(Logo oficial do clube) Foto: Wikipedia

O FK Mladá Boleslav é uma equipe de futebol da cidade de Mladá Boleslav, na República Tcheca. Foi fundado em 1902 e suas cores são azuis e brancos.

O clube passou por duas fusões: em 1949, quando a República Tcheca fez parte da URSS ouve mudanças no que diz respeito as competições do país foi quando se uniu com o Sokol Slavoj Mladá Boleslav e o Sokol Meteor. Čejetičky, formando o ZSJ AZNP Mladá Boleslav; e no ano seguinte, quando se uniu com o Sokol Mladoboleslavský.

Disputa suas partidas no Městský stadion, em Mladá Boleslav, que tem capacidade para 5.000 espectadores. O maior patrocinador do clube é a empresa automotiva Škoda.

A equipe compete atualmente na primeira divisão do Campeonato tcheco, onde conquistou sucesso apenas nos últimos anos, quando foi vice-campeão em 2005/06 e terceiro lugar em 2006/07.

Ao nível europeu, participou da Liga dos Campeões da UEFA em 2006/07. Na estreia, participou da segunda fase de classificação, eliminando o Valerenga, da Noruega, ganhando por 3 a 1 em casa e garantindo o empate por 2 a 2 fora.

Entretanto, o clube foi eliminado na fase seguinte para o Galatasaray, perdendo por 5 a 2 na Turquia e empatando em casa por 1 a 1. O maior sucesso da história foi a eliminação do Olympique Marselha na Taça UEFA.

Com este resultado, o clube foi para a primeira fase da Copa da UEFA na mesma temporada, onde surpreendentemente eliminou o Olympique de Marselha. Mesmo perdendo por 1 a 0 na França, o clube se recuperou em casa vencendo por 4 a 2 nos últimos minutos.

Já na fase de grupos, a equipe não teve o mesmo sucesso, ficando na última colocação e sem nenhuma vitória. No grupo G, enfrentou o grego Panathinaikos, o francês PSG, o israelense Hapoel Tel Aviv e o romeno Rapid Bucureşti.

(“Městský” Estádio) Foto: www.stadiumguide.com

Após a Revolução de Veludo, a nova situação e as relações de mercado com o clube estremeceram consideravelmente, e os funcionários que costumavam apoiar a montadora não conseguiam ficar de pé sem seu apoio.

O tradicional participante da segunda liga desceu para a Liga Tcheca de Futebol (3.ª liga) em 1992 e em 1996 até a divisão.

Não foi até a chegada do novo treinador Michal Doležal e do treinador Karel Stanner que a divisão foi conquistada (1997), seguida pela ČFL (1998), e no verão de 1998 a segunda maior competição foi disputada novamente em Mladá Boleslav.

Durante este período difícil, os jogadores de futebol da cidade dos automóveis se tornaram a fazenda do Slavia Praga na temporada 1991 – 92 durante a era de Boris Korbel, mas durou apenas 222 dias.

Outra tentativa livrou-se de problemas como a fazenda Bohemians em Praga (1994 – 95), mas mesmo isso não durou muito. Desde então, o clube é conhecido como FK MLADÁ BOLESLAV.

No entanto, no período “eslavo” e “canguru”, até quarenta jogadores, ou seja, deixaram o Mladá Boleslav.

Os jogadores que mais tarde se tornaram os pilares das unidades mais altas da competição deixaram Mladá Boleslav, incluindo Koloušek, Papoušek, Mašek, Kamenický e muitos outros. Pelo contrário, ligamentos experientes, como Jiří Tymich e Petr. Čermák, ajudaram significativamente no retorno à segunda liga.

No primeiro ano da segunda liga (1998 – 99) Boleslav ficou em 9.º lugar, um ano depois 11.º lugar e em 2001 – 2002 ela ainda lutou pela promoção com o técnico Josef Hloušek, embora no final ela tenha ficado em terceiro lugar atrás do avanço České Budějovice e Zlín.

Naquela época, já havia mudanças no gerenciamento do FK Mladá Boleslav, que era chefiado por Josef Dufek e recebia apoio significativo da cidade e da empresa Realstav.

A reconstrução do estádio da cidade começou, o futebol mudou-se para a área de jogo n.º 2, que criou um complexo de futebol aconchegante para 4.000 espectadores sentados sob o teto de duas novas arquibancadas. O clube foi transformado em uma sociedade anônima.

(FK Mladá Boleslav 2021/22) Foto: Site oficial FK Mladá Boleslav

A celebração do 100º aniversário do futebol organizado em Mladá Boleslav teve o grande apoio da Škoda Auto como em 2002, que convidou a equipa da Bundesliga Wolfsburg para um jogo.

A partida foi disputada em um cenário de 4.000 espectadores e terminou 2: 2. Nesta temporada, as inscrições de MĚSTO MLADÁ BOLESLAV, mais tarde ČEDOK, estavam nas camisas dos jogadores de futebol nacionais e, na temporada 2002 – 3, uma flecha Škoda alada foi adicionada novamente.

Uma extensa publicação foi lançada para o centenário, sendo realizada uma reunião de jogadores de todas as gerações. A montadora voltou a ser parceira oficial do clube de futebol FK Mladá Boleslav.

Em 2002, o objetivo foi anunciado — avançar para a mais alta competição, construir uma equipe promissora e criar todas as condições materiais e técnicas. Já na primavera de 2003, foi anunciado que Mladá Boleslav cumpriu a maioria das condições dos objetivos do ČMFS “Stadion 2003”.

Em 2004 veio a promoção à I. Gambrinus League e na primeira época o FK Mladá Boleslav terminou em 14º lugar, mas no ano seguinte 2005/06 o clube conquistou um inesperado 2º lugar!

Esta colocação abriu a entrada do Boleslav na Taça Europa — a fase preliminar da Liga dos Campeões (Valerenga Oslo e Galatasary Istambul) e o arranque da Taça UEFA em 2006/07. O futebol de Mladá Boleslav orgulha-se, e com razão, de que muitos bons jogadores cresceram no seu relvado e sob a orientação dos seus treinadores.

Entre eles estavam Josef Ludl (Sparta Praga), Milouš Kvaček (Hradec Králové), Vladislav Lauda (Slavia, Olomouc), o famoso treinador František Havránek também jogou em Boleslav, o goleiro Břetislav Dolejší também trabalhou aqui, um árbitro de futebol cresceu no campo local Pavlín Paša Jirků.

Até hoje, a primeira camisa da liga é usada por vários meninos que passaram pela camisa de estudante ou juvenil de Mladá Boleslav.

Além dos mencionados Kolouška, Papouška, Maška (Jablonec), Kamenického (Bohemians) é Flachbart (Sparta), Roman Skuhravý (longo em Jablonec), Oldřich Pařízek (vários anos em Antuérpia), Tomáš Kuchař (Slavia, hoje na Rússia), jan. Buryán (Žižkov), ou os irmãos Lukáš (Petr. Em Liberec, Pavel em Hradec).

A lenda da fidelidade às cores do clube é Miloslav Venera, sendo um treinador de sucesso desde o final da sua carreira de jogador, ou o goleiro Jiří Macháček.

A história do clube mostrou que, além do lendário artilheiro Jaroslav Kalčík, jan. Chromec (90), Miloslav Venera (85) e Josef Vinš (68) marcaram mais gols com a camisa do Boleslav nos segundos 50 anos.

Havia toda uma constelação de treinadores conhecidos em Mladá Boleslav, começando com o lendário Vytlačil, passando por Ženíšek, Láďa Koubek, incluindo Petr. Polák (até agora o treinador mais bem-sucedido), Pajkrt, Kollár, Dočkal, Jebavý, Šmarda, Stanner, Šíp ou Hloušek.

(Equipe do FK Mlada Boleslav Europa League 2006 – 07) Foto: Fan pictures






Compartilhe esse conteudo