Conheça o FC Minyor!

Robison
Robison,
5 em minutos de leitura
Conheça o FC Minyor!


O FC Minyor é um clube búlgaro que passou várias temporadas na primeira divisão, mas que desde a temporada 2012-13 passou a disputar as divisões inferiores da Primeira Liga de Futebol Profissional.

É um clube que tem origem em uma área de mineração e na indústria base do terceiro setor. Os primeiros jogadores, inclusive, eram mineradores e operários dessas indústrias e isso está refletido no próprio brasão da equipe.

Apesar de estar na Segunda Liga após alguns anos na terceira, a fanática torcida de Pernik (cidade natal do clube) permanece ao lado do time, que ensaia um retorno para a elite do futebol do país.

Para isso, o clube fez uma série de contratações. Alguns jogadores mais experientes vieram por transação direta, outros mais jovens por empréstimo, mas uma coisa é certa: o Minyor Pernik quer voltar à primeira divisão o quanto antes.

blog photos
FC Minyor Pernik – créditos da imagem: Wikipedia

As cores adotadas pelo time foram o amarelo e o preto, usadas no escudo e no uniforme. O primeiro é composto de camisa e meiões amarelos e short preto, enquanto o segundo é formado de camisa e meiões pretos, com short amarelo.

Suas partidas em casa são realizadas no Minyor Stadium, conhecido como o Stadium of Peace (Estádio da Paz).

Últimas temporadas do FC Minyor

Em 2012-13, o Minyor fez sua última participação na série A. Com apenas 5 vitórias, 5 empates e 20 derrotas, o time terminou a competição na décima quarta posição, que no campeonato búlgaro representa o rebaixamento. De acordo com as regras, as 4 últimas equipes caem sem direito a playoffs.

A temporada 2013-14 terminou a competição na quarta posição, sem possibilidade de subida permaneceu mais um ano na segunda divisão. Foi assim até a temporada 2016-17, quando o clube caiu para a terceira divisão, a 3rd League.

Foram algumas temporadas na terceirona até a temporada 2019-20, quando conseguiu o acesso após o título da terceira divisão. Foram seis anos amargando na 3rd League e a promoção foi muito comemorada pelos torcedores.

blog photos
Minyor na Copa da Bulgária – créditos da imagem: Golo GB

Na temporada 2020-21, o MIN manteve a base do time e a comissão técnica e manteve um desempenho razoável. Não teve chances de subir, mas também não passou o medo de rebaixamento. Com 39 pontos terminou a competição na nona colocação.

Elenco

O responsável pelos bons resultados do clube é o técnico Hristo Yanev, à frente do clube desde de 2020. O treinador tem à sua disposição 26 jogadores, em um plantel com média etária de 24,8 anos. É um elenco com muitos jovens, mas também alguns veteranos, como o lateral esquerdo Viktor Raychev, de 35 anos.

Para a temporada 2021-22, foram feitas contratações pontuais para fortalecer o time e dar ao treinador mais de um atleta para cada posição. Nessa leva, alguns atletas saíram e outros chegaram com status de titular.

O time titular conta com o goleiro Daniel Leontiev, 28, os zagueiros Pavlin Chilikov, 21, e Anton Slavchev, 26. Na lateral esquerda Viktor Raychev, 35, e na lateral direita o capitão Andreas Vasev, 30.

No meio de campo, o volante Veselin Vasev, 27, o meia central Bozhidar Vasev, 28, e o meia ofensivo Hristiyan Kazakov, 28. No ataque o ponta direita Martin Smolenski, 23 (que também atua como meia ofensivo), o ponta esquerda Zapro Dinev, 22, e o centroavante Metov Gostov, 30.

O técnico Hristo Yanev opta por um time ofensivo, em uma formação clássica 4 - 3 - 3, com um volante, dois meias e três atacantes que adiantam a marcação.

História

As origens do clube que é hoje o Minyor remontam a 1919, quando os times profissionais de futebol de Pernik se fundiram para formar uma equipa mais competitiva, capaz de disputar os campeonatos nacionais.

Os times fundidos eram o SC Krakra, o SC Svetkavitsa, o SC Benkovski e o ZHSK. Juntos eles formaram o SC Rudnichar, que acabou competindo na terceira divisão búlgara e nos campeonatos da região Sudeste.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Bulgária se tornou uma República Popular e o clube foi renomeado para Republikanets '46. Somente em 1952 o clube passou a ser conhecido como Minyor.

Em 1951, o clube conseguiu pela primeira vez o acesso à primeira divisão. A partida inaugural na elite ocorreu em 2 de março de 1951 contra o Cherveno Sofia, pelo placar de 1 a 1.

O Minyor era uma base forte, que passou dez anos diretos entre os mais competitivos do país. Sempre esteve nas primeiras posições, inclusive em 1955 conseguiu sua melhor colocação de sua história com o quarto lugar.

Em 1956, o atacante Pavel Vladimirov foi o artilheiro do campeonato com 16 gols. O atacante, que foi capitão durante o período que defendeu a camisa do clube, detém também o recorde geral de jogos. Foram 305 partidas e 98 gols, o que lhe dá o título de maior artilheiro do clube.

Em 1958, o MIN chegou até a final da Copa da Bulgária, mas perdeu para o Spartak Plovdiv por 2 a 0. Começava aí a decaída do time, que poucos anos depois, em 1962 cairia para a segunda divisão.

blog photos
Torcida FC Minyor – créditos da imagem: EuroSport

Até 2008, o clube oscilava entre a primeira e segunda divisão. Até a temporada de 2012-13, quando caiu e não retornou, foram 34 temporadas na primeira divisão. A maior sequência sem cair foi justamente entre 1952 e 1962.

Sua maior goleada foi contra o Torpedo Pleven em 1951 quando venceu por 6 a 0. Por outro lado, sua pior derrota aconteceu em 1973, pelo placar de 0 a 8 para o Beroe Stara Zagora.

O FC Minyor não possui títulos, suas maiores honrarias foram:

Primeira Liga: quarto lugar em 1955 e 1960-61

Terceira Divisão: campeão em 2019-20.

Copa da Bulgária: vice-campeão em 1958, semifinalista em 2008–09.

Estádio

O Stadion Minyor é a casa do FC Minyor apelidado de Estádio da Paz. Fica em Perik e é usado tanto para jogos de futebol, quanto para partidas de rugby, outros esportes, eventos artísticos e shows.

blog photos
Stadion Minyor – créditos da imagem: Wiki

Foi inaugurado em maio de 1954, com capacidade inicial para 20 mil espectadores. Em 2009, foi reconstruído e a capacidade total foi reduzida para 8 mil pessoas.



ARTIGOS RELACIONADOS

FC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisãoFC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisão
FC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisão

O FC Velbazhd Kyustendil é um dos clubes da cidade de Kyustendil, no extremo oeste da Bulgária. Foi fundado em 1919 e durante seus mais de 100 anos de história passou por altos e baixos, e chegou a dissolução, mas com esforços dos torcedores, voltou...

Robison
5 em minutos de leitura
#Bulgária,#Bulgaria First Professional League,#Nesebar,#Futebol

Tudo sobre o FC Montana, o time da Bulgária que está em 9º lugar da 2ª Linha Búlgara

O FC Montana, comumente apelidado de “A Glória” pelos próprios cidadãos búlgaros, possui sua sede localizada na cidade de Montana, na Bulgária, próxima do Rio Danúbio. A cidade p...

Lucas Dadalt

5 em minutos de leitura

#Bulgária,#Tetra Liga,#Football Club Pavlikeni,#Futebol

Saiba mais sobre o Football Club Pavlikeni, time da Treta Liga da Bulgária

O Football Club Pavlikeni, ou só Pavlikeni, é um dos clubes de Pavlikeni, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes no norte da Bulgária. Atualmente compete na Treta Liga, A Terc...

Robison

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Bulgária,#Tetra Liga,#Volov Shumen

Saiba tudo sobre o time Volov Shumen, que disputa o campeonato búlgaro

O Football Club Volov Shumen 1929 ou apenas Volov Shumen é um dos times formados na cidade de Shumen, cidade de pouco mais de 90 mil habitantes no oeste da Bulgária. O clube passo...

Robison

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Bulgária,#Bulgaria First Professional League,#Cherveno Zname

O Cherveno Zname Sofia foi um time de futebol da Bulgária, que se juntou ao gigante CSKA Sofia

Conheça a história do clube búlgaro que se uniu a um dos gigantes do futebol local. Um clube antigo da Bulgária, que para não deixar de existir, se uniu a um dos maiores times d...

Victor Simonelli

4 em minutos de leitura