história do clube dentro das competições disputadas, assim como pontos importantes que o trouxeram até onde está hoje.
História
O Calgary Stampeders, como o conhecemos hoje, foi fundado no dia 24 de janeiro de 1945. Contudo, o futebol na cidade de Calgary já vinha sendo jogado desde 1980.
Os primeiros clubes da cidade, apesar de não compartilharem relações com o atual Calgary Stampeders, foram o Calgary Rugby Football Club, Calgary Tigers, Calgary Canucks, Calgary Altomahs e o Calgary Bronks.
Com a deflagração da Segunda Guerra Mundial, o futebol acabou sendo paralisado no país, voltando somente em 1945. Nesse momento o clube representante da cidade no esporte foi o Calgary Stampeders, que surgiu das cinzas dos outros.
Para esse primeiro momento o clube contava com a experiência de Les Lear como treinador, assim como o trabalho duro de jogadores como Woody Strode, Paul Rowe, Keith Spaith, Dave Berry, Normie Kwong e Exxert Anderson.
Alguns anos depois da estreia, na temporada de 1948, o Calgary Stampeders faria o que provavelmente foi a campanha de maior sucesso de toda a história do clube.
Para a temporada regular dentro da Divisão Oeste da CFL (Canadian Football League), o clube conseguiu chegar a uma incrível temporada vencendo todos os jogos disputados. Assim, o clube terminou essa primeira fase com o cartel de 12-0-0.
Classificados com folga para os playoffs da Grey Cup desse ano, o Stampeders fez também uma ótima campanha no mesmo, vencendo dois jogos e empatando um, sem sofrer nenhuma derrota. Assim, a vaga para Grey Cup foi conquistada.
Já na Grey Cup, o adversário a ser vencido foi o Ottawa Roughriders, jogo que foi disputado no Varsity Stadium em Toronto (campo neutro).
A partida foi vencida pelo Calgary Stampeders, que conquistaria ali, apenas 3 anos após a sua fundação, a sua primeira Grey Cup.
A temporada seguinte, apesar de não ter sido de tanto sucesso como a anterior, não deixou a desejar. O clube venceu 13 partidas dentro da Divisão Oeste, perdendo apenas uma, chegando novamente na Grey Cup.
Contudo, um placar incontestável de 28-15 a favor do Montreal Alouettes na decisão fez com que o bicampeonato consecutivo do Stampeders continuasse um sonho.
Após essas duas grandes campanhas, o clube acabou passando por 19 anos difíceis sem chegar na Grey Cup novamente.
Nesse meio tempo, em 1960, o clube também mudou de casa, passando a mandar seus jogos no McMahon Stadium. Além disso, em 1958 o clube se juntou à recém criada CFL (Canadian Football League).
A sua volta para a Grey Cup veio em 1968, dando um novo ar ao clube. Com isso, a equipe chegou na Grey Cup mais duas vezes nos próximos 3 anos, ficando de fora somente em 1969.
Na última dessas 3 participações, na edição de 1971, mais um título foi conquistado. Nessa edição o adversário da final foi o Toronto Argonauts, e o placar da decisão foi um apertado 14x11.
Esse retorno ao topo foi breve, e a partir de 1972, o Stampeders passou por 18 temporadas difíceis.
Nesse período, apenas 7 vagas nos playoffs foram conquistadas, além de terem chegado somente duas vezes nas finais da Divisão Oeste sob o comando de Jack Gota. Contudo, essas duas finais foram perdidas para o Edmonton Elks.
Esse período de péssimas campanhas fez com que o torcedor perdesse um pouco da paixão pelo clube, o que resultou em problemas financeiros e uma temporada horrível de 3 vitórias e 13 derrotas em 1985.
Como uma última tentativa em salvar o clube das ruínas e desaparecimento, a campanha “Save Our Stamps” foi lançada com o objetivo de aumentar as vendas e atendimento aos jogos.
A campanha foi um grande sucesso, e trouxe uma nova estabilidade ao clube. Inclusive, o sucesso foi tanto que o clube acabou chegando novamente na Grey Cup nos anos de 1991 e 1992.
Na edição de 1991, o Calgary Stampeders perdeu na final para o Toronto Argonauts. Um ponto importante desse ano foi a compra da equipe pelo empresário musical Larry Ryckman.
Mudanças implantadas por ele fizeram com que a temporada seguinte fosse um grande sucesso, chegando na Grey Cup mais uma vez e vencendo a copa garantindo a terceira Grey Cup para o clube.
Algumas dessas mudanças foram no elenco, que contava agora com nomes como Doug Flutie, Jeff Gasrcia, Dave Dickenson, Allen Pitts, Terry Vaughn Dave Sapunjis, Alondra Johnson, Stu Laird e Will Johnson.
Esse elenco de peso trouxe para o clube os melhores 13 anos da história, acumulando um cartel de 153 vitórias, 79 derrotas e dois empates.
Dentro desses 13 anos, seis vagas na Grey Cup foram conquistadas, sendo que o clube venceu 3 delas. A primeira foi em 1992 (citada acima), e depois em 1998 e 2001. As finais perdidas foram das edições de 1991, 1995 e 1999.
Manipulações dentro do mercado financeiro realizadas por Ryckman fizeram com que o dono do Stampeders fosse altamente punido, fazendo com que o clube tivesse que ser vendido para Sig Gutsche em leilão judicial.
O próximo título da Grey Cup veio somente em 2008 sob o comando do ex-quarterback John Hufnagel, agora como treinador. A decisão foi jogada contra o Montreal Alouettes, vencida por 22x14.
Alguns anos de campanhas boas dentro da Divisão Oeste foram vistos, mas sem títulos na Grey Cup. O próximo veio em 2014 quando o Stampeders derrotou o Hamilton Tiger-Cats por 20x16 na final, conquistando o sétimo título da competição.
O último título dentro dessa copa foi conquistado recentemente, em 2018, após duas aparições frustradas na final (2016 e 2017). Dessa vez, disputando contra o Ottawa Redblacks, o Calgary Stampeders venceu por 27x16 e sagrou seu oitavo título da Grey Cup.
Elenco Atual
Segue abaixo uma lista com os nomes que compõe o elenco utilizado pela equipe nas temporadas atuais.
- Quarterbacks
Jake Maier
Bo Levi Mitchell
Tommy Stevens
- Receivers
Shawn Bane
Reggie Begelton
DeVontres Dukes
Luther Hakunavanhu
Malik Henry
Nick Holley
Reece Horn
Colton Hunchak
Kamar Jorden
Tyson Middlemost
Richie Sindani
Jordan Williams-Lambert
- Running backs
Ka'Deem Carey
Kayden Johnson
Dedrick Mills
Aca'Cedric Ware
- Fullbacks
Charlie Power
- Offensive linemen
Bryce Bell
D. J. Coker
Carter Comeau
Derek Dennis
Julian Good-Jones
Sean McEwen
Josh Mosley
Ryan Sceviour
Zack Williams
Defensive linemen
Isaac Adeyemi-Berglund
Misiona Aiolupotea-Pei
Stefen Banks
Yurik Bethune
Nik D'Avanzo
Elliot Graham
Stacy Keely
Shawn Lemon
Cassanova McKinzy
Folarin Orimolade
Jarrell Owens
Alain Pae
Mike Rose
Andrew Seinet-Spaulding
Tracy Sprinkle
Jeremiah Valoaga
Derek Wiggan
-Linebackers
Kurtis Gray
Cameron Judge
D. J. Lalama
Charlie Moore
Fraser Sopik
Silas Stewart
Jameer Thurman
Ben Whiting LB/LS
Perry Young
Defensive backs
Marcelis Branch
Elie Bouka
Branden Dozier
Javien Elliott
Javien Hamilton
Derrick Jones
Malcolm Lee
Jonathan Moxey
Antonio Phillips
Tre Roberson
Dionte Ruffin
K. J. Sails
Darius Williams
Raheem Wilson
Elenco Especial
Keiran Burnham K/P
Cody Grace P
Rene Paredes K
Tom Schnitzler LS
Zach Zynomirski LS
Títulos
- Divisão Oeste (16 títulos): 1948, 1949, 1968, 1970, 1971, 1991, 1992, 1998, 1999, 2001, 2008, 2012, 2014, 2016, 2017 e 2018.
- Grey Cup (8 títulos): 1948, 1971, 1992, 1998, 2001, 2008, 2014 e 2018.