O atleta francês, Abdoulaye Doucouré é um jogador de futebol profissional, que atualmente está contratado pelo clube inglês, da Premier League, Everton Futebol Clube, desde setembro de 2020, quando assinou um contrato com os Blues, válido até Junho de 2023.
O craque atua dentro de campo na posição de meio campista central, e usa a camisa de Nº 16. Doucouré tem 1,84m de altura, pesa aproximadamente 70 Kg e é um jogador destro.
Além de representar o seu clube inglês, sempre com muito profissionalismo e dedicação, o craque também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da França, desde 2009, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção juvenil da França, SUB-17, aos 16 anos de idade.
O valor comercial de mercado do craque francês atualmente é de € 25 milhões de euros, e ele se encontra em pleno auge da sua carreira.
Abdoulaye Doucouré nasceu no dia 1º de Janeiro de 1993, na cidade de Meulan-en-Yvelines, na França.
DADOS PESSOAIS
Durante a sua juventude, Doucouré cresceu e viveu no bairro Les Mureaux, um bairro de famílias humildes e trabalhadores, ao lado oeste de Paris. O craque possui dupla cidadania, da França pelo seu local de nascimento, e também a de Mali, país da África Ocidental, visto que seus pais são daquela região, e emigraram para a Europa, a fim de obter melhores condições de vida para seus filhos.
Abdoulaye foi um grande apreciador de atletismo durante a sua infância, e a sua especialidade eram as corridas. Ele treinava sempre com muito afinco, quando seu colégio francês organizava campeonatos de corrida.
A modalidade de corrida que Abdoulaye mais gostava era a Cross Country, que incluía corridas de longa distância em áreas abertas e em grandes territórios acidentados. O jogador chegou a conquistar diversos prêmios para sua escola, naquela época.
O ex-professor de educação física do craque, Michaël Pellen, durante os tempos de colégio, ficava admirado com a desenvoltura de Doucouré em suas corridas de longa distância, e do seu entusiasmo ao enfrentar desafios em terrenos acidentados e em locais de difícil acesso.
O primo de Abdoulaye, Ladji Doucouré, é um famoso atleta francês medalhista de ouro, especializado em corridas de 110m com barreiras.
Abdoulaye Doucouré foi reprovado em um teste de futebol, realizado na famosa Instituição francesa, a Academia Clairefontaine, e não conseguiu ingressar na tão sonhada instituição de treinamento.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
O craque francês esteve disputando jogos internacionais em defesa da França pela modalidade juvenil SUB-21, desde 2014.
Posteriormente, durante o mês de Março de 2019, Doucouré foi contactado pela Federação de Futebol do Mali, que convidou o craque para representar a nação de seus pais em campeonatos internacionais. Mas naquele momento ele rejeitou qualquer possibilidade de deixar a França, seu país de nascimento.
Durante o mês de fevereiro de 2020, o jogador admitiu francamente que gostaria de receber uma convocação para jogar pela França, mas que também poderia ser uma honra defender a seleção do Mali, e que estaria aberto a novas propostas.
Depois de diversas tentativas para atrair o craque para o lado da seleção africana, no mês de Março de 2022, Doucouré acabou aceitando uma oportunidade para defender o Mali e realizou sua estreia, no dia 25 de Março, em um jogo contra a Tunísia, durante as eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022, que terminou em 1x0, com a vitória da Tunísia.
PRINCIPAIS CLUBES
OFC LES MUREAUX - (futebol amador)
Depois de disputar várias corridas junto ao atletismo, em torneios da sua escola, o craque francês ingressou em um clube de futebol amador, em seu bairro, o OFC Les Mureaux, para receber treinamentos junto à equipe juvenil do clube.
No ano de 2004, com 11 anos de idade, o garoto Abdoulaye passou a jogar pela modalidade infanto juvenil de futebol, e permaneceu junto ao Les Mureaux até 2007.
STADE RENNAIS FC - (amador e profissional)
Com a intenção de crescer mais ainda em seu potencial esportivo, o craque ingressou em um clube maior, o francês Stade Rennais FC, o Rennes, como um atleta amador, ainda no ano de 2007.
Com quase 15 anos de idade, Doucouré passou a treinar pela equipe juvenil nas categorias de base do clube, onde se manteve bem focado em seus estudos, até 2010, quando passou a jogar pelas equipes dos jogadores reservas do time, o Rennes B, porém como um jogador sênior e profissional.
O jogador francês realizou sua estreia pelo Rennes junto à Liga 1, disputando os jogos durante a temporada 2012/2013, depois de receber promoções em todas as modalidades juvenis, e de brilhar dentro de campo.
WATFORD FC -
No ano de 2016, depois de receber diversas propostas, o craque aceitou fechar um acordo com o clube inglês, Watford FC. No dia 1º de fevereiro, Abdoulaye assinou um contrato com os ingleses da premier League, válido por 4 anos e meio, e uma taxa de negociação de £8 milhões de libras.
O presidente do clube Watford, o Ceo Scott Duxbury, mencionou:
"A oportunidade de contratar Abdoulaye Doucouré agora, era uma que queríamos aproveitar, dado nosso interesse de longa data no jogador".
GRANADA CF - (empréstimo)
Após sua aquisição feita pelo clube Watford, porém, o craque foi enviado ao clube espanhol Granada CF, da La Liga, que é da mesma família, proprietária de ambos os clubes, a família de Giampaolo Pozzo. O empréstimo foi firmado entre ambos os clubes pelo prazo de 6 meses.
O jogador francês realizou sua estreia pela La Liga 7 dias depois do seu empréstimo, em um jogo contra o Real Madrid, que venceu naquele dia, 7 de fevereiro de 2016, por 2x1, ao fazer seu 2º gol aos 85’ minutos de jogo. Doucouré entrou em campo aos 80’ minutos de jogo para substituir Adalberto Peñaranda.
O primeiro gol do jogador aconteceu no dia 4 de março de 2017, em uma disputa contra o clube Southampton que venceu naquele jogo, por 4x3. Doucouré garantiu o 3º gol, de consolação para o Watford, aos 90’ + 4’ minutos de jogo.
Depois daquele gol, o jogador continuou brilhando dentro de campo. Durante a temporada de 2016/2017, o craque garantiu 7 gols e mais 2 assistências, e na temporada seguinte, 5 gols e mais 6 assistências.
Abdoulaye Doucouré foi nomeado como o “Jogador da Temporada”, naquele período 2017/2018.
EVERTON FC -
No dia 8 de setembro de 2020, o clube inglês da Premier League, Everton FC, passou a divulgar oficialmente que havia fechado um contrato com Doucouré, com validade para 3 anos, e com possibilidade de alongar para mais uma temporada.
Os valores da transação não foram revelados, porém alguns comentaristas esportivos mencionaram seus palpites, e que eles estariam em torno de £20 milhões de libras.
O jogador realizou sua estreia disputando um jogo contra o Tottenham Hotspur, que foi derrotado naquele dia, 13 de setembro, por 1x0, durante a temporada 2020/2021.
Em um outro jogo contra o clube Fulham, que ocorreu no dia 22 de novembro de 2020, o craque garantiu seu primeiro gol, feito de cabeça, e que contribuiu muito para a vitória do Everton FC por 3x2, jogando fora de casa.
Posteriormente, no dia 6 de fevereiro de 2021, Abdoulaye marcou um outro gol importante, jogando fora de casa, no estádio Old Trafford, aos 49’ minutos de jogo contra o Manchester United. Aquela partida terminou empatada em 3x3.