A cidade de Le Havre é uma importante comunidade portuária francesa, localizada na parte Norte da França, e faz parte do setor administrativo da Normandia, no departamento de Seine-Maritime.

Cidade Le Havre (Queroviajarmais.com)
Cidade Le Havre (Queroviajarmais.com)

Ela abrange uma extensão de 46 km², e possui uma população de quase 180.000 habitantes.

A cidade sofreu grandes perdas durante a 2ª guerra mundial!  Durante as décadas de 40, os alemães dominaram o porto e uma grande parte da população ali teve que fugir para abrigos de refugiados, ou para cidades vizinhas. Os bombardeios sobre a cidade eram constantes.

A destruição da cidade atingiu o seu pico máximo durante a batalha da Normandia, que aconteceu durante o verão de 1944. As cerca de 132 bombas que foram lançadas sobre Le Havre, durante toda a guerra, receberam o apelido de “tempestade de aço e fogo”.

Com o tempo, porém, chegaram novos reforços para defender a cidade e novos aliados se posicionaram contra os alemães. Em 12 de Setembro de 1944, as tropas alemãs foram dominadas, e a cidade foi libertada da opressão!

O governo Francês rapidamente tomou uma ação para reconstruir a cidade, devastada pela guerra. Foram contratados  diversos profissionais ligados às construções, tais como arquitetos, engenheiros e urbanistas.

O arquiteto francês, Auguste Perret, foi nomeado para ser o chefe da operação, devido à sua larga experiência em construções.  Com o passar dos anos a cidade voltou a ser bela novamente!

Em 2005, o centro histórico da cidade de Le Havre, reconstruído pela equipe do arquiteto Perret,  recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido pela Unesco.

É surpreendente como um povo que foi brutalmente devastado, pode ser capaz de reagir e de se recuperar tão rapidamente, e de forma tão corajosa!

Os franceses têm esse mérito! São um povo guerreiro e batalhador!

Mas os franceses também são guerreiros e batalhadores em outro setor:   O futebol!

HISTÓRIA DO LE HAVRE.

O Le Havre Athletic Club, conhecido também pelas suas iniciais, HAC, é um clube de futebol profissional, que teve a sua fundação no ano 1872, e que pertence à cidade de Le Havre. Foi fundado entretanto, como um time de Rugby, naquele tempo!

Sendo assim, é considerado atualmente como o clube desportivo mais antigo de futebol, ainda em atividade no País. O clube Le Havre é também conhecido pelos apelidos carinhosos que seus torcedores o nomearam: Le Club Doyen, e Les Ciel et Marine!

Naquela época em que o Le Havre nasceu, os jogos e torneios eram disputados de forma amadora. Não havia ainda, em muitas partes da França, uma estrutura bem coordenada que pudesse controlar as pontuações, tabelas, ou estádios de futebol gigantescos, como nós conhecemos hoje!

Le Havre em 1901 (MIME type: image/jpeg)
Le Havre em 1901 (MIME type: image/jpeg)

Naqueles anos de 1880 a 1890, o clube Le Havre praticamente não possuía rivais à altura, e nem quantidades de times que pudessem duelar incisivamente e de forma bem competitiva!

Dessa forma, o clube acabou sendo vitorioso nas duas primeiras campanhas de torneios que ocorreram ali, e abocanhou os 2  títulos de vitória, em 1899 e 1900.

Em 1933, o HAC conseguiu se tornar um clube profissional e poucos anos depois, em 1938, depois de realizar diversos jogos bem sucedidos, recebeu o convite para participar com seus jogos na  1ª divisão da elite!

Infelizmente surgiu a 2ª guerra mundial, no início de 1939, e aquele confronto acabou suspendendo todas as atividades esportivas da época.

Porém, a equipe do Le Havre Athletic Club não se deixaria abater, e depois de pouco tempo passado eles estariam em atividade novamente!

COMEÇAM OS JOGOS.

Anos mais tarde, durante as décadas de 1950, o “ciel et marine” acabou conquistando uma outra grande recompensa!

O clube já vinha  disputando torneios e jogos cada vez mais competitivos, enfrentando rivais cada vez mais fortes. Esses fatores foram muito positivos para o HAC na época, porque os obrigaram a perseguir um nível de excelência em seu futebol, cada vez mais perfeito!

Dessa forma, então, eles acabaram chegando ao final do campeonato francês da 2ª divisão, da temporada de  1950/1951, em 3º lugar.

Anos mais tarde, já em 1959, se tornaram campeões na Copa da França conquistando o 1º título da sua carreira! Alguns dos principais jogadores que participaram nessa incrível conquista, foram: O Eduardo di Loreto, Christian Villeneuve, e André Strappe, entre outros.

Aquela conquista foi histórica porque o Le Havre foi a primeira equipe da 2ª divisão, que ganhou a Copa da França.

Depois dessa proeza, conquistada pelo HAC, foi somente em 2009, que o clube En Avant de Guingamp conseguiu repetir aquela mesma vitória!

Depois daquela proeza em 1959, os períodos posteriores para o clube Le Havre foram ficando bem complicados!

Nos anos de 1964 até 1979, o clube acabou despencando em vários níveis e acabou ficando na 4ª divisão, quando esteve enfrentando uma péssima  fase.  Mas as coisas iriam mudar rapidamente.

Depois, nas décadas de 1980, os seus resultados começaram a ficar muito melhores, com os aprimoramentos que a equipe realizou em campo, e também com a excelente orientação do seu presidente e mentor, Jean Pierre Hureau.

Após os anos 1990 até 2005, os momentos foram os mais fantásticos para o Le Havre! Aquele foi o período em que o clube permaneceu por mais tempo dentro da 1ª divisão, entre a elite das equipes.

Foram inicialmente 3 anos consecutivos disputando campeonatos e depois mais 9 temporadas ininterruptas, jogando pela elite. Aquele período proporcionou ao clube um recorde histórico!

CARACTERÍSTICAS E QUALIDADES.

O clube HAC é hoje muito bem conceituado e é considerado como um clube referência em toda a sua trajetória de vida, porque seus dirigentes levam muito a sério o fato de se manter uma boa gestão dos recursos e patrimônios do clube!

Seus jogadores e preparadores também valorizam muito o empenho que eles fazem para dar aos jovens iniciantes, uma boa oportunidade para serem formados dentro do futebol, e para terem uma chance de se tornarem grandes atletas.

Dos inúmeros clubes de futebol existentes na França e em toda a Europa, dificilmente poderão ser encontrados  clubes que produziram tantos jogadores craques, como foi

Jogadores durante uma partida. Foto:Emmanuel Lelaidier.
Jogadores durante uma partida. Foto:Emmanuel Lelaidier.

Qual foi o clube de futebol que mais produziu jogadores espetaculares?
Sim, foi o Le Havre, da França..

Foram muitos os jogadores que iniciaram suas carreiras no clube “les ciel et marine”, e que depois de algum tempo, partiram para jogar em grandes seleções e para disputar copas do mundo, etc.

Alguns nomes são:
Lassana Diarra - Ex camisa 10 do Real Madrid.
Paul Pogba - Joga atualmente no Manchester United.
Ferland Mendy - Ex-jogador do Lyon, agora está no Real Madrid.
Dimitri Payet - Jogador do Olympique de Marseille
Riyad Mahrez - Jogador do Manchester City.
Steve Mandanda - Jogador e Capitão no Olympique de Marseille.
Benjamin Mendy - Jogador do Manchester City.

Pode-se afirmar que o clube Le Havre é um grande produtor de Craques, pois os registros do clube mostram que pelo menos uns 30 jogadores do mais alto nível, já foram treinados pelo clube, ou passaram por ele, em algum momento das suas vidas!

E a grande maioria já vestiu a camisa da seleção!

Apesar de não ter conquistado muitos títulos como  campeão, e na verdade o Le Havre conquistou somente 1, em 1959, mas ainda assim, ele pode e deve  ser considerado um clube super vencedor, porque fez história, produzindo craques e jogadores da mais alta qualidade!

Jogadores excepcionais,  que levam seus torcedores às lágrimas, de tanta alegria!

O clube Le Havre também foi recompensado de outra forma.

Apesar de terem começado lá atrás, de forma bem humilde e discreta, disputando torneios e jogos em campinhos de terra, ou em alguns gramados bem surrados, com pequenas  arquibancadas bem humildes e modestas, hoje pode-se dizer que o HAC possui uma casa à altura da sua dignidade!

O clube Le Havre,  muito antigamente realizava seus jogos na avenida Foch, em um terreno baldio. Depois conquistaram um estádio maior, o CavéeVerte. E logo depois ainda conquistaram o centro técnico em Saint Laurent de BreveDent.

Mas hoje, o seu estádio oficial  é um local ainda maior em relação a beleza e modernidade!

Estamos falando do Stade Océane. Ele é um estádio do tipo multiuso localizado em Le Havre mesmo, e comporta tranquilamente um público de mais de 33.000 torcedores! O estádio é novo!

Stade Océane.  Foto: Premium Travellers
Stade Océane. Foto: Premium Travellers

Foi construído em 2012, e ele contém tudo o que existe de mais moderno na construção civil, proporcionando aos jogadores e visitantes o maior conforto possível!

É a casa de jogos oficial do Le Havre Atlético Clube!

As suas cores oficiais em seu uniforme são as cores azul em dois tons, azul claro e azul escuro!                          

NOVAS EXPECTATIVAS À FRENTE.

O técnico Paul Le Guen,  se mostrou muito otimista durante as suas últimas entrevistas para a TV francesa.

Ele mencionou em entrevista coletiva que está muito tranquilo em relação aos novos avanços que a equipe tem demonstrado, e que alguns jogadores, que eram dúvida para as próximas temporadas, por causa de contusões e dores,  já estão bem recuperados!

Uma outra grande vantagem também é que o clube possui um complexo de campos de futebol para treinamentos para as categorias de base, que proporcionam um grande rendimento para novos jovens, e isso gera novos talentos a serem descobertos!

Nas próximas temporadas os torneios já irão  começar!

Mas as disputas serão acirradas também!

O que você espera para  essas novas etapas do futebol francês???

O Le Havre irá se destacar esse ano??

Não deixe de nos contar suas ideias!

Isso é muito importante para nós, da BETS!

Compartilhe esse conteudo