Conheça o New York Islanders, equipe que dominou a NHL nos anos 1980

Guilherme
Guilherme,
6 em minutos de leitura
Conheça o New York Islanders, equipe que dominou a NHL nos anos 1980

Uma das equipes mais vitoriosas da Conferência Leste, o New York Islanders viveu um período de hegemonia há 50 anos atrás e nunca mais chegou nem perto dos tempos de ouro

Com suas bases fundadas em Elmont, o New York Islanders, também conhecido como Isles, é uma das três equipes profissionais da National Hockey League (NHL) na área metropolitana de Nova York, ao lado do New Jersey Devils e do New York Rangers.

Atualmente, o Islanders atua como membro da Divisão Metropolitana da Conferência Leste da Liga e a sua base de fãs reside principalmente na região de Long Island.

Com quatro Copa Stanley no currículo, a equipe é uma das maiores vencedoras da NHL, além de também ser uma das mais tradicionais. Contudo, os Isles vivem um longo jejum de títulos desde o final da década de 1980, sem conquistar sequer um Campeonato de Divisão há mais de 30 anos.

Logotipo

Descrição gerada automaticamente
Escudo do New York Islanders, tradicional equipe de hóquei no gelo dos Estados Unidos (Foto: NHL)

História do New York Islanders

No início dos anos setenta, com o objetivo de conter a expansão da emergente World Hockey Association (WHA) – liga que surgiu na metade do século passado para rivalizar com a NHL -, empresários estadunidenses decidiram trazer para Nova York mais uma equipe na principal competição de hóquei no gelo do mundo.

O advogado William Shea, que ajudou a trazer o New York Mets para a Major League Baseball (MLB) uma década antes, foi o encarregado de garantir mais uma equipe de Nova York na NHL.

Foto em preto e branco de homem de terno e gravata

Descrição gerada automaticamente
O advogado William Shea viabilizou a inserção do New York Islanders na NHL (Foto: William C. Greene)

Na época, o então presidente da liga, Clarence Campbell, se mostrou receptivo à ideia de adição de um segundo time de Nova York, mas o projeto sofreu resistência dos proprietários do New York Rangers, que não queriam concorrência para a franquia naquela área.

Para ter o aval dos Rangers, seria necessário que a nova equipe pagasse uma taxa territorial para desempenhar as suas atividades, além de outras tarifas tradicionais de adesão da NHL. Desta maneira, o empresário de roupas Roy Boe entrou na jogada para garantir o aporte necessário no início das atividades da nova franquia.

De maneira inicial, foram desembolsados na época seis milhões de dólares para a inclusão dos Islanders na NHL e mais cinco milhões de dólares que foram pagos aos Rangers como taxa de território. Se convertidos para os valores atuais, essas cifras chegariam a quase 70 milhões de dólares.

Com os trâmites burocráticos concluídos, a equipe iniciou os treinos no começo de 1972 e se preparou para a sua primeira disputa da NHL, que seria realizada em outubro seguinte.

A primeira temporada da equipe na liga seria desastrosa, estabelecendo um recorde negativo na história da NHL com o maior número de derrotas até então.

Ainda assim, esse período foi marcante, pois os Islanders conseguiram naquele ano vencer o Boston Bruins, então atual campeão da Copa Stanley, além de já ter dado o primeiro vislumbre de jogadores que marcariam a dinastia da equipe poucos anos mais tarde.

A era de ouro do New York Islanders

Apesar do início não muito promissor, os Isles não demorariam muito para se mostrar uma equipe competitiva e logo na temporada de 1974/75 fariam uma das campanhas mais surpreendentes da Conferência. A equipe conquistou 88 pontos na temporada regular daquela temporada, 32 a mais que na anterior e dois pontos a mais que as duas primeiras campanhas somadas do time na NHL.

Classificado aos playoffs, os Isles avançaram sem muitas dificuldades na primeira fase eliminatória e nas semifinais se classificaram no jogo sete após saírem perdendo por 3 a 0 no agregado da decisão. Essa virada nos playoffs entrou para história, pois apenas quatro outras disputas esportivas norte-americanas repetiram o feito, sendo três delas na própria NHL e outra na MLB.

A partir dali, a equipe se tornaria figura constante nos playoffs da Conferência Leste, mas ainda faltava um título de peso para consagrar o New York Islanders. Esse título viria somente no final da década, quando na temporada de 1979/80 a equipe decidiu se dedicar à disputa dos playoffs ao invés da temporada regular.

Desta maneira, a equipe terminou a fase de classificação com menos de 100 pontos, fato que não ocorria há cinco anos na franquia. Apesar disso, os Isles foram arrasadores nas disputas eliminatórias e não deram chances aos adversários, classificando-se pela primeira vez para a disputa da Copa Stanley.

Na grande decisão, a equipe de Nova York enfrentou o Philadelphia Flyers, equipe com melhor campanha da NHL na temporada regular daquele ano e que sustentou uma invencibilidade de 35 jogos seguidos. Mesmo com o favoritismo do adversário, os Islanders venceram na prorrogação do jogo seis e faturaram o seu primeiro título da liga.

Jogador de hóquei no gelo

Descrição gerada automaticamente
O canadense Denis Potvin liderou a vitoriosa sequência de títulos dos Isles (Foto: Arquivo/New York Islanders)

Após o primeiro título, a equipe se tornaria a principal força da NHL naquele período, conquistando mais três títulos consecutivos da Copa Stanley. A sequência só seria quebrada na temporada de 1983/84, quando os Isles perderam a grande decisão para o Edmonton Oilers, que na época contava com Wayne Gretzky, considerado o maior atleta da modalidade.

Até o final dos anos oitenta, os Isles ainda figuraram bem na NHL, fazendo boas campanhas na temporada regular e sendo uma força a ser batida pelos adversários, mas a ascendência de novas equipes e o fortalecimento de outras já mais tradicionais fizeram com que o New York Islanders perdesse a competitividade frente aos adversários.

Desde então, a equipe nunca mais teve o mesmo brilho dos tempos de ouro, mas as temporadas recentes vêm marcando uma retomada na equipe, que disputou o título de Conferência na última temporada até o jogo sete contra o Tampa Bay Lightining, que acabou sagrando-se campeão da Copa Stanley.

Homem fazendo manobra de esqui

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Os Isles estiveram perto de reviver os tempos de glória do passado, mas perderam o título de Conferência no jogo 7 contra o Tampa Bay Lightning na temporada 2020/21 (Foto: Dave Sandford/NHL via Getty Images)

Principais títulos do New York Islanders

- Copa Stanley (Stanley Cup) | 4 conquistas

Objetivo maior das equipes que disputam a NHL, a Copa Stanley já foi conquistada pelo New York Islanders em quatro temporadas: 1979/80, 1980/81, 1981/82 e 1982/83.

O tetracampeonato seguido foi um feito na história da Liga e até hoje é a segunda maior sequência vitoriosa da competição, ficando atrás apenas do pentacampeonato do Montreal Canadiens, conquistado entre 1955 e 1960.

Desde então, nenhuma outra equipe conseguiu conquistar mais de dois títulos da Copa Stanley de maneira consecutiva, tornando o feito dos Isles ainda mais marcante e memorável.

Placa de propaganda

Descrição gerada automaticamente
Na UBS Arena, casa do New York Islanders, banners relembram a dinastia vitoriosa da equipe na Copa Stanley (Foto: Flickr)


- Troféu Príncipe de Gales (Prince of Wales Trophy) e títulos de conferência | 6 conquistas

Atualmente, o Troféu Príncipe de Gales é dado ao vencedor da Conferência Leste da NHL. Neste formato, o New York Islanders conquistou o prêmio em três oportunidades: 1981/82, 1982/83 e 1983/84.

No período de hegemonia da equipe entre o final da década de 1970 e início dos anos 1980, o Troféu era erguido pelo campeão da temporada regular ao invés dos playoffs, fazendo com que as conquistas dos títulos de Conferência nas temporadas de 1977/78, 1978/79 e 1980/81 não carregassem essa mesma alcunha, embora tenham o mesmo peso dentro da história da liga.

- Campeonatos de Divisão | 6 conquistas

Dentro da Conferência Leste, os Isles já disputaram a temporada regular na Divisão do Atlântico e atualmente participam da Divisão Metropolitana da Liga, tendo conquistado a melhor campanha nessa fase em seis temporadas: 1977/78, 1978/79, 1980/81, 1981/82, 1983/84 e 1987/88.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura