O Missouri St. Louis Tritons é uma equipe esportiva universitária composta por alunos da Universidade de St. Louis do Estado de Missouri, localizada na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos.

Devido ao seu programa esportivo e capacidade universitária, competem na segunda divisão das diferentes ligas desportivas da National Collegiate Athletic Association (NCAA).

Uma de suas equipes de força é a de basquete masculino, representada pelas cores vermelho e ouro.

Seus jogos em casa são realizados no Mark Twain Building Chuck Smith Court, construído dentro do campus universitário, e com capacidade máxima para 3400 pessoas.

Logo oficial do Missouri St. Louis Tritons - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/UMSLMBB/photo

Seu programa esportivo está inserido dentro da Great Lakes Valley Conference (GLVC), uma das mais disputadas da NCAA D2.

Em sua história, além de títulos, a equipe foi responsável pela formação de jogadores profissionais que jogaram em ligas internacionais europeias.

Com aparições nos torneios nacionais da NAIA e da NCAA, o Missouri St. Louis Tritons é uma das equipes que voltou à elite do basquete masculino universitário após anos de campanhas ruins.

Por ser um time de tradição e força histórica, sua volta aos torneios nacionais trouxe muita expectativa da conquista do primeiro título da NCAA para os próximos anos.

Para os amantes do basquete universitário, essa foi uma ótima notícia, pois também há a chance do time formar novos jogadores profissionais que podem competir junto da Seleção dos Estados Unidos de Basquete.

Caso você seja um amante do basquete, precisa conhecer esse time e, para isso, preparamos esse texto com todos os momentos importantes, estatísticas históricas e situação atual do Missouri St. Louis Tritons.

Trajetória do Missouri St. Louis Tritons no basquete masculino universitário

Foto de jogo do Missouri St. Louis Tritons campeão da temporada GLVC 2019-2020 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/smcollegehoops/status/1255481260752932865/photo/2

A equipe teve início na temporada 1966-1967, participando de jogos organizados pela NAIA, maior associação esportiva universitária antes do surgimento da NCAA.

Sua primeira temporada de expressão foi cedo, em 1968-1969 o Missouri St. Louis Tritons conquistou o título da conferência District 16, classificando-se pela primeira vez ao torneio nacional NAIA, onde perderam no primeiro jogo.

Com o surgimento da nova forma de divisão da NCAA Division II na temporada 1971-1972, a equipe filiou-se à organização e já fez uma primeira temporada histórica.

Em uma campanha com 12 vitórias e 12 derrotas, conquistaram o título regional, que deu classificação ao torneio nacional da NCAA. Chegaram até às quartas-de-final (Elite Eight) após conquistarem o título NCAA da Midwest Region.

Mudanças na década de 80 e 90

Com a saída do treinador Chuck Smith que estava desde o início com o time, vários treinadores passaram pela equipe entre a década de 80 e 90.

Na temporada 1987-1988, sob o comando de Rich Meckfessel, a equipe fez uma campanha de 22 vitórias e 9 derrotas, sendo campeã da MIAA Tournament, que garantiu uma vaga para o torneio nacional da NCAA.

O Missouri St. Louis Tritons ainda chegou à final nacional da South Central Regional, mas acabou perdendo. Mesmo assim, essa é a segunda melhor campanha da história da equipe.

Após essa temporada, a equipe encontrou dificuldades para manter uma regularidade, realizando campanhas boas e ruins seguidamente.

Com isso, a equipe ficou 32 anos sem conseguir classificar-se ao torneio nacional da NCAA e sem conquistar algum título regional ou de expressão.

Volta à elite do basquete universitário

Foto do elenco do Missouri St. Louis Tritons campeão do torneio GLVC 2021-2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/UMSLMBB/status/1500634207974006787/photo/1

Para a temporada 2014-2015, foi contratado o treinador Bob Sundvold, antigo treinador e assistente de times importantes da NCAA Division I como Iowa State e Toledo.

Com a entrada do treinador, a equipe voltou a realizar boas campanhas, como em sua primeira com a equipe, com 19 vitórias e 11 derrotas.

Na temporada 2018-2019, a equipe fez uma campanha de 20 vitórias e 9 derrotas, ficando muito próxima de se classificar para o torneio nacional.

Na temporada seguinte, aconteceu a melhor campanha de sua história, com 27 vitórias e 6 derrotas, o Missouri St. Louis Tritons, conquistando o título da temporada regular da GLVC pela primeira vez.

Com isso, conseguiu classificar-se para o torneio nacional da NCAA, mas o evento foi cancelado devido à pandemia e o time não conseguiu jogar após 32 anos de espera.

Porém, na temporada atual, realizaram uma campanha histórica novamente, com 26 vitórias e 7 derrotas, repetindo a marca histórica e sendo campeã pela primeira vez do torneio de conferência GLVC.

Assim, novamente o Missouri St. Louis Tritons classificou-se para o torneio nacional da NCAA e, após 34 anos, conseguiram jogar na competição.

A equipe venceu dois jogos, chegando às finais regionais no top 8 nacional (Elite Eight), onde perderam para Hillsdale em uma partida que terminou 73 a 63.

Porém, após essa boa campanha, a equipe sonha em se manter na elite nacional e marcar presença mais vezes na NCAA.

Elenco e destaques

Foto do elenco inicial do Missouri St. Louis Tritons 2021-2022 - Fonte: Reprodução/Twitter (https://twitter.com/UMSLMBB/status/1461808352808386575/photo/1

Historicamente, o Missouri St. Louis Tritons formou jogadores que participaram de ligas profissionais internacionais na Europa.

Alex Jackson foi um deles, que atualmente joga na Liga Espanhola após participar de uma liga de acesso para novos jogadores. Além dele, outros 3 jogadores foram contratados por equipes internacionais.

O atual elenco é outro que pode levar jogadores a equipes profissionais internacionais, uma vez que igualou o recorde histórico da equipe e chegou longe no nacional NCAA.

Abaixo você confere os jogadores que fazem parte desse elenco, assim como os principais destaques individuais e suas estatísticas.

Elenco 2022

  • Atavian Butler
  • Bassirou Ndiaye
  • Isaiah Fuller
  • Jose Grubbs
  • Kellen King
  • Lawrence Brazil Iii
  • Marquis Collins
  • Marty Jackson
  • Myles Cephas
  • Sam Richardson Jr.
  • Shane Wissink
  • Steve Webb
  • Trever Moore
  • Yaakema Rose Jr.

Destaques da temporada

O destaque geral da temporada foi o jogador Marty Jackson, líder na média de pontuação com 16,4 pontos por partida e também nas médias de rebotes com 6,4 e bloqueios com 1,4.

Com esses números, ele se demonstrou dominante dentro do garrafão do Missouri St. Louis Tritons, sendo elemento central no ataque e na recuperação de bolas para criação de novas jogadas.

Outro destaque fica para Steve Webb, líder em assistências com média de 2,6 por jogo, seguido de Yaakema Rose Jr. com 2,5 e com a segunda melhor média de pontuação com 12,1 por partida.

Esses 3 jogadores foram os principais responsáveis pela composição defensiva e ofensiva da equipe.

Compartilhe esse conteudo