O Shippensburg Red Raiders é um time masculino de basquete universitário que representa a Shippensburg University of Pennsylvania nos torneios e campeonatos da National Collegiate Athletic Association, na segunda divisão da associação.

Com sede na cidade de Shippensburg, no estado da Pensilvânia, o time é mais uma das diversas equipes esportivas intercolegiais da universidade, que começou o programa de basquete masculino no ano de 1980.

A arena do Red Raiders, apelido da equipe de basquete masculino, é a Heiges Field House, onde os jogadores treinam e disputam os jogos em casa durante os torneios e campeonatos que participam.

O time também é membro da Pennsylvania State Athletic Conference, também conhecida como PSAC, e se você quer continuar descobrindo esta equipe de basquete, continue lendo este artigo.

Shippensburg Red Raiders. Shipraiders. https://shipraiders.com/sports/mens-basketball/archives?search=&sport=mbb&season=0

História

A história do Shippensburg Red Raiders no basquete começa durante a temporada de 1980-81, quando o time se consagrou no campus da universidade e disputou seus primeiros campeonatos.

Naquela primeira temporada, a equipe se saiu relativamente bem, tendo atingido a marca de quatorze vitórias e onze derrotas, tendo conquistado o terceiro lugar da Steubenville Tournament e o primeiro lugar da Carlisle Kiwanis Tournament.

Na temporada seguinte, o sucesso da equipe nos torneios de basquete continuou sendo uma marca, nesta o time conquistou o quarto lugar da Fairmont State Tournament, em primeiro lugar da Carlisle Kiwanis Tournament e participou pela primeira vez da PSAC.

Durante a temporada de 1982-83, a equipe decaiu um pouco em seu rendimento, apesar de ter participado do Carlisle Kiwanis Tournament, do Gettysburg Lions Club Tournament e do torneio do PSAC, a equipe não conseguiu se classificar em nenhum deles.

Nas temporadas seguintes, a equipe se manteve participante ativa dos torneios e campeonatos, mas foi na temporada de 1990-91 que o time conseguiu um pequeno destaque, quando participou pela primeira vez do torneio da NCAA.

Na temporada de 2000-01, o Shippensburg Red Raiders enfrentou uma de suas piores temporadas da história, tendo participado do PSAC West Game, Gannon Tournament, Wolf Bus Lines Tournament e PSAC Tournament.

Apesar das diversas oportunidades de classificação em um dos quatro campeonatos em que a equipe participou, o time não conseguiu ganhar boa parte de seus jogos, sendo derrotado em dezesseis disputas.

O jogo mais marcante e infeliz daquela temporada foi na disputa contra o Bloomsburg, que derrotou o Shippensburg Red Raiders com grande diferença de pontos, 107 a 66.

Durante a temporada 2001-02, mais uma vez a equipe vivenciou uma péssima temporada recheada de perdas, tendo sido derrotado em dezessete dos vinte e seis jogos que a equipe disputou.

Com o passar dos anos, o desempenho da equipe caiu cada vez mais e o time foi deixando de participar dos campeonatos, sendo saudosos os anos de ouro em que o Shippensburg Red Raiders disputava mais de quatro campeonatos por temporada.

Na temporada de 2005-06, a equipe começou a subir um pouco, conquistando vinte e quatro vitórias nos trinta e um jogos que disputou, além disso, o time fez sua segunda aparição no torneio pós temporada da National Collegiate Athletic Association.

Anos depois, na temporada de 2016-17 o time mostrou como o tempo e a persistência dos jogadores ajudou a melhorar o desempenho da equipe, nesta o time registrou a marca de vinte e cinco jogos vitoriosos e apenas quatro derrotas.

O começo daquela temporada foi muito satisfatório, pois a equipe pode permanecer invicta pela maior parte da temporada, em seus dezoito primeiros jogos, tendo conquistado ao final da temporada 27 vitórias e 4 derrotas.

Na temporada de 2021-22, o time permaneceu acima da marca de vinte vitórias, tendo sido derrotado em nove jogos, quatro destes em casa e cinco jogando como time visitante.

Shippensburg Red Raiders. Shipraiders. https://shipraiders.com/sports/mens-basketball/archives?search=&sport=mbb&season=0

Equipe

O time Shippensburg Red Raiders é composto por uma equipe técnica muito competente, começando por Chris Fite, atual técnico principal do time, assistido por Jaren Gembe, seu assistente.

Dave Miller é o técnico assistente do time, junto a Wayne Crumm, e o último componente da equipe técnica do Red Raiders é o Dr. Bob Stephens, mentor do programa esportivo da universidade.

Quanto aos atletas, temos abaixo uma lista com todos os alunos da Shippensburg University of Pennsylvania que estão na equipe, veja abaixo:

  • Gavin Donley (Número 00, origem: Boiling Springs, Pa.)
  • Rashon Johnson (Número 01, origem: Philadelphia, Pa.)
  • Ty Crespo (Número 02, origem: Lancaster, Pa.)
  • Carlos Carter (Número 03, origem: Indiana, Pa.)
  • Youssef Diabate (Número 04, origem: Philadelphia, Pa.)
  • Dom Sleva (Número 05, origem: McKees Rocks, Pa.)
  • Jake Biss (Número 11, origem: Latrobe, Pa.)
  • Geoffrey Helm (Número 12, origem: Blairsville, Pa.)
  • Andrew Recchia (Número 13, origem: Mars, Pa.)
  • Michael Dunn (Número 14, origem: Washington, Pa.)
  • Mamadou Toure (Número 20, origem: Philadelphia, Pa.)
  • Luke Nedrow (Número 21, origem: Pittsburgh, Pa.)
  • Satchel Ball (Número 23, origem: La Plata, Md.)
  • Ty Holsopple (Número 34, origem: Chambersburg, Pa.)
  • Kiyon Hardy (Número 44, origem: Philadelphia, Pa.)

Shippensburg Red Raiders. Shipraiders. https://shipraiders.com/sports/mens-basketball/archives?search=&sport=mbb&season=0

Hall de treinadores

Em todos os anos de história da equipe de basquete masculino Shippensburg Red Raiders, dez treinadores passaram pela direção da equipe, veja abaixo a lista destes:

  • Rodger Goodling (31 temporadas entre 1970-2001, 779 jogos, 356 vitórias, 443 derrotas)
  • Dave Springer (12 temporadas entre 2001-2013, 333 jogos, 144 vitórias, 189 derrotas)
  • Tom Crist (11 temporadas entre 1949-1960, 222 jogos, 113 vitórias, 109 derrotas)
  • Keith Hess (10 temporadas entre 1960-70, 214 jogos, 80 vitórias,  134 derrotas)
  • Ed Gulian (10 temporadas entre 1933-43, 142 jogos, 64 vitórias,  78 derrotas)
  • Harold Kramer (3 temporadas entre 1946-49, 55 jogos, 30 vitórias,  22 derrotas)
  • Henry Dresser (4 temporadas entre 1929-33, 54 jogos, 21 vitórias,  33 derrotas)
  • Newsh Bentz (2 temporadas entre 1927-29, 32 jogos, 17 vitórias,  15 derrotas)
  • Chris Fite (2 temporadas entre 2013-15, 53 jogos, 16 vitórias,  37 derrotas)
  • Barney Potratz (1 temporada em 1926-27, 15 jogos, 5 vitórias,  10 derrotas)
Shippensburg Red Raiders. Shipraiders. https://shipraiders.com/sports/mens-basketball/archives?search=&sport=mbb&season=0

Shippensburg Coach Awards

O torneio da PSAC nomeia anualmente os destaques de cada temporada e desde o ano de 1975, dois treinadores receberam honrarias pelo seu empenho com o Shippensburg Red Raiders, foram eles Rodger Goodling e Dave Springer.

Rodger foi nomeado como treinador do ano da PSAC no ano de 1991, treinador do ano da Western Division no ano de 1991 e treinador do ano da Eastern Division no ano de 1982, já Dave foi o treinador do ano da Western Division no ano de 2006.

Compartilhe esse conteudo