Conheça o rubro-negro do futebol americano dentro do Canadá, o Ottawa Redblacks!

Pedro F
Pedro F,
5 em minutos de leitura
Conheça o rubro-negro do futebol americano dentro do Canadá, o Ottawa Redblacks!

Veja aqui tudo sobre o Ottawa Redblacks, equipe que disputa a principal liga de futebol americano do Canadá. Boa leitura!

O Redblacks é uma equipe recém fundada que disputa atualmente a Canadian Football League.

Neste artigo veremos em detalhes como se deu a fundação do clube, quais foram as suas conquistas e momentos ruins dentro do esporte.

História

O Ottawa Redblacks foi fundado recentemente, em meados de 2010, e nasceu das cinzas de algumas equipes mais antigas no esporte dentro da cidade de Ottawa.

A primeira equipe da cidade, e também uma das mais antigas de todo o país, era o Ottawa Rough Riders. Esse clube havia sido fundado em 1876, e participou de grande parte da profissionalização do esporte no Canadá.

Contudo, apesar de ter cofundado a CFL (Canadian Football League) em 1958, e ter jogado na mesma até 1996, o clube se viu em uma situação complicada legislativamente falando.

Isso fez com que a dissolução da equipe fosse algo certo, e a cidade acabou ficando sem representantes na liga até 2002. Nesse ano, o Ottawa Renegades surgiu, mas isso duraria pouco.

Em 2005 o Renegades acabou também enfrentando problemas estruturais, e o projeto foi descontinuado. Foi somente em meados de 2010 que a ideia para retomar o futebol na cidade surgiu, e nascia então o Ottawa Redblacks.

Porém, como se os obstáculos superados já não fossem suficientes, a burocracia estadual para que fosse construído um estádio que seguisse as normas de segurança acabou atrasando ainda mais estreia da equipe.

Assim, após a liberação de uma grande reforma no Lansdowne Park por meio de uma votação no conselho, a equipe pôde finalmente estrear na temporada de 2014 da CFL.

blog photos
Logomarca do Ottawa Redblacks. Fonte: TSN

Seu primeiro jogo foi disputado no dia 3 de julho desse ano, mas acabou infelizmente sendo uma derrota. A primeira vitória da história do clube viria dias depois (18 de julho de 2014), vencendo o Toronto Argonauts por 18-17.

Essa primeira temporada foi um grande desastre para os Redblacks, finalizando na lanterna da Divisão Leste, tendo vencido apenas 2 das 18 partidas. Contudo, isso era um pouco esperado pela recém criação da equipe.

Para 2014, a diretoria trouxe algumas mudanças no elenco, e isso surtiu um grande efeito na campanha desse ano. Assim, logo na segunda temporada da equipe, uma campanha de 12 vitórias e 6 derrotas colocou o Redblacks na primeira posição da Divisão Leste.

Essa segunda campanha não rendeu grandes títulos para o clube, mas o ano seguinte uma grande campanha foi feita. Novamente o Ottawa Redblacks chegou na final da Divisão Leste.

Esse grande resultado deu direito a um bye nos playoffs para a Grey Cup, e eles disputaram de cara a final dessa fase.

Vencendo o Hamilton Tiger-Cats por 35-28 nessa final, os Redblacks conquistaram a vaga para a Grey Cup, que representa a disputa pelo título nacional.

Seu adversário nessa partida foi o Edmonton Eskimos, clube que havia vencido a Divisão Oeste. O resultado dessa partida foi de 26-20 para os Eskimos, tirando o sonho da Grey Cup das mãos dos Redblacks.

Mesmo assim, essa posição na temporada foi uma grande conquista, já que nenhum clube de Ottawa havia chegado na Grey Cup desde 1981, quando o Ottawa Rough Riders chegou pela última vez.

O ano seguinte, 2016, não foi tão bom quando 2015 quando falamos de números na temporada regular, mas o melhor estaria por vir.

Com 8 vitórias, 9 empates e uma derrota, o Ottawa Redblacks foi novamente campeão da temporada regular da Divisão Leste, mais uma vez conquistando o “bye” para a final dos playoffs da Grey Cup.

blog photos
Integrandes do Ottawa Redblacks comemoram título da Divisão Leste da CFL em 2018. Créditos: Sean Kilpatrick/CP

Dessa vez essa final foi disputada entre os Redblacks e o time que havia tirado o título da Grey Cup deles no ano anterior, o Edmonton Eskimos.

Entrando em campo com um sentimento de vingança, os Redblacks emplacaram uma grande vitória por 35-23 no rival, o que garantiu mais uma vez a vaga dentro da Grey Cup.

Dessa forma, chegando na Crey Cup de 2016, os Redblacks não deixaram a chance escapar e venceram por 39-33 o Calgary Stampeders. Assim, o título da Grey Cup foi para as mãos do recém fundado Ottawa Redblacks.

A temporada seguinte, apesar da campanha idêntica ao ano anterios (8-9-1), os Redblacks ficaram em segundo lugar na Divisão Leste. Já nos playoffs da Grey Cup, perderam para o Saskatchewan Roughriders na semifinal.

O ano de 2018 também foi muito bom para a equipe, ano no qual conquistaram mais um título da Divisão Leste, além de ter chegado na final da Grey Cup pela terceira vez em sua história.

O ano de 2019 não mostrou uma grande campanha como os anteriores, muito pelo grande desfalque sofrido pela equipe com a saída de técnicos e jogadores. Foi a pior temporada para os Redblacks, vencendo somente 3 jogos dos 18 disputados.

A temporada mais recente da equipe foi em 2021, que também não contou com um bom aproveitamento. A campanha consistiu de somente duas vitórias, o que tirou o Redblacks dos playoffs e resultou na demissão do diretor geral Marcel Desjardins.

Elenco Atual (2022)

Segue abaixo a lista dos jogadores que compõe a equipe atualmente:

Abrahams-W, Treshaun (DB)

Acklin, Jaelon (WR)

Adams, Darvin (WR)

Anderson, Tony (LB)

Asse, Ketel (OL)

Auclair, Adam (LB)

Baltimore, Sherrod (DB)

Basambombo, Dan (LB)

Beaulieu, Jordan (DB)

Behar, Nate (WR)

Bennett, Jackson (RB)

Berglof, Connor (OL)

Boateng, Kwaku (DE)

Bourassa, Louis-Philippe (LS)

Boyd, Dino (OL)

Bryant, Ventell (WR)

Charles-Brown, Shaiheem (DL)

Christion, Taryn (QB)

Ciraco, Darius (OL)

Coleman II, Douglas (DB)

Coleman, Davon (DL)

Corby, Will (WR)

Cranston, Ty (DB)

Cunningham, B.J. (WR)

Davis, Reshaan (DL)

Davis, Ryan (WR)

Dubois, Marco (FB)

Evans, Caleb (QB)

Evans, Randall (DB)

Gillanders, Brendan (RB)

Gosselin, Anthony (FB)

Griffin, Frankie (LB)

Guthrie, Jaylan (OL)

Harris, R.J. (WR)

Henry, Jersey (LB)

Hodges, Devlin (QB)

Hoffman, Sirgeo (RB)

Hornbuckle, Tre (DL)

Howell, Justin (DB)

Hunter, Monshadrik (DB)

Johnson, Shaq (WR)

Jones, Seantavius (WR)

Kanneh, Abdul (DB)

Kelly Jr., Anthoula (DB)

Laing, Cleyon (DL)

Lebreux, Clement (DL)

Leone, Richie (K)

Levels, Patrick (DB)

Mahoungou, Anthony (WR)

Maltos, Jose (K)

Maponga Sr., Stansly (DL)

Mariner, Siaosi (WR)

Martin-Oguike, Praise (DL)

Masoli, Jeremiah (QB)

Mauldin IV, Lorenzo (DE)

Mrabure, Ese (DL)

Noel, Llevi (WR)

Norman, Dwayne (LB)

Oliver, Charles (DB)

Onyeka, Kene (DL)

Pickett, Andrew (OL)

Powell, William (RB)

Pruneau, Antoine (DB)

Raper, Mitch (FB)

Rice, Denzel (DB)

Romick, Nigel (DL)

Ruby, Jacob (OL)

Salmon, Shaheed (LB)

Smallwood, Jordan (WR)

Starczala, Eric (OL)

Stephens, Howard (DL)

Steward, Hunter (OL)

Szott, Jakub (OL)

Texada, Ranthony (DB)

Thompson, Corey (LB)

Turner, De’Lance (RB)

Vrede, Tyron (LB)

Ward, Lewis (K)

Washington, Trumaine (DB)

Williams, Avery (LB)

Williams, Terry (WR)

OL – Offensive Line; DB – Defensive Backs ; WR – Wide Reciever ; LB – Left Line Backer ; RB – Right Line Backer ; DE – Defensive End ; LS – Long Snapper ; FB – Running Back ; QB – Quarterback ; K – Kicker ; DL – Defensive lineback;

blog photos
Estádio TD Place lotado de torcedores do Redblacks. Créditos: Steve Kingsman/Freestyle Photography


Títulos

Até o momento 4 títulos foram conquistados pelo Ottawa Redblacks, e eles estão listados a seguir:

- Divisão Leste (3 títulos): 2015, 2016 e 2018.

- Grey Cup (1 título): 2016.

Rivalidades

Os jogos mais pegados do Ottawa Redblacks são contra o Montreal Alouettes (por questões geográficas).

Além desse, jogos contra o Hamilton Tiger-Cats e o Toronto Argonauts também pegam fogo pela rivalidade pela Divisão Leste.

E por fim, sem relação nenhuma de localidade ou confrontos diretos, os Calgary Stampeders também são considerados rivais dos Redblacks.




ARTIGOS RELACIONADOS

Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!
Verstappen emplaca mais uma vitória e dispara na liderança!

Piloto holandês começa a abrir boa vantagem para os demais competidores Em uma corrida sofrida, marcada pela dura disputa entre Verstappen e Sainz, o piloto da Red Bull conseguiu segurar a vantagem na pista canadense, e emplacou mais uma vitória, ...

Victor Simonelli
2 em minutos de leitura
#Canadá,#Alphonso Boyle Davies,#Futebol

CONHEÇA TUDO SOBRE A HISTÓRIA E CARREIRA DE AFONSO DAVIES

O jogador de futebol profissional Afonso Davies é um lateral esquerdo que atualmente joga pelo clube da Bundesliga, Bayern de Munique, com a camisa de Nº 19. Mas Davies represent...

Eliseu

5 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Barrie Colts,#Hóquei

Conheça agora mesmo como foi incrível trajetória desse grande time de hóquei canadense, o Barrie Colts

O Barrie Colts é um time júnior de hóquei no gelo, e também faz parte da Ontario Hockey League, com sede em Barrie, Ontario, Canada. Esse grande time foi fundado em meados de 19...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Guelph Storm,#Hóquei

Conheça agora mesmo a incrível trajetória do time de hóquei canadense, o Guelph Storm

O Guelph Storm é um grande time júnior de hóquei no gelo com sede em Guelph, Ontário, Canadá. Eles jogam na OHL desde a temporada 1991-92. A equipe joga em casa no Sleeman Cent...

Guilherme de Souza Mendes

6 em minutos de leitura

#Canadá,#OHL,#Saskatoon Blades,#Hóquei

Conheça o time de hóquei júnior Saskatoon Blades

O Saskatoon Blades é um time de hóquei junior profissional do Canadá. Eles integram a Conferência Leste pela Western Hockey League, antes conhecida como Western Canadian Hockey Le...

Andréa Benetti

4 em minutos de leitura