(Logo oficial do clube) Foto: Wikipedia

FK Pardubice é um clube de futebol tcheco localizado na cidade de Pardubice. Atualmente, joga na Primeira Liga Tcheca. O clube é o sucessor do TJ Tesla Pardubice, que se fundiu com o FC Loko Pardubice em 2008.

Vamos imaginar um breve histórico do clube, que remonta a 2008. No entanto, em muitos aspectos segue a história dos clubes que funcionaram em Pardubice em anos e décadas anteriores.

O clube de futebol FK Pardubice foi fundado em 2008 pela fusão de várias entidades. Os clubes FK Junior (jovens e alunos), MFK Pardubice (preparações) e Tesla Pardubice (divisões de adultos) uniram forças para construir uma equipe forte com uma base juvenil de alta qualidade sob a bandeira da sociedade anônima de Futebol Pardubice, estabelecida em 2006.

Atualmente, o clube de futebol FK Pardubice atua em três áreas. O principal é o estádio Pod Vinicí, os jovens estão concentrados principalmente no complexo esportivo Ohrazenice e o playground Dolícek também é usado, onde as divisões femininas e femininas operam após a mudança do Estádio de verão reconstruído (no verão de 2018 SK DFO Pardubice futebolistas aderiram à estrutura do FKP).

Hoje, o clube conta com três equipes adultas (Time A FORTUNA: LEAGUE, Time B CFL, 1.ª liga feminina), 5 divisões juvenis, seis equipes estudantis e oito equipes de preparação.

A estratégia do clube é focar na educação dos jovens e usar os serviços de jogadores de futebol que são filhos diretos ou vêm da região da Boêmia Oriental. A equipe A do FK Pardubice avançou da divisão para o CFL após a temporada 2009/2010, onde permaneceu por duas temporadas.

Ele joga na 2.ª liga de futebol continuamente desde o ano de competição 2012/2013, e no verão de 2020 ganhou a promoção para a competição mais alta, FORTUNA: LEAGUE. Na temporada de estreia 2020/2021, a estreante terminou em 7.º lugar.

(Equipe sub-19 comemorando vitória sobre o Hradec Králové) Foto: facebook.com/fkpardubice

Nos anos 2008 – 2013, a equipe A foi liderada pelo técnico Martin Svědík, então Jiří Krejčí assumiu seu papel. Martin Hašek tornou-se o treinador principal no outono de 2014, mas Jiří Krejčí retornou ao cargo na primavera de 2015.

Com Jaroslav Novotný, liderou a equipe do Pardubice ao campeonato da 2.ª liga na temporada 2019/2020, e juntos treinam a equipe mesmo após avançar entre a elite do futebol nacional.

O SK Pardubice (fundado em 1899) foi historicamente o primeiro clube de futebol de Pardubice. Participou da primeira tentativa de uma competição nacional em 1912, sobreviveu às armadilhas da Guerra Mundial (1914 – 1918), foi um dos principais clubes do interior tcheco e em 1937 avançou para a 1.ª Liga.

Em 1939, 1940 e 1941, terminou em 3.º lugar. Ele foi rebaixado da 1.ª Liga em 1946 e nunca mais voltou. Ele também sofreu com as consequências do regime depois de 1948, agravadas pelo fato de ser considerado um clube burguês e sua existência ser insustentável. Em 1960, ele se fundiu com TJ Tesla Pardubice.

A Tesla (AFK) Pardubice (fundada em 1910) foi criada sob o nome de Student Association Pardubice, no período entre guerras tornou-se famosa sob o nome de AFK. Em 1934, o clube abriu seu estádio em Vinici e após participar da segunda maior competição, jogou no início dos anos de guerra para avançar para a 1.ª liga.

A AFK também teve que mudar seus nomes nos anos do pós-guerra, que se estabeleceram no ainda conhecido TJ Tesla Pardubice. Em 1960, o clube se fundiu com um ex-concorrente do SK Pardubice. Em 2005 a Tesla “telhado” TJ Loko Pardubice, em 2008 houve a fusão com outras entidades e a criação do atual FK Pardubice.

Loko (Slavoj) Pardubice (fundado em 1919) foi fundado como muitos clubes após o fim da Segunda Guerra Mundial e teve o curso original no lugar do atual conjunto habitacional Dukla. Em 1934, ele abriu um novo estádio em Dolíčko, onde trabalhou pelo resto de sua história.

O clube alcançou seu maior sucesso nos anos de guerra, quando chegou à segunda maior competição. Após a Segunda Guerra Mundial, ele também passou por uma mudança forçada de nome, e Slavoje tornou-se Lokomotiva. O clube se apresentou sob este nome (abreviado para Loko em 1992) até 2005, quando se fundiu com TJ Tesla Pardubice.

A exemplo dos três clubes mencionados, cuja história seguimos que o futebol do Pardubice tem uma história rica e nada simples. E também, pode-se rastrear que em 1899, quando a história do futebol começou a ser escrita em Pardubice, o FK Pardubice pode orgulhosamente relatar graças aos seus antecessores.

(Estádio Dolícek) Foto: Wikipedia

O Estádio Municipal Dolícek (ou Dolícek), originalmente Danner's Stadium, está localizado em Praga-Vršovice, onde os jogadores do Bohemians Praha 1905 jogam suas partidas em casa. A sua construção em Botič foi concluída em 1932. Zdeněk Danner, ex-diretor da Caixa Econômica de Vršovice, contribuiu significativamente para sua criação.

O autor do projeto foi o arquiteto Vršovice A. Vejvoda. A característica dominante naquela época era uma arquibancada moderna de madeira, verde e branca no lado longitudinal perto de Botič. A superfície do campo era feita de escória fina,

Conforme o curso original do AFK Vršovice (para 6.000 espectadores, que deixou de ser suficiente após a famosa viagem à Austrália), o estádio perto de Botič começou a ser chamado boneca (ou dolíčko) apenas no final dos anos cinquenta ou início dos anos sessenta (até então, o povo de Praga costumava chamá-lo Dannerák).

O Ďolíček original ficava no local do atual Ministério do Meio Ambiente nas proximidades.

A primeira partida em Ďolíčko ocorreu em 27 de março de 1932 com 18.000 torcedores. Naquela época, foi disputada uma partida dupla cerimonial entre Bohemians — Slavia e Viktoria Žižkov — Teplitzer FK. O autor do primeiro gol no novo estádio foi Franci Svoboda, que recebeu um relógio de ouro como recompensa por um gol histórico.

Em 1996, a arquibancada original de madeira do lado sul do estádio (o chamado "para o bonde") foi desmontada devido ao seu estado de emergência e à preparação do estádio para o concerto de Tiny Turner. De 2007 a 2011, uma arquibancada pré-fabricada para 500 torcedores ficou em seu lugar.

Nas temporadas 2010/11 e 2011/12, a equipe do Bohemians foi forçada a deixar seu estádio e jogar no Estádio Slavia, no Éden, devido às condições insatisfatórias. Durante esse tempo, apenas equipes juvenis e juvenis jogaram em Ďolíčko.

(Elenco atual do FK Pardubice) Foto: facebook.com/fkpardubice
Compartilhe esse conteudo