Conheça o Ottawa Senators, franquia da capital canadense na NHL

Guilherme
Guilherme,
5 em minutos de leitura
Conheça o Ottawa Senators, franquia da capital canadense na NHL

Carregando o nome de um dos times mais vitoriosos da NHL, o Ottawa Senators figura como uma das principais forças da Conferência Leste, mas ainda busca o ponto máximo da Liga

Logotipo

Descrição gerada automaticamente
Logo do Ottawa Senators, franquia que representa a capital canadense na NHL (Foto: Divulgação/NHL)

Fundado pelo promotor imobiliário de Ottawa, no Canadá, Bruce Fireston, o Ottawa Senators é um dos times profissionais canadenses que integram a National Hockey League (NHL), maior competição de hóquei no gelo do mundo.

A atual franquia foi inaugurada em 1990, com seus primeiros jogos sendo realizados a partir de 1992 e sua história costuma se confundir com um time homônimo que foi muito vitorioso no início do século XX, mas a coincidência fica apenas no nome, já que o atual Ottawa Senators, apesar de ser um time bem-sucedido, nunca conseguiu conquistar uma Copa Stanley.

Apesar disso, a jovem equipe da NHL tem se mostrado um páreo duro na competição, principalmente para os times da Divisão do Atlântico da Conferência Leste, onde joga o Ottawa, que se classificou para os playoffs da Copa Stanley em 16 das últimas 18 temporadas, conquistando títulos de divisão, da Conferência e até mesmo o Troféu dos Presidentes em 2003.

Os bons resultados, apesar de ainda estarem longe do ponto mais alto sonhado pela equipe, garantiram ao Ottawa Senators um dos pontos mais altos de audiência das últimas temporadas, além de ser uma das franquias mais valiosas da NHL, estando hoje avaliada em mais de 400 milhões de dólares.

Homem de terno e gravata com microfone na mão

Descrição gerada automaticamente
Na temporada 2002/03, o Ottawa Senators teve um de seus melhores desempenhos, sendo a equipe de maior pontuação na temporada regular (Foto: Elsa/Getty Images)

História do Ottawa Senators

A cidade de Ottawa é uma das mais importantes e tradicionais na história do hóquei no gelo, já tendo abrigado a equipe original do Ottawa Senators, uma das franquias fundadoras da NHL e vencedores de 11 Copas Stanley.

Após a expansão da NHL para os Estados Unidos da América, no final da década de 1920, problemas financeiros do Senators acabaram forçando-os a se mudarem para a cidade de St. Louis, onde passou a operar com o nome de Eagles.

Na sua cidade de origem, uma equipe amadora assumiu o lugar e o nome do Ottawa Senators, mas os maus resultados nas competições inferiores fizeram com que o time fosse extinguido e que os seus jogadores fossem transferidos para outros times da NHL, dando fim a uma das franquias originais da NHL.

O Ottawa Senators voltaria a existir somente depois de 50 anos de sua extinção, quando a NHL anunciou no início dos anos 1990 que tinha planos de expansão para a Liga, fazendo que o promotor imobiliário Bruce Firestone, apoiado por outros empresários locais, resgatasse a franquia de volta para a cidade canadense.

Essa retomada foi conturbada, já que a empresa de Firestone, Terrace Investments, não tinha ativos líquidos para financiar a taxa de expansão e o time, mas o grupo concebeu uma estratégia para alavancar o desenvolvimento de terra.

Em 1989, após encontrar um local adequado à construção do novo estádio, nas terras agrícolas a oeste de Ottawa, a Terrace anunciou sua intenção de comprar a franquia e lançou com sucesso a campanha "Traga de volta os Senators" para atrair o público e convencer a NHL que a cidade conseguiria apoiar uma de suas franquias.

O apoio da população local foi grande e o grupo garantiu uma demanda de mais de 11 mil ingressos para a temporada inicial, o que fez com que a NHL aprovasse a entrada da franquia do Ottawa Senators na Liga, iniciando seus jogos na temporada 1992/93.

Ottawa Senators na NHL

Com a reinauguração da franquia do Ottawa Senators, a equipe reestreou na NHL no dia 8 de outubro de 1992, quando venceu o Montreal Canadiens por 5 a 3 no Ottawa Civic Centre.

Apesar do início animador, a equipe demonstrou as dificuldades que um time novo tem dentro da liga, vencendo apenas 10 jogos na temporada regular. Apesar da péssima campanha, os Senators cumpriram suas metas modestas, já que iniciaram na NHL com o objetivo de não bater o recorde de menor pontuação da Liga, feito que foi alcançado.

A primeira participação nos playoffs viria somente na temporada de 1996/97, quando acabou sendo eliminado logo na rodada inicial da fase eliminatória. Mesmo que não fosse uma equipe que frequentemente chegava com força nas decisões, o Ottawa Senators foi se estruturando nos anos seguintes e se tornou presente nos playoffs em quase todas as temporadas.

Na temporada 2002/03, conquistou a sua melhor performance até então, sendo a equipe que mais somou pontos na temporada regular da NHL, mas perdendo a final da Conferência para o New Jersey Devils, campeão da Copa Stanley naquele ano.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Um dos grandes ídolos da equipe, Daniel Alfredsson jogou por boa parte da carreira no Ottawa Senators, sendo o capitão no vice-campeonato da Stanley Cup (Foto: Micahel Miller)

Já na temporada 2007/07, os Senators chegam a sua primeira – e até o momento única – final da Copa Stanley, levando o título da Conferência Leste e perdendo a grande decisão da Liga para o Anaheim Ducks. Apesar de não terem levado o título, o feito marcou a chegada de uma equipe de Ottawa à final da Liga pela primeira vez em mais de 80 anos.

Desde então, a equipe nunca mais teve o mesmo brilho do início do século, mas com frequência chega aos playoffs da Conferência Leste, onde ainda não conseguiu se firmar como um adversário a altura das demais equipes.

Principais títulos do Ottawa Senators

Com 30 anos de história na NHL, o Ottawa Senators chegou a apenas uma final da Copa Stanley, perdendo a série decisiva para o Anaheim Ducks. Apesar disso, a equipe canadense é uma figura constante nos playoffs do torneio, já tendo conquistado importantes títulos de Conferência e de Divisão da NHL.

Abaixo você confere os principais títulos do Ottawa Senators na história da NHL.

- Troféu dos Presidentes (Presidents’ Trophy) | 1 conquista

Na temporada 2002/03, mesmo vivendo problemas de bastidores, chegando até mesmo a flertar com a falência, o Ottawa Senators foi a equipe que mais pontuou na temporada regular da NHL, conquistando o Troféu dos Presidentes pelo feito na temporada.

O ano só não foi melhor porque a equipe acabou sendo eliminada no último jogo de semifinal da Copa Stanley, perdendo para o New Jersey Devils, que se sagraria campeão naquela temporada.

- Troféu Príncipe de Gales (Prince of Wales Trophy) | 1 conquista

O Troféu Príncipe de Gales é dado ao vencedor da Conferência Leste da NHL, garantindo que o campeão dispute a decisão da Copa Stanley contra o vencedor da Conferência Oeste.

O Ottawa Senators conquistou o troféu em apenas uma oportunidade, na temporada 2006/07, quando bateu o Buffalo Sabres nas finais, vencendo a série decisiva por 4 a 1.

Pessoas com uniforme de time de futebol

Descrição gerada automaticamente
Ottawa Senators venceu a Conferência Leste na temporada 2005/06, mas perdeu a decisão da Stanley Cup para o Anaheim Ducks (Foto: Phillip MacCallum/Getty Images)

- Divisão do Atlântico | 4 conquistas

Dentro da Conferência Leste da NHL, o Ottawa Senators disputa a Divisão do Atlântico contra outras sete equipes: Boston Bruins, Buffalo Sabres, Detroit Red Wings, Florida Panthers, Montreal Canadiens, Tampa Bay Lightning e Toronto Maple Leafs.

Os melhores colocados garantem vaga nos playoffs da NHL e têm a oportunidade de disputar o título da Conferência, que garante uma vaga na decisão da Copa Stanley.

A equipe de Ottawa já venceu a Divisão do Atlântico em quatro temporadas: 1998/99, 2000/01, 2002/03 e 2005/06.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura