Os sul-coreanos têm títulos de relevância em seu país e no continente asiático.

O futebol da Coreia do Sul é um dos mais tradicionais na Ásia. Sendo a seleção do continente que mais vezes disputou Copas do Mundo, foi nesse país que o esporte começou a se profissionalizar mais cedo, com vários clubes se beneficiando desse movimento. Um deles é o nosso destaque aqui, o Pohang Steelers.

O clube, sediado na cidade de Pohang, na província de Gyeongsang do Norte, nasceu em 1973 como Pohang Iron and Steel Company Football Club -ou POSCO FC -, pegando o nome da companhia metalúrgica que fundou o time e até hoje o financia.

O clube foi semi-profissional até 1984, quando o time se profissionalizou, passou a disputar a K-League (a primeira liga profissional do país) e mudou seu nome para POSCO Dolphins. O time trocou de nome mais algumas vezes, passando a se chamar POSCO Atoms e Pohang Atoms antes de adotar a atual nomenclatura, passando a ser Pohang Steelers a partir de 1997.

O clube joga no Pohang Steel Yard, na mesma cidade que o time. O palco tem capacidade para pouco mais de 15 mil lugares e foi inaugurado em 1990, sendo o primeiro estádio feito propriamente para futebol na Coreia do Sul.

O Pohang Steelers veio a se tornar um dos clubes mais vitoriosos da Coreia do Sul. O time venceu 5 vezes a K-League, 4 Copas da Coreia do Sul, conquistou 2 Copas da Liga e uma Copa do Presidente. Além disso, o Steelers é tricampeão da Liga dos Campeões da Ásia, sendo o segundo maior vencedor da competição, atrás apenas do Al Hilal, da Arábia Saudita. Em seus tempos como clube semi-profissional, o Pohang Steelers foi cinco vezes campeão da Liga Semi-Profissional Sul-Coreana.

Torcida do Pohang Steelers se fazendo presente no Pohang Steel Yard (Foto: KLeague.com)

Tamanho sucesso atraiu alguns jogadores estrangeiros para atuar no Pohang Steelers, incluindo alguns brasileiros, como Andrezinho (ex-Internacional), Mota (ex-Cruzeiro) e Paulinho Criciúma (ex-Botafogo). O clube também contou com vários jogadores que vieram a se destacar na seleção da Coreia do Sul, como Lee Min-Sung, Hwang Sun-Hong, Hong Myung-Bo (capitão do time semifinalista da Copa do Mundo de 2002), Lee Dong-Gook e Oh Beom-Seok, que foi capitão do time na temporada 2021 antes de se aposentar.

O Pohang Steelers disputou uma vez o Mundial de Clubes da FIFA, em 2009, ano em que venceu pela última vez a Liga dos Campeões da Ásia. O time terminou o campeonato em terceiro lugar, eliminando o Mazembe (República Democrática do Congo) nas quartas-de-final, perdendo a semifinal para o Estudiantes (Argentina) e vencendo o Atlante (México) na decisão do terceiro lugar.

Em 2021, por muito pouco o Pohang Steelers não se tornou o maior campeão da Ásia no lugar do Al Hilal. Isso porque os dois se enfrentaram na final da Liga dos Campeões, realizada no final de 2021 em Riad, capital da Arábia Saudita. O time saudita venceu por 2x0, tirando o tetracampeonato do Pohang Steelers, que agora chega a 13 anos de jejum desde sua última conquista continental.

Em 2009, o Pohang Steelers se tornou tricampeão da Liga dos Campeões da Ásia - o maior campeão entre os times do Leste Asiático (Foto: Getty Images)

Na K-League o cenário também não tem sido muito bom para o Pohang Steelers nas últimas temporadas. O clube terminou a temporada de 2021 apenas na nona posição dentre 12 clubes, se salvando por três pontos de acabar rebaixado. O último título da liga veio em 2013, mesmo ano em que venceu pela última vez a Copa da Coreia do Sul - assim, já são oito anos sem vencer um título. Desde então, as melhores campanhas foram duas terceiras posições, em 2015 e em 2020.

É bastante difícil para um time vitorioso se manter campeão, e isso piora quando o jejum de títulos começa a aumentar. Isso pode ser "resolvido" com times mais competitivos ou mesmo um elenco mais forte. Mas isso também é mostra de que a K-League tem se tornado mais competitiva, contando com clubes mais fortes e de maior investimento, elevando não apenas o nível do futebol local, como também o do futebol asiático em si. E, independente da situação atual, o Pohang Steelers tem sua parcela de contribuição para isso.

Siga com o Bets e siga por dentro de tudo sobre o futebol no Brasil e no mundo!
Compartilhe esse conteudo