Brasão do Mjøndalen IF - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/MIFToppfotball/photo

O clube Mjøndalen IF Football é um dos mais antigos times de futebol da Noruega e possui uma rica história dentro e fora dos campos.

O time é uma ala do clube Mjøndalen IF, que possui elencos em outros esportes e está sempre se atualizando.

Recentemente, criaram uma equipe de e-sports (esportes eletrônicos) e possui uma equipe de marketing que dialoga com todos os públicos. Com isso, tornou-se um dos times mais populares da Noruega.

Sua sede fica situada em uma área construída no município de Viken. Essa área tem o mesmo nome do clube, Mjøndalen. Seu estádio, com nome de Consto Arena, possui capacidade para 4.350 pessoas e sempre está lotado nos jogos do clube pela sua apaixonada torcida.

O time de futebol é responsável por grandes conquistas e orgulhos do esporte na Noruega desde sua fundação em 1910. Por exemplo, foi um dos únicos times da Noruega a disputar a Liga Europa da UEFA, a segunda mais importante do continente.

Mesmo que tenha um passado cheio de glórias, os últimos anos do clube têm sido difíceis e o clube luta para resgatar o futebol de elite.

Se você é apaixonado por futebol, temos certeza que vai adorar a história e o clima da equipe atual, por isso, acompanhe até o final do texto para conhecer melhor o Mjøndalen IF Football.

Trajetória do Mjøndalen IF no futebol norueguês e europeu

Foto da torcida do Mjøndalen IF em partida oficial - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/MIFToppfotball/status/1464944027824963595/photo/1)

Fundado em 1910, o clube Mjøndalen IF Football conseguiu grandes feitos em seus anos iniciais, o que atraiu diversos fãs.

No ano de 1924, chegaram a final da Copa da Noruega, porém perderam a final por 3-0 contra a equipe Odd. Logo em seguida, na década de 30, ganhou por 3 vezes a Copa da Noruega nos anos de 1933, 1934 e 1937.

Além disso, chegou às finais do mesmo campeonato em 1931, 1936 e 1938, demonstrando o poder do elenco naquela década.

Posteriormente, em 1968, chegaram às finais novamente da Copa da Noruega e se classificaram para a European Cup Winners' Cup como representantes da Noruega. Porém, foram eliminados na primeira rodada por um placar agregado elástico de 12-2.

Na temporada seguinte, em 1971, conquistaram o acesso para a primeira divisão do futebol norueguês, o Norway Eliteserien.

Durante a década de 70 e 80, se mantiveram na elite do futebol na Noruega, mesmo que com as frequentes quedas e subidas entre primeira e segunda divisão.

Nos anos de 1979 e 1986, terminaram na segunda colocação da Norway Eliteserien e se classificaram para a Liga Europa da UEFA como representante da Noruega.

Nas duas oportunidades que tiveram de disputar o campeonato da UEFA, foram eliminados por clubes alemães com placares elásticos.

Porém, em 1986 conseguiram ganhar do Werder Bremen de 1-0 no estádio alemão, marcando a única vitória do clube em competições internacionais europeias.

Infelizmente, desde a temporada de 1992, o clube passa por dificuldades financeiras devido ao baixo investimento no futebol norueguês.

Assim, foram rebaixados constantemente até chegarem na quarta divisão da liga norueguesa, onde se mantiveram até 2006.

Em 2007, participaram da terceira divisão e conquistaram o acesso para a segunda divisão novamente, onde se mantiveram até 2014.

Então, conseguiram retornar à elite do futebol norueguês, mas desde então não conseguiram se estabilizar na liga, caindo em 2015 e voltando para a Eliteserien em 2019.

De 2019 a 2021, conseguiram se manter na primeira divisão, mas com campanhas ruins, sempre lutando contra o rebaixamento.

Porém, na última temporada, terminaram na última colocação e retornaram à segunda divisão, campeonato que irão disputar agora em 2022.

Elenco e destaques

Foto oficial do elenco 2022 do clube Mjøndalen IF - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/MIFToppfotball/header_photo)

O clube tentou manter a base do elenco da temporada passada, acreditando em um projeto à longo prazo que possa trazer e manter o clube na Norway Eliteserien.

O Mjøndalen IF é considerado um time de segunda classe no futebol norueguês, por isso, estão em constante queda e ascensão.

A expectativa é que eles possam vencer a segunda divisão da Noruega em 2022 e retornar à elite.

Confira abaixo o elenco confirmado para disputar a segunda divisão pelo Mjøndalen IF em 2022.

Goleiros

  • Sosha Makani
  • Erik Hejer
  • Thomas Kinn

Defensores

  • Adrian Aleksander Hansen
  • Sivert Engh Øverby
  • Joackim Olsen Solberg
  • Markus Nakkim
  • Johannes Holstad Dahlby
  • Leotrim Bekteshi

Meio-campistas

  • Syver Skaar Eriksen
  • Martin Rønning Ovenstad
  • Erik Stavås Skistad
  • Meinhard Olsen
  • Isaac Twum
  • Daniel Skare
  • Albin Sporrong

Atacantes

  • Ole Amund Sveen
  • Benjamin Stokke
  • Brinder Singh
  • Magnus Bækken
  • Herman Kleppa
  • Frank Bamenye
  • Kent Håvard Eriksen

Destaques da temporada

Os dois destaques da temporada atual são os jogadores de seleção de seus respectivos países.

O goleiro iraniano Sosha Makani é uma aposta para que o clube tenha maior consistência defensiva.

O meio campista Meinhard Olsen também é uma aposta para fortalecer a ligação entre defesa e ataque, um dos maiores problemas do time atualmente.

Mjøndalen na temporada 2021-2022 da Norway Eliteserien

Foto da comemoração de gol marcado pelo Mjøndalen IF em partida oficial - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/MIFToppfotball/status/1456947971510124546/photo/1)

A temporada 2021 do Mjøndalen IF Fotball na Norway Eliteserien foi ruim e o clube passou por muitas dificuldades devido ao baixo investimento financeiro que podem fazer.

O elenco contava com menos jogadores que a maioria dos outros times, o que também afeta a continuidade dentro da competição.

O clube terminou na última posição do campeonato, mas incrivelmente os fãs demonstraram apoio e sua paixão pelo clube.

Últimas 5 partidas

Já com o rebaixamento confirmado nas últimas rodadas, o clube amargou 4 derrotas e uma vitória nas últimas 5 partidas do campeonato.

O treinador aproveitou para colocar em jogo atletas mais novos e começar o planejamento para o ano seguinte.

Próximas partidas

As primeiras partidas da segunda divisão do campeonato norueguês estão marcadas para o meio e final de fevereiro.

A expectativa é de um bom início de temporada, principalmente contra os clubes que subiram da terceira para a segunda divisão.

Estatísticas da temporada

Na temporada 2021 da Norway Eliteserien, o clube conquistou apenas 4 vitórias, 10 empates e 16 derrotas nas 30 partidas.

Além disso, marcou 33 gols e sofreu 52, finalizando com um saldo negativo em 19 gols.

Compartilhe esse conteudo